Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Sérgio Martins

Sub-16 deram pontapé de saída na temporada

Por Sporting CP
30 Jul, 2025

Plantel foi recebido pela equipa técnica liderada por Sérgio Saraiva

A equipa sub-16 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu esta quarta-feira o pontapé de saída na temporada 2025/2026, num primeiro contacto com a nova realidade que incluiu a interacção com a equipa técnica liderada por Sérgio Saraiva, a realização dos indispensáveis exames médicos e uma sessão de boas-vindas apadrinhada pela direcção de futebol de formação.

Um dia especial, com a natural expectativa e o brilho no olhar de jovens ansiosos por voltarem a vestir a camisola do Sporting CP para dar largas aos talentos futebolísticos que deles fizeram merecedores de representar o Clube.

Sérgio Saraiva, treinador, fez as honras da casa e, aos meios do Clube, projectou a nova temporada com palavras de esperança e confiança.

“Foi cumprido o período de férias de uma época que foi longa, mas que para este grupo foi de sucesso. Acho que os objectivos foram de cumprir o que se prevê para o futuro. A caminhada deles é longa, estão aqui bons indicadores de um grupo que funciona muito bem, muito disciplinado, muito rigoroso e com talento associado, mas acima de tudo muito unido, muito forte, que procura sempre fazer mais. Por isso, é o início de uma nova época com outros desafios, procuramos renovar energias, voltar a juntar as forças e prepararmo-nos para mais uma época longa e dar continuidade a este caminho para o Sporting CP”.

A cumprir a primeira pré-época a orientar a equipa, Sérgio Saraiva, que chegou ao Sporting CP a meio de 2024/2025, falou também das expectativas pessoais e de poder herdar o muito bom trabalho de António Cruz nos sub-15, como enalteceu.

“A expectativa é a de continuar a contribuir para a formação destes jovens. Há um legado da nossa parte que respeitamos muito e que são os valores que estão por trás de um clube como o Sporting CP, que visa fundamentalmente potenciar e desenvolver jogadores, especialmente nestas idades. Aqui, a diferença prende-se com o tempo, teremos a capacidade para fazer as coisas com mais calma, com mais serenidade. Obviamente que começar uma pré-época, ter a possibilidade de iniciar o processo, conhecendo muito bem o grupo, os jogadores, o trabalho que o António [Cruz, treinador dos sub-15] fez o ano passado e poder dar essa continuidade é uma vantagem para todos e que terá repercussões naquilo que é o desenvolvimento destes jogadores”.

Sérgio Saraiva antecipou o que poderá ser a temporada deste escalão, que compete na II Divisão do Campeonato Nacional sub-17 – onde estão várias equipas compostas por juvenis de segundo ano, o que não será o caso do Sporting CP. “É um desafio fantástico para a evolução destes jogadores e para provocar isso mesmo. É um filtro grande, a dificuldade possivelmente aumenta. Perceber que o jogo entra numa etapa mais de especialização, de preparação para o futebol sénior, futebol de toque e este patamar é fundamental porque esse ‘choque’ é importantíssimo para o desenvolvimento deles e creio que é um primeiro filtro muito grande para o que depois possa acontecer em sub-17, sub-19, sub-23. É fantástico todo esse processo, assistir, fazer parte, essa adaptação, essa progressão que eles vão tendo e é muito bom para as carreiras deles”.

Por último, o técnico revelou que mensagem passou aos jogadores e também às famílias dos sub-16 do Sporting CP. “Acima de tudo, a mensagem que foi passada pela direcção da formação e pela coordenação foi a dos valores que estão presentes no dia-a-dia num clube como o Sporting CP: o rigor, o trabalho, a ambição e tudo isso ser cultivado fundamentalmente por nós, equipa técnica, staff técnico, que estamos presentes diariamente com eles e que temos a possibilidade de fomentar isso em cada momento, nos treinos, nas viagens, nos estágios, nos torneios. Muito trabalho, uma mentalidade vencedora, que têm estes alicerces por trás: o trabalho, o foco, a ambição de quererem ser melhores e a união como grupo, serem respeitadores não só de toda a gente na Academia, do Clube, do símbolo e uns com os outros, porque juntos serão mais fortes. Foi essa a mensagem para o início da nova época”.

A alegria do regresso na voz dos jogadores

Samuel Tavares, jogador dos sub-16 do Sporting CP, deixou bem clara a alegria de voltar ao trabalho. “Tivemos um mês de férias e mal podia esperar para voltar, recuperar a rotina e continuar com os treinos”.
Na primeira palestra, o futebolista desvendou o que a equipa técnica passou aos jogadores. “Foi mais uma mensagem de sermos consistentes, de ter disciplina e que é preciso cuidar do corpo para estarmos no alto rendimento”.

Um ano mais velhos e agora num escalão acima dos sub-15, os sub-16 são o novo espaço para competir de Samuel Tavares, que lançou um olhar para a nova temporada. “Temos de ter mais rigor, mais exigência e todos temos de trabalhar sempre cada vez melhor”.

Sensivelmente há oito anos no Sporting CP, o jovem médio descreveu o que vai sentindo ano após ano como jogador. “Estamos sempre a evoluir, a exigência vai sempre aumentando e isso é bom para o nosso desenvolvimento enquanto jogadores e também como pessoas”, confiando que o grupo estará pronto para 2025/2026: “Estamos preparados, aqui no Sporting CP é sempre uma exigência maior e nós estamos preparados fisicamente para qualquer desafio”.

Samuel Tavares falou ainda da realidade competitiva que espera encontrar. “Vai ser uma época desafiante. Vamos jogar contra jogadores mais velhos, mas isso é bom para o nosso desenvolvimento”, terminando a deixar uma mensagem aos Sportinguistas: “Vamos dar tudo pelo Sporting CP e esperamos tê-los cá em todos os jogos”.

Foto José Lorvão

Guilherme Varela reforça Sporting CP

Por Sporting CP
08 Jul, 2025

Juvenis com mais uma cara nova

Guilherme Varela é mais um reforço para 2025/2026 para a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal.

O defesa de 15 anos, ex-Real SC e também com passagens por FC Barreirense, GD Fabril do Barreiro e SL Benfica, passa agora a vestir de verde e branco, algo que o deixa naturalmente feliz.

"Sinto-me orgulhoso por vestir esta camisola. Cheguei a um grande patamar e há que continuar a trabalhar", contou aos meios de comunicação Leoninos, falando depois do seu percurso.

"O meu pai foi jogador de futebol de praia e comecei aí antes de ir para o futebol. Disse ao meu pai que queria ser jogador e, a partir daí, esse foi o meu foco. (...) Comecei como ponta-de-lança, fui médio-ofensivo e defensivo e agora sou central", revelou.

Garantindo ter "garra" e vontade "de ganhar todos os lances", Guilherme Varela lançou o futuro com ambição.

"[Chegar ao Sporting CP] traz uma grande responsabilidade. O Sporting CP acreditou em mim e só tenho de demonstrar que estou aqui para vencer", concluiu.

Foto José Lorvão

Guilherme Figueiredo é Leão

Por Sporting CP
08 Jul, 2025

Reforço de 16 anos chega do GD Estoril Praia

O Sporting Clube de Portugal contratou Guilherme Figueiredo para a equipa sub-17 de futebol.

O médio de 16 anos, que já representou também Real SC e SL Benfica, chega à Academia Cristiano Ronaldo proveniente do GD Estoril Praia e não escondeu a enorme alegria por chegar ao emblema de Alvalade.

"É um sentimento de enorme orgulho e felicidade. Sinto que o trabalho está a ser recompensado. Assinar pelo meu clube do coração é óptimo para mim e para a minha família. Estamos todos muito felizes", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Definindo-se como um jogador de actua "de forma inteligente" para "tentar simplificar o jogo ao máximo", Guilherme Figueiredo não tem dúvidas de que vai agora fazer parte de um "plantel com grande qualidade".

"Conheço alguns elementos e vejo uma grande atitude em todos os atletas. Estou feliz por integrar a equipa", referiu.

Para o novo Leão, a mudança "é um sonho tornado realidade" que dá "muita força para começar". "O trabalho tem de ser muito mais forte para melhorar diariamente", adicionou.

Por fim, Guilherme Figueiredo deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Prometo que o trabalho vai ser duro e diário. Os adeptos podem confiar na equipa e no Sporting CP para melhorar em cada jogo e treino".

Foto Sporting CP

David Almeida reforça formação

Por Sporting CP
07 Jul, 2025

Chega do GD Estoril Praia para integrar a equipa sub-17

David Almeida, de 16 anos, chega à Academia Cristiano Ronaldo para evoluir no Sporting Clube de Portugal. Em 2025/2026, o jovem esquerdino, que pode jogar como extremo ou médio-centro, vai alinhar pela equipa de juvenis dos Leões.

“Acima de tudo, estou muito orgulhoso por assinar um contrato profissional com este grande clube”, reconheceu nas suas primeiras palavras como jogador verde e branco, chegado após uma época no GD Estoril Praia e um longo trajecto anterior na formação do SL Benfica.

No futebol, para David Almeida tudo começou a “jogar todos os dias no parque com amigos” e, agora, vai poder crescer na Academia Cristiano Ronaldo. “Esta Academia é muito boa. Muitos jogadores saíram daqui para a equipa principal e para outros clubes fora e eu quero consegui-lo também. Quero acrescentar com trabalho, ajudar os meus colegas e chegar à equipa A do Sporting CP”, traçou.

E em busca desse trajecto ascendente, o novo jovem jogador do Sporting CP tem em Geovany Quenda um exemplo a seguir. “É uma referência pela forma como tem trabalhado até chegar à equipa principal”, justificou o polivalente futebolista.

Prometendo “trabalho e dedicação” nesta nova etapa da sua formação, David Almeida apelou também à presença dos Sportinguistas, na Academia, já na época que se avizinha. “Venham apoiar a formação”, convidou, por fim, a mais recente cara nova na equipa sub-17 do Sporting CP.

Foto João Pedro Morais

Alexandre Tverdohlebov assina contrato profissional

Por Sporting CP
25 Jun, 2025

Guardião de 17 anos vai continuar a crescer de verde e branco

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato profissional com Alexandre Tverdohlebov. Na última época, o jovem guarda-redes fez 20 jogos pela equipa verde e branca de sub-17 e, com as cores da selecção portuguesa, sagrou-se recentemente Campeão da Europa do mesmo escalão.

No momento da assinatura, Alexandre Tverdohlebov não escondeu a sua felicidade pelo novo passo dado na sua carreira de Leão ao peito, emblema que representa desde 2020. “É um sentimento de orgulho porque é o clube do meu coração. É o resultado de muito esforço nestes últimos anos e agora quero dar continuidade a esse trabalho para que objectivos maiores sejam alcançados”, disse em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP.

Neste seu trajecto ascendente nos escalões de formação, o guardião de 17 anos olha para Rui Silva como uma referência “pela confiança que transmite à equipa quando está a jogar”, justificou, mas também tem no jovem Diego Callai um exemplo a seguir. “Também passou por um caminho semelhante na Academia e isso é mais um motivo de confiança. Com trabalho sabemos que é possível chegar lá”, acrescentou Alexandre Tverdohlebov, natural de Lagoa e com dupla nacionalidade (portuguesa e russa).

E como qualquer jovem da Academia, o jovem guarda-redes tem como grande sonho a estreia na equipa A dos Leões. “Já vivenciei grandes momentos em Alvalade como adepto e espero que um dia chegue a minha vez de o fazer como jogador”, apontou, antes de se dirigir aos Sportinguistas: “Obrigado pelo vosso apoio. Eu prometo continuar a dar o meu melhor”.

Foto Isabel Silva

Contrato profissional para Duarte Correia

Por Sporting CP
24 Jun, 2025

Defesa internacional sub-17 está no Clube desde 2018

Duarte Correia, de 17 anos, é o mais recente jovem jogador a assinar contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal, onde vai continuar a evoluir. Na época transacta, o defesa-central fez 24 jogos e quatro golos pela equipa de juvenis Leonina e tornou-se internacional por Portugal no mesmo escalão.

De Leão ao peito desde os 10 anos, Duarte Correia expressou o seu “orgulho” por assinar contrato profissional e continuar a desenvolver-se na Academia Cristiano Ronaldo. “Significa que o Clube acredita muito em mim e eu vou retribuir com esforço, dedicação e muito trabalho”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Gonçalo Inácio, defesa dos Leões, é o seu principal exemplo a seguir, garantiu. “Porque veio da formação e conseguiu chegar à equipa principal, mas também pelas suas características”, justificou Duarte Correia, que sonha, um dia, poder percorrer o mesmo caminho rumo “à equipa principal”.

“Vou dar o meu melhor em cada treino e em cada jogo, porque todos os momentos são importantes para me ajudar a lá chegar”, atentou o internacional sub-17, que após a assinatura deixou também uma mensagem aos Sportinguistas: “Continuem a apoiar a formação, porque há muito talento aqui. Eu vou dar o meu melhor para ajudar o Sporting CP ao máximo”.

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "Dois golos foi curto para a nossa exibição"

Por Sporting CP
14 Jun, 2025

Rescaldo ao triunfo dos sub-17 do Sporting CP frente ao Leixões SC por 2-1.

No final da última partida da temporada, em que o Sporting CP venceu o Leixões SC por 2-1 na última jornada da fase de apuramento de campeão de sub-17, o treinador da equipa do Sporting CP, Pedro Pontes, fez a análise do jogo para os meios do Clube.  

“Era um jogo que nós sabíamos que seria difícil até pelo momento das duas equipas, que o Leixões SC viria desinibido, sem qualquer tipo de pressão e que isso equilibraria o jogo. O jogo acabou por ser equilibrado em momentos distintos, sobretudo nos momentos de transição eles foram capazes de nos ameaçar e nós com algumas dificuldades em travar isso. Ao nível do controle de jogo, acabámos por ter muito jogo instalado no meio-campo do adversário, fomos criando espaços, sobretudo por fora com o adversáeio a fechar muito naquilo que era o espaço interior e isso fez com que tivéssemos um número muito elevado de cruzamentos e um número elevado de remates. Apenas dos golos acaba por ser curto para aquilo que foi a nossa exibição. Mais uma vitória suada, foi um bocadinho o espelho daquilo que foi a nossa época”.

Depois de falar da resiliência, qualidade do plantel e dar os parabéns aos jogadores do Sporting CP, Pedro Pontes fez o balanço da temporada, com um total de 36 jogos realizados. “Foram 36 jogos, com interrupções para a Selecção foram onze meses de trabalho e a minha primeira palavra vai para os jogadores, para todos, para os que moram perto, para os que moram longe e estão longe das famílias, porque muitas vezes é ignorado esse facto, mas eles são jovens, jovens que precisam de apoio e do amor da família. Muitas vezses nós somos a família, a equipa é a família deles. Eles acabam de ter a sorte de estar aqui, mas também fazem o sacrifício de estar longe da família e a minha primeira palavra tem de ir para eles”.

Mais em detalhe sobre a temporada dos sub-17 Leoninos, referiu. “Foram onze meses de trabalho em que eles conseguiram estar ao nível de representar um clube como o Sporting CP, com dignidade. Nem sempre ganhámos, mas tivemos sempre a atitude certa naquilo que era a competitividade do jogo. Tivemos momentos muito bons, tivemos momentos menos bons, há que aprender com os menos bons e continuar a trabalhar naquilo que foram os nossos melhores momentos”, referindo depois registos alcançados:

“Tivemos a utilização de 50 jogadores nesta equipa de sub-17, entre jogadores sub-17, sub-16 e sub-15, desses 50 jogadores, dez deles jogaram também em escalão acima, sub-19 e tivemos ainda a felicidade de termos dois jogadores sub-17 a jogar a UEFA Youth League o que nos deixa orgulhosos e transporta o que foi o trabalho da equipa. Na análise global, na estatística, sobretudo na fase final, conseguimos em média ter maior percentagem de bola do que todas as equipas, conseguimos fazer maior número de remates, maior número de cruzamentos e isso acarreta um pouco do nosso ADN, da forma de estar no Sporting CP. Não estamos satisfeitos com o resultado final, porque queremos sempre vencer, mas estamos muito satisfeitos e muito orgulhosos com estes jogadores, porque de certeza que o futuro deles no Sporting CP será promissor e eu, enquanto treinador, estou muito satisfeito e orgulhoso com a época que estes jogadores fizeram”.

Ainda do lado Leonino, o capitão de equipa, Simão Soares, deu a perspectiva sobre o jogo em declarações aos meios do Clube. “Em termos colectivos foi um bom jogo da nossa parte, tínhamos de dar uma boa resposta ao último jogo [derrota frente ao FC Porto por 1-0] que acabou por ser o que não queríamos. Entrámos bem, foi um jogo muito difícil, em que o Leixões SC se fechou lá atrás, mas ainda tivemos algumas oportunidades na primeira parte, mas não fomos felizes e não abrimos o marcador. Na segunda parte ajustámos algumas coisas na pressão, que deu efeito, mas o Leixões SC acabou por fazer o primeiro golo. Tivemos uma grande reacção, fizemos o empate e a partir daí estivemos muito por cima, tivemos mais oportunidade do que o Leixões SC, conseguimos chegar ao segundo golo e à vitória que era o que mais queríamos”.      

Foto Isabel Silva

Despedida da época com vitória

Por Sporting CP
14 Jun, 2025

Triunfo dos sub-17 frente ao Leixões SC na última jornada (2-1)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o Leixões SC por 2-1 na 18.ª e última jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Uma despedida da época com uma vitória da formação de Pedro Pontes, que assim termina a prova no 4.º lugar da prova, numa partida em que a formação verde e branca conseguiu uma reviravolta, pois esteve a perder já na segunda parte e na entrada para os últimos 15 minutos da partida, mas demonstrou muito boa capacidade de reagir às incidências do jogo.    

À entrada dos primeiros dez minutos, José Mendes, servido por José Garrafa, puxou para o pé direito e desferiu um remate potente para grande defesa de Martim Macedo no primeiro momento de perigo dos comandados de Pedro Pontes. Aos 14 minutos, Tiago Silva ganhou espaços entre os defesas Leoninos e rematou de pé esquerdo para defesa de William Lodmel, na resposta do Leixões SC, uma equipa afoita e que procurou ao máximo dividir o encontro com os verdes e brancos.   

Aos 16 minutos e com o Sporting CP mais balanceado no ataque, José Garrafa, servido por André Machado, puxou para o pé esquerdo e atirou um pouco por cima.  Aos 20’, Tiago Silva voltou a ter uma acção importante na área, com o remate a sair à figura de William Lodmel, numa fase com iniciativas dos dois lados e vontade de golos nos pés dos futebolistas de ambas as equipas.

Essa parada e resposta prosseguir pela primeira parte fora e aos 32’, José Mendes, solicitado na direita, teve um remate enrolado, que saiu ao lado da baliza da formação de Matosinhos. Aos 36’, um bom trabalho de David Moreira na direita culminou em remate, cortado por um defesa Leonino. Perto do final da primeira parte, William Lodmel fez uma defesa por instinto em remate na área e evitou o golo do Leixões SC, levando o 0-0 para o intervalo.

No segundo tempo, o ascendente Leonino foi mais claro. Aos 48’, Duarte Rosa cabeceou um bom cruzamento na direita, mas a bola saiu ao lado. E entre os 54’ e os 55’, mais duas grandes oportunidades do Sporting CP, com Duarte Rosa a ter um remate muito intencional, mas ao lado e no lance a seguir, José Garrafa a visar a baliza da equipa do Leixões SC, com um remate em arco, mas à trave. Aos 65’, Leonardo Tavares teve um remate estrondoso à trave, de fora da área e na recarga, cabeceou para dentro da baliza, mas foi assinalada irregularidade ao avançado Leonino, por posição de fora de jogo.

Já cinco minutos depois, após uma boa jogada colectiva, o Leixões SC inaugurou mesmo o marcador, por David Moreira, num bom remate descaído para a direita, fora do alcance de William Lodmel, num golo contra a corrente de jogo.

No entanto, a resposta do Sporting CP não tardou muito. Aos 76’, a equipa Leonina empatou, num remate atrás da linha de meio-campo de Duarte Correia, que viu o guarda-redes do Leixões SC um pouco adiantado e Martim Macedo não agarrou a bola, que se encaminhou para o fundo da baliza e valeu o 1-1.

Aos 87’, Sandro Gamboa, num excelente envolvimento na esquerda a partir de uma bola parada, cabeceou ao poste e, no lance a seguir, Estefânio Ruben rematou ao lado, com um corte providencial pelo meio de um jogador dos visitantes.

No seguimento do pontapé de canto, Manuel Lamúria - entrado na segunda parte para intensificar o pressing Leonino perto da área dos visitantes - saltou mais alto do que toda a gente e fez o 2-1, aos 89’, um justo prémio para a superior capacidade da equipa de Pedro Pontes, num jogo com réplica muito valorosa e aguerrida da também qualificada equipa do Leixões SC.  

Sporting CP: William Lodmel [GR], André Machado (João Valente, 86’), Sandro Gamboa, Santiago Fernandes, Duarte Correia, Leonardo Tavares (Estefânio Ruben, 66’), José Garrafa, Simão Soares [C] (Paulo Simão, 77’), José Mendes, Brandão Batista (Manuel Lamúria, 77’), Duarte Rosa (Cléusio Garrafa, 86’).

Foto Isabel Silva

Derrota ao cair do pano no clássico de sub-17

Por Sporting CP
10 Jun, 2025

Jovens Leões terminam Campeonato no quarto lugar

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu por 1-0 na visita ao FC Porto, esta terça-feira de manhã, no encontro da 17.ª – e penúltima – jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Um golo nos últimos instantes do período de compensação acabou por dar a vitória ao FC Porto e, ao mesmo tempo, selou o quarto lugar dos jovens Leões na tabela. Com uma única jornada em falta e as vitórias dos adversários directos, os 37 pontos dos juvenis do Sporting CP já não permitem continuar a perseguição a FC Porto e SC Braga, ambos com 41, nem ao líder SL Benfica, com 44.

Em Vila Nova de Gaia, no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, o clássico entre duas formações que entraram separadas por apenas um ponto arrancou com algum calculismo de parte a parte e foi muito dividido, embora com poucas oportunidades. Uma defesa do guardião Alexandre Tverdohlebov opôs-se ao primeiro sinal de perigo, que pertenceu ao FC Porto, enquanto os jovens Leões responderam, antes dos 20 minutos, com um livre directo que ainda sofreu um desvio e saiu muito perto do poste.

Daqui em diante, foram muitas as dificuldades Leoninas para superar as linhas adversárias. Mais agressivos nos duelos e com mais capacidade para chegar à frente, os dragões foram mais ameaçadores até ao intervalo, mas Tverdohlebov, sobretudo, respondeu sempre à altura entre os postes e, com três defesas particularmente importantes, foi o grande responsável por levar o nulo intacto para a segunda parte. 

E o reatamento não mudou muito nem a toada, de mais controlo territorial azul e branco, nem o marcador, que se manteve fechado. Só depois da hora de jogo voltaram as ocasiões de golo.

Primeiro, para o Sporting CP, Leonardo Tavares concluiu um contra-ataque com um remate rasteiro desenquadrado e, mais tarde, o recém-entrado José Garrafa quase teve impacto imediato, mas o ‘chapéu’ tentado de longe não saiu na perfeição e o guarda-redes Francisco Barroso recuperou a posição a tempo.

Pelo meio, no entanto, foi o FC Porto a ficar novamente mais perto do 1-0, apenas negado pelo poste da baliza verde e branca, que repeliu o colocado remate de Francisco Fernandes, também saído do banco de suplentes. 

Até aos últimos minutos, o discernimento das duas equipas caiu e os jovens Leões – sempre mais recuados – defenderam de forma férrea a sua área, mas o empate rompeu-se mesmo ao cair do pano dos sete minutos de compensação. Num primeiro momento, mais duas excelentes defesas de Alexandre Tverdohlebov ainda deram a impressão de que o empate estava para ficar, porém a insistência dos dragões valeu para chegar ao golo nessa mesma jogada, através de Eduardo Ferreira.

Um ‘balde de água fria’ para a formação verde e branca, que na última jornada vai receber o Leixões SC num jogo já sem impacto na classificação.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Daniel Ciesielski, Santiago Fernandes, Diego Coxi (Duarte Correia, 90+7’), Sandro Gamboa (Carlos Frederico, 87’), Leonardo Tavares, Brandão Batista (Paulo Simão, 87’), Simão Soares [C] (Duarte Rosa, 90+7’), Suleimane Baldé, José Mendes (José Garrafa, 72’)

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "A equipa está preparada para dar uma grande resposta"

Por Sporting CP
09 Jun, 2025

Sub-17 visitam FC Porto na terça-feira (11h00)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal prepara-se para enfrentar o FC Porto, esta terça-feira de manhã (11h00), no encontro da 17.ª – e penúltima – jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Na jornada anterior, os jovens Leões de Pedro Pontes regressaram à acção e às vitórias após o Europeu de sub-17 com uma exibição frente ao Vitória SC que deixou o técnico muito agradado.

"O processo durante a paragem ajudou a revigorar a equipa mental e fisicamente. Entramos muito bem, criamos muitas oportunidades, ficou 3-0 e tivemos uma 'avalanche' ofensiva elevada perante uma equipa que não era fácil de bater", considerou, sem esquecer que se segue o segundo de três jogos no espaço de uma semana, mas é o momento de a equipa "estar no máximo das nossas capacidades".

Já com os olhos no embate com o FC Porto, Pedro Pontes começou por recuperar a vitória no clássico da primeira volta (3-1) na Academia Cristiano Ronaldo.

"Até entramos a perder, mas reagimos praticamente no minuto a seguir e, depois, uma exibição muito sólida levou-nos à vitória", atentou, embora agora admita que o próximo será um "jogo diferente num momento diferente da época". Até porque o topo da tabela classificativa está por resolver nestas últimas duas jornadas: o SL Benfica lidera com 41, seguido por FC Porto e SC Braga, ambos com 38, enquanto o Sporting CP tem 37.

No entanto, o foco está no jogo e naquilo que os sub-17 Leoninos podem controlar, sublinhou Pedro Pontes na antevisão feita aos meios de comunicação do Clube. "Olhamos muito para nós, adaptando o que tivermos de adaptar. Quando fugimos muito da nossa identidade entramos num caminho que não queremos. Temos de nos preparar, sobretudo, para a nossa forma de jogar", realçou, projectando do outro lado um adversário "competitivo", mas também "versátil" em termos tácticos.

"É um jogo obviamente diferente porque estão duas das grandes equipas de Portugal, o ambiente será difícil, mas estamos preparados, porque já passamos por momentos idênticos e estes jogadores também sabem reagir. Temos de estar bem mentalmente e fisicamente para que, dentro de campo, consigamos controlar o jogo da melhor forma e alcançar a vitória", reforçou o técnico verde e branco, concluindo: "A equipa está preparada para dar uma grande resposta".

Depois, também José Mendes, avançado dos juvenis Leoninos, destacou o foco da equipa para estas últimas jornadas. "Estamos preparados para encarar os próximos desafios e ganhar o máximo de pontos possível. Estamos na recta final, temos de dar tudo o que temos", apontou, antes de abordar o desafio que representa esta equipa dos dragões.

"É uma equipa agressiva, unida e sabemos que vamos contar com um ambiente complicado, mas estamos unidos para vencer a batalha", garantiu o futebolista de 17 anos, acrescentando: "Estamos a um ponto de diferença e vamos tentar chegar ao pódio. Aqui em casa já mostramos que somos capazes de ganhar e vamos tentar fazer o mesmo".

Páginas

Subscreva RSS - Juvenis