Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Lorvão

Pedro Pontes: "São estes jogadores que queremos ver no Sporting CP"

Por Sporting CP
20 Dez, 2025

Técnico elogiou o carácter da equipa no dérbi (4-3)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal encerrou o ano com uma emotiva vitória frente ao SL Benfica (4-3). No final do encontro, Pedro Pontes destacou o carácter do grupo e a forma como os jovens Leões nunca deixaram de acreditar, enquanto Martim Ribeiro sublinhou a atitude colectiva e a importância de terminar esta fase da prova no primeiro lugar.

Na análise ao encontro, o treinador verde e branco considerou que se tratou de um jogo bem disputado, sobretudo na primeira parte, onde o Sporting CP foi claramente superior.

"Houve um início de equilíbrio e de medir de forças, que é normal neste tipo de jogos entre rivais directos. Depois fomos assumindo mais o jogo, ameaçando sempre a última linha do Benfica, e acabámos por fazer dois golos, um deles até numa situação curiosa, com dez jogadores. Até ao final da primeira parte penso que fomos superiores", começou por referir, em declarações à Sporting TV.

Pedro Pontes reconheceu, no entanto, que faltou algum controlo em determinados momentos e que as desatenções acabaram por permitir ao adversário crescer no encontro.

"Tentámos controlar o jogo, sobretudo nas segundas bolas, na atitude e na confiança nos duelos, mas faltou-nos um bocadinho de bola para termos mais controlo. O SL Benfica faz o 2-1 num lance em que perdemos concentração, num lançamento lateral em que a marcação falha, e isso acabou por dar vida ao adversário. Na segunda parte falámos da importância de ter mais bola, mas o SL Benfica foi muito eficaz e chegou aos golos em desatenções nossas. Esse é o lado com que não ficamos totalmente satisfeitos", concedeu, também.

Ainda assim, o técnico fez questão de enaltecer a resposta da equipa num contexto emocionalmente exigente.

"A partir daí veio ao de cima aquilo que esta equipa tem sido ao longo do ano: um verdadeiro grupo, com muito carácter, muita ambição e muita vontade de fazer melhor. Não é fácil estar a ganhar 2-0, sofrer a reviravolta e ainda assim ir à procura da vitória. Foi o coração, a força e o carácter deste grupo que fizeram a diferença. São estes jogadores que queremos ver no Sporting CP, proactivos, à procura do golo e sem nunca desistir", sublinhou.

Questionado sobre o primeiro lugar já garantido na primeira fase do campeonato, Pedro Pontes optou por valorizar o processo de crescimento da equipa.

"É sempre bom terminar o ano assim. Ainda assim, o mais importante é o processo de desenvolvimento dos jogadores. Este primeiro lugar é fruto do carácter e da forma como esta equipa se tem exibido e acaba por ser o espelho quantitativo de um processo qualitativo consistente", concluiu.

Também Martim Ribeiro, autor do golo decisivo já em tempo de compensação, destacou a entrada forte dos Leões e a forma como a equipa nunca deixou de acreditar.

"Começámos bem, entrámos agressivos e fizemos logo dois golos. Depois, baixámos um pouco e sofremos um golo que os trouxe para cima. Eles ainda deram a volta, mas esta equipa é isso mesmo: tem garra, tem coração e nunca deixa morrer. Fomos para cima, fizemos mais dois golos e saímos daqui com a vitória", afirmou.

O avançado destacou ainda o simbolismo do triunfo num dérbi e a importância de terminar o ano na liderança.

"O nosso objectivo era ganhar aqui hoje e acabar o ano em primeiro lugar, com isso garantido. Um dérbi é sempre um dérbi, queremos chegar aqui e ganhar. Já não vencíamos o SL Benfica em casa há algum tempo e são sempre jogos difíceis, por isso entrámos com a máxima força. Ter o primeiro lugar garantido dá-nos mais tempo para pensar na última fase, trabalhar cada detalhe e chegar lá no máximo nível", concluiu.

Foto José Lorvão

Golo ao cair do pano garante triunfo em dérbi electrizante

Por Sporting CP
20 Dez, 2025

Juvenis vencem SL Benfica por 4-3 e garantem liderança na primeira fase do campeonato

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SL Benfica na tarde deste sábado (4-3), num emocionante dérbi, um dos vários disputados este fim-de-semana nas diferentes modalidades e escalões. O encontro contou para a 7.ª jornada (ronda invertida) da Série Sul do Campeonato Nacional de juvenis e foi marcado por emoções fortes, várias reviravoltas, substituições decisivas e um golo ao cair do pano, que garantiu um Natal feliz para os jovens de Pedro Pontes.

Com a chuva a ameaçar cair sobre o relvado do Estádio Aurélio Pereira e muito público nas bancadas, os minutos iniciais ficaram marcados pelo equilíbrio e pela fase de reconhecimento entre as duas equipas. A circular maioritariamente no meio-campo, Sporting CP e SL Benfica foram tentando encontrar espaço para ferir o adversário. A primeira aproximação perigosa surgiu aos dez minutos: Vítor Conceição ganhou velocidade pela direita, serviu Duarte Tomás com precisão, e só um corte decisivo de um defesa evitou que o avançado verde e branco inaugurasse o marcador.
Três minutos depois, foi o capitão Martim Almeida a testar os reflexos de António Luís, mas o guardião encarnado respondeu com segurança. Com os Leões a ganharem ascendente, também a pressão do SL Benfica subiu, e o Sporting CP, apesar de manter o domínio da posse, revelou algumas dificuldades em ligar sectores.

Aos 23 minutos, os verdes e brancos voltaram a aproximar-se da baliza adversária, numa boa jogada colectiva que terminou com um remate de Francisco Cabeçana. O disparo saiu novamente à figura de António Luís, mas deu ânimo a um conjunto Leonino cada vez mais dominante no tapete verde de Alcochete. Muito eficazes a travar e a condicionar a circulação do SL Benfica, os comandados de Pedro Pontes continuaram à procura do golo, que chegou aos 27 minutos. Duarte Tomás, endiabrado pela esquerda, cruzou com conta, peso e medida para Vítor Conceição, que apareceu com tudo no coração da área para fazer o 1-0.

Nem um minuto depois, Sandro Ferreira ampliou a vantagem. Após uma recuperação de bola em zona proibida, José Lino serviu o camisola 9, que, em movimento pela direita, rematou fortíssimo para o 2-0. Dois golos de rajada de um Sporting CP confiante e a assumir claramente as despesas do encontro.

Visivelmente insatisfeito com o rumo da partida, o técnico encarnado não esperou pelo intervalo para intervir e, aos 37 minutos, mexeu praticamente por completo na linha defensiva, com três alterações no sector mais recuado e uma pouco usual quadrupla substituição. A resposta não tardou: aos 39 minutos, e na primeira aproximação do SL Benfica à baliza em todo o encontro, Tomás Pedrosa, um dos recém-entrados, cruzou para Afonso Ferreirinha aparecer mais alto do que todos e reduzir a desvantagem.

Os visitantes voltaram a ameaçar pouco depois, agora mais eficazes na circulação, mas quem esteve muito perto de bisar foi Duarte Tomás. O camisola 11 surgiu oportuno na área e quase aproveitou uma escorregadela da defensiva encarnada, mas não chegou a tempo. Ao intervalo, mantinha-se assim uma justa, ainda que mínima, vantagem do Sporting CP, depois de uma primeira parte de grande nível dos jovens Leões.

No regresso dos balneários, regressou também o ascendente do Sporting CP. Aos 48 minutos, Vítor Conceição apareceu solto na área, na sequência de um pontapé de canto, e rematou com força, mas sem pontaria, à baliza encarnada.

Aos 60 minutos, com o SL Benfica mais recuado, Pedro Pontes refrescou a frente de ataque e lançou Afonso Marques e Martim Ribeiro. No entanto, o balde de água fria chegou um minuto depois: Francisco Wang protagonizou uma jogada individual de grande classe e fez o 2-2, com um remate indefensável para Afonso Redondo.

Com a igualdade reposta, Afonso Marques também deixou a sua marca aos 63 minutos. A partir da esquerda, flectiu para dentro e disparou um remate espontâneo e muito forte, obrigando António Luís a uma defesa de recurso para evitar nova vantagem verde e branca.

Como diz o ditado, “quem não marca… sofre”, e a cambalhota no marcador surgiu aos 66 minutos, de forma algo inesperada, já que os Leões nunca tiraram o pé do acelerador. Andreson Semedo variou o flanco desde a direita, Nazil Inoussa amorteceu de cabeça e Afonso Ferreirinha apareceu oportuno ao segundo poste para fazer o 2-3.

A reação de Pedro Pontes foi imediata, com as entradas de Francisco Simões e Leonardo Paulin. O Sporting CP voltou a carregar, criou perigo através de uma sequência de pontapés de canto, mas a defensiva encarnada conseguiu, sempre, afastar o perigo.

Aos 74 minutos, e com a chuva a cair com maior intensidade em Alcochete, Martim Ribeiro esteve muito perto do golo. O avançado surgiu em velocidade, ganhou as costas no primeiro momento do um contra um, mas Paulo Souza recuperou e fez um corte providencial, a ‘tirar o pão da boca’ ao jovem Leão, que já aparecia isolado.

Dois minutos depois, David Almeida entrou em campo e fê-lo da melhor forma. Aos 78 minutos, o extremo surgiu na profundidade, após um ‘balão’ da defensiva encarnada ainda no meio-campo, flectiu para a área e rematou para o 3-3. Foi o primeiro e muito celebrado golo do jovem Leão na temporada.

Os últimos dez minutos do eterno dérbi prometiam emoção. Aos 85’, Martim Ribeiro voltou a apontar à baliza, mas António Luís respondeu com nova boa defesa e, na sequência do canto, voltou a negar o golo, desta vez a Rodrigo Nogueira. O SL Benfica conseguiu recuperar alguma posse nos minutos finais do tempo regulamentar, mas não criou perigo junto da baliza de Afonso Redondo.

A justiça chegaria, como tantas vezes, já perto do fim. Aos 90’+3, após cruzamento de Afonso Marques, António Luís, no melhor pano cai a nódoa, saiu mal à bola, que sobrou para Martim Ribeiro, no sítio certo, empurrar para o fundo das redes. Uma explosão de alegria a coroar uma excelente exibição global dos Leões, que com este triunfo confirmam o primeiro lugar da primeira fase da prova e passam a somar mais sete pontos do que o rival SL Benfica.

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Leonardo Varela, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira, Vítor Conceição (David Almeida, 76’), Martim Almeida [C] (Francisco Simões, 66’), Sandro Ferreira (Martim Ribeiro, 60’), José Lino (Afonso Marques, 60’), Duarte Tomás (Leonardo Paulin, 66’). Treinador: Pedro Pontes. Disciplina: cartão amarelo para Martim Almeida (11’) e Martim Ribeiro (71’).

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "São estes os jogos de que gostamos"

Por Sporting CP
19 Dez, 2025

Este sábado há dérbi de sub-17 na Academia Cristiano Ronaldo (15h00)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado, a partir das 15h00, o SL Benfica, em jogo referente à jornada 7 (ronda invertida) da Série Sul do Campeonato Nacional do escalão. Frente a frente estarão primeiro e segundo classificados, separados por quatro pontos, num dérbi que se antevê intenso na luta pelos lugares cimeiros.

Consciente do grau de exigência do encontro, Pedro Pontes sublinha a dificuldade natural dos jogos entre adversários directos, mas também a motivação acrescida que estes desafios trazem ao grupo.

"Sabemos que jogos contra adversários directos são sempre jogos competitivos, com o seu grau de dificuldade e complexidade, mas, por outro lado, são estes jogos que nós gostamos de jogar, são estes jogos que nos dão a ambição de ir para dentro do campo e provar que o nosso processo está certo e que estamos no caminho certo", afirmou o técnico em declarações aos meios do Clube, reforçando que a equipa entrará em campo "com toda a ambição, com a humildade que é referente a representar o Sporting CP, mas sempre com uma vontade enorme de mostrar força".

A preparação para o dérbi foi marcada por uma semana atípica, devido à presença de vários jogadores nas selecções nacionais sub-16 e sub-17, nas quais o Sporting CP foi o Clube mais representado. Ainda assim, Pedro Pontes destacou o trabalho desenvolvido por toda a equipa.

"O foco esteve sobretudo em desenvolver os jogadores que cá estão, olhar para o nosso processo e transmitir-lhes a tranquilidade necessária para continuarmos a evoluir", explicou.

Líder da classificação, com quatro pontos de vantagem, melhor ataque e melhor defesa da Série Sul, o Sporting CP encara o encontro com ambição, mas sem perder o foco no crescimento dos atletas.

"Olhamos sempre para o processo de forma qualitativa. Aquilo que é quantitativo é espelhado pela classificação, mas sabemos que, seja qual for o resultado, o nosso lugar não estará comprometido. Obviamente que queremos vencer todos os jogos e dar sequência aos resultados, mas este é mais um momento de evolução e crescimento para os jogadores, com uma ambição redobrada de conseguirmos fechar o primeiro lugar", sublinhou.

Também Francisco Cabeçana antevê um jogo difícil, mas acredita na capacidade do grupo para alcançar o objectivo.

"Sabemos que vai ser um jogo difícil. É uma equipa que joga bem, tal como nós, mas vamos fazer o nosso melhor para conseguir a vitória, algo que não conseguimos fazer lá. Jogando em casa, com o apoio dos adeptos, vamos conseguir o nosso objectivo", afirmou o defesa-esquerdo.

Confiante no trabalho desenvolvido ao longo da semana e desde o início da época, o jovem Leão reforçou a determinação da equipa.

"Temos estado a trabalhar bem, estamos confiantes para este jogo e certamente vamos sair daqui com o resultado que queremos. A motivação não nos falta, sabemos que é um dérbi contra uma equipa que está em segundo, mas nós temos o papel de ganhar e é isso que vamos tentar fazer", garantiu.

A fechar, Pedro Pontes e Francisco Cabeçana deixaram ainda um apelo aos adeptos Leoninos para marcarem presença.

"É sempre importante o apoio dos Sportinguistas. Que seja uma boa oportunidade para virem ver estes jovens e aquilo que é o nosso futebol. O que podemos prometer é dar um bom espectáculo, jogar um futebol proactivo e sempre com lealdade à camisola do Sporting CP", concluiu o treinador, num convite reforçado pelo jogador, que pediu o apoio dos Sócios e adeptos num jogo "importante para o campeonato".

Foto Sérgio Martins

Bilhetes para o dérbi de sub-17

Por Sporting CP
19 Dez, 2025

Encontro marcado para sábado (15h00)

Os bilhetes para o dérbi de futebol de sub-17 deste sábado entre o Sporting Clube de Portugal e o SL Benfica, a contar para a 7.ª jornada da primeira fase, Série Sul do Campeonato Nacional, serão gratuitos e exclusivos aos Sócios do emblema Leonino.

Cada Associado poderá levar um acompanhante e levantar os bilhetes à entrada da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O encontro está marcado para as 15h00 de sábado, dia 20 de Dezembro, no Estádio Aurélio Pereira.

Foto Francisco Lino

Sandro Ferreira assina contrato profissional

Por Sporting CP
15 Dez, 2025

Avançado de 16 anos está no Sporting CP desde 2020

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato profissional com Sandro Ferreira, futebolista de 16 anos.

O avançado veste de verde e branco desde 2020/2021, quando trocou o Footkart EFKA pelo emblema de Alvalade, e deu agora mais um importante passo na sua carreira.

Em 2025/2026, o internacional sub-17 pela Selecção Nacional já representou as equipas sub-17 e sub-19 do Sporting CP nos respectivos Campeonatos Nacionais, tendo somado ainda minutos na UEFA Youth League e na Premier League International Cup.

Nas primeiras palavras após o novo contrato, Sandro Ferreira começou por falar sobre o seu percurso em declarações aos meios de comunicação do Clube.

"O meu sonho de ser jogador profissional nasceu aos seis anos num rinque perto de casa. O meu pai viu que eu jogava bem e inscreveu-me no clube da terra, o União FC Almeirim. Estive lá um ano e fui depois para o Footkart EFKA. Um dia, um senhor do Sporting CP ligou à minha mãe e disse que eu estava convidado para vir fazer captações aqui, à Academia. Gostaram de mim e, desde então, sou jogador do Sporting CP", referiu.

O jovem Leão assumiu que ficou "muito feliz" quando recebeu a notícia do contrato profissional. "Vou dar o meu máximo todos os dias para retribuir a confiança", acrescentou.

Na equipa principal, Sandro Ferreira vê Geovany Quenda como a maior referência: "Estive com ele alguns anos na Academia Cristiano Ronaldo [enquanto residente] e acompanhei o seu percurso da formação até à equipa principal. Vejo-o como um exemplo e dá-me motivação. É um grande jogador, admiro-o muito".

Tendo o "mesmo sonho de tantos atletas aqui da formação" ("chegar à equipa principal, jogar em Alvalade, marcar um golo e festejar com os adeptos"), Sandro Ferreira deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Na formação há bastante talento e podem acreditar nela. Vou dar o meu máximo todos os dias para poder honrar o Sporting CP".

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "Fomos superiores durante todo o jogo"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Técnico dos sub-17 na análise a mais um triunfo

Após a vitória por 2-0 sobre o Real SC, que mantém os jovens Leões num bom momento e no topo da classificação, Pedro Pontes, treinador da equipa sub-17 do Sporting CP, fez o rescaldo do jogo aos meios de comunicação do Clube.

“Acho que fomos superiores durante todo o jogo. Defensivamente o adversário não nos criou problemas, sobretudo na primeira parte, em que tivemos um domínio absoluto. Nunca deixamos que o adversário saísse, com muitas recuperações em zonas altas, o que se deve ao nível de concentração da equipa. Na finalização tivemos pouco discernimento, apesar do muito volume. Fizemos 16 remates, mas poucos à baliza e isso pagou-se com o 0-0 ao intervalo”, considerou, destacando as melhorias conseguidas após o descanso.

“Na segunda parte, a equipa teve mais energia nesse sentido e sinto que já estivemos melhores nos momentos de decisão. Acabámos por ser felizes e fazer os golos com toda a justiça pela forma como dominamos o jogo”, justificou o técnico, que apesar da série alcançada de quatro vitórias consecutivas ainda vê mais margem para evolução no jogo dos juvenis.

“Quem produz o que nós produzimos tem de fazer mais golos. Era importante vencer e dar continuidade ao que temos vindo a fazer, mas obviamente ainda temos muito para melhorar”, apontou.

Depois, Afonso Marques, autor do golo inaugural, também abordou a vitória conseguida no Estádio Aurélio Pereira. “É um orgulho marcar pelo Sporting CP, mas o mais importante foi ganhar, não sofrer golos e manter a nossa sequência de vitória”, salientou.

Corroborando o seu treinador, o avançado chegado esta época à formação do Sporting CP considerou que a equipa ficou a dever a si própria mais “eficácia e maior discernimento no último terço”.

Já sobre o caminho que falta percorrer nesta primeira fase, com três jornadas em falta e a passagem já garantida, Afonso Marques reforçou a ambição da equipa. “Já garantimos o apuramento, mas vamos continuar a jogar para ganhar. Isto é o Sporting CP”, atentou, concluindo.

Foto Isabel Silva

Sub-17 somam e seguem

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Eficácia chegou na segunda parte frente ao Real SC (2-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting CP recebeu e bateu o Real SC por 2-0, este sábado de manhã, no encontro relativo à 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Embora já tenham assegurada a passagem para a fase de apuramento de campeão, os jovens Leões de Pedro Pontes continuam isolados na liderança e não tiram o pé do acelerador. Com uma exibição dominadora em que a eficácia só pecou por tardia – golos de Afonso Marques e Martim Ribeiro – o Sporting CP atingiu a quarta vitória consecutiva e o nono jogo seguido sem perder, uma vez que a última (e única) derrota foi precisamente em casa do Real SC.

No Estádio Aurélio Pereira, os juvenis do Sporting CP impuseram-se e entraram com tudo. Prova disso foram as várias aproximações perigosas à baliza adversária conseguidas que rapidamente deram um sentido único à partida (16-1 em remates ao intervalo), mas ficou a faltar o golo. A mais flagrante deu-se ainda antes dos dez minutos quando o poste negou o 1-0 a Martim Ribeiro.

Embora esta entrada forte verde e branca se tenha esbatido com o passar da primeira parte, o Sporting CP manteve-se no controlo e sem qualquer réplica ofensiva do lado visitante. Antes do intervalo, um remate de Vítor Conceição em força não saiu muito longe do alvo, porém o nulo estava para ficar, embora não por muito mais tempo.

E o segundo tempo começou da mesma forma que o anterior: com os jovens Leões a ameaçarem o golo. Desta feita, um desvio de Martim Almeida ficou a centímetros de entrar na baliza.

Foi, então, passada a hora de jogo, que a eficácia tão procurada pelo Sporting CP chegou e logo em dose dupla para arrebatar de vez os três pontos. Antes disso, Martim Ribeiro ainda viu o guardião Gonçalo Almeida tirar-lhe a hipótese de festejar. Já aos 66 minutos, o avançado verde e branco encontrou Afonso Marques na área e este correspondeu atirando a contar.

Inaugurado finalmente o marcador, os comandados de Pedro Pontes só precisaram de três minutos para voltar a ‘facturar’: o recém-entrado Francisco Cabeçana cruzou de forma perfeita e à meia-altura para a entrada de Martim Ribeiro, que à ponta-de-lança assinou o 2-0 – e o seu quarto tento em oito jogos no escalão.

Depois de tanto tentar, tudo se resolveu num ‘abrir e fechar de olhos’. Até final, a vitória verde e branca nunca foi colocada em causa, nem após a expulsão (acumulação de amarelos) de Salvador Fortuna, já em período de descontos.

A três jornadas do fim, a equipa sub-17 do Sporting CP lidera a tabela com 36 pontos e na próxima jornada tem dérbi marcado com o SL Benfica, segundo classificado (29 pontos, mas menos um jogo), no Estádio Aurélio Pereira.

Sporting CP: Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna, Guilherme Varela, Alexandre Rosado, Henrique Tavares (Francisco Cabeçana, 62’), Leonardo Varela, Martim Almeida (João Guerra, 70’), Afonso Marques (Guilherme Figueiredo, 80’), David Almeida (Duarte Tomás, 62’), Vítor Conceição, Martim Ribeiro (Manuel Costa, 70’)

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "Vitória justa e natural"

Por Sporting CP
07 Dez, 2025

Rescaldo ao triunfo dos sub-17 do Sporting CP por 3-1 frente ao FC Alverca

No final da partida e em declarações aos meios de comunicação do Clube, o treinador da equipa de sub-17 do Sporting CP, Pedro Pontes, fez a análise à partida entre a formação Leonina e o FC Alverca (3-1 para o Sporting CP).    

“Uma vitória justa da nossa parte pela forma como conseguimos controlar o jogo naquilo que foram todos os seus momentos, tanto do ponto de vista do nosso jogo defensivo e também no nosso jogo com bola. A nossa entrada no jogo foi muito boa, tanto na primeira como na segunda parte. Na primeira parte fomos perdendo, aqui e ali, alguma energia, porque sentíamos também que o adversário nos estava a dar bastante espaço no último terço e começámos a abusar um bocadinho desses passes para a profundidade e a equipa perdeu alguma coesão e alguma energia. Na segunda parte acho que a equipa entrou com outra atitude, tivemos outra energia, acabámos por fazer mais golos. A nossa vitória não sofre contestação, fizemos 17 remates contra quatro do adversário, em termos de posse de bola na casa dos 60 por cento, tivemos muito mais controle de jogo no último terço do adversário, portanto acho que é uma vitória justa, natural e que tem de ser validada por todos”.

Melhor defesa (nove golos sofridos) e melhor ataque da Série (37 golos marcados), a equipa Leonina conseguiu o apuramento para a fase de campeão quando ainda faltam quatro jornadas para o final da 1.ª fase, realidade que foi elogiada pelo técnico Leonino.

“Trabalhamos o jogo como um todo, seja do ponto de vista ofensivo, seja do ponto de vista defensivo. Queremos fazer muitos golos, queremos ser uma equipa positiva, com capacidade para marcar, mas também que tenha essa capacidade para defender, sobretudo começando a defender muito à frente, que tem sido essa a nossa maneira de ser e de estar. A equipa tem respondido dessa maneira, com esta vitória acabámos por conseguir definitivamente e matematicamente a qualificação para a fase final e, portanto, os jogadores estão de parabéns pela forma como se têm empenhado, numa época que já vai com mais de cinco meses. O que os jogadores têm feito tem mérito e eles estão de parabéns mais do que ninguém por esse objectivo”.     

Salvador Fortuna, jogador da equipa sub-17, abordou também o triunfo do Sporting CP por 3-1 frente ao FC Alverca aos meios de comunicação do Clube. 

“Acho que estivemos bem. Na primeira parte se calhar não estivemos ao nosso nível, mas no intervalo falámos e melhorámos. Entrámos com outra atitude na segunda parte e acho que foi isso que fez ’matarmos’ o jogo mais cedo”, acrescentando que a “equipa está bem, está unida, sofremos poucos golos, marcamos muitos e é continuar jogo a jogo. Os últimos jogos é para ganhar todos”. 

Foto Isabel Silva

Sub-17 garantem acesso à fase de apuramento de campeão

Por Sporting CP
07 Dez, 2025

Triunfo da equipa de Pedro Pontes frente ao FC Alverca por 3-1 na 5.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase

A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o FC Alverca por 3-1, em partida a contar para a 5.ª jornada da 1.ª fase do campeonato do escalão.

A vitória dos sub-17 do Sporting CP garante a passagem à fase de apuramento de campeão da categoria etária, em mais uma exibição personalizada, segura e pragmática do conjunto orientado por Pedro Pontes.

Primeiro remate Leonino logo no primeiro minuto, de José Garrafa, descaído para o lado esquerdo, para defesa de Patrick Moreira. Aos 5’, Afonso Marques aproveitou um mau passe do guarda-redes do FC Alverca e depois de ganhar espaço, desferiu um grande remate que bateu no poste direito da baliza defendida pela equipa visitante, numa boa entrada em jogo da formação verde e branca.  

Aos 10’, José Garrafa aproveitou uma recuperação de bola em zona alta do Sporting CP e isolado, picou a bola sobre o guarda-redes do FC Alverca e inaugurou o marcador.

Aos 19’, num bom contra-ataque, José Lino assistiu José Garrafa, que puxou para o pé direito e rematou ligeiramente ao lado da baliza do FC Alverca.

Aos 26’, Francisco Simões, num remate muito intencional de pé esquerdo na área, atirou ligeiramente ao lado da baliza da formação visitante.

Aos 36’, depois de boa jogada na direita, Afonso Marques na área atirou ao lado, num primeiro tempo em que a intensidade do jogo foi baixando com o decorrer dos minutos.      

 Na segunda parte, o Sporting CP entrou com genica ofensiva e depois de um bom cruzamento na direita ao qual faltou a desejada finalização, as intenções Leoninas mostravam-se claras.

Aos 49’, José Garrafa tentou o remate, o ressalto foi ganho pelo extremo que foi derrubado na grande área. Grande penalidade e chamado a marcar, Afonso Marques atirou colocado para o 2-0 da equipa Leonina.

Aos 53’, Larson Correia, na área, cabeceou ao lado, e aos 55’, João Guerreiro rematou à entrada da área para defesa de Guilherme Fortunato e no lance a seguir, a resposta do Sporting CP, por José Lino a cabecear na área após centro na esquerda, para defesa atenta de Patrick Moreira.

Aos 71’, o Sporting CP fez o 3-0, por Vítor Conceição, em excelente cabeceamento, após corresponder a cruzamento exemplar de José Garrafa (intervenção directa nos três golos), que tirou um cruzamento perfeito do lado direito do ataque Leonino.

Aos 78’, José Garrafa recuperou uma bola e entregou a Manuel Costa (recém-entrado), que por pouco não fez o 4-0. Valeu o guarda-redes Patrick Moreira.

Afonso Pereira, aos 86’, reduziu de cabeça para o FC Alverca, após pontapé de canto, mas o triunfo Leonino não ficou em perigo.

A equipa de sub-17 do Sporting CP venceu o FC Alverca por 3-1, com desempenho de qualidade de uma formação Leonina que soube ser adulta e muito personalizada.  

Sporting CP:  Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana [C] (Henrique Tavares, 61’), Rodrigo Nogueira (Martim Almeida, 61’) Leonardo Paulin (Vítor Conceição, 46’), Francisco Simões, José Lino (Rafael Fial, 70’), Afonso Marques (Manuel Costa, 77’), José Garrafa

Foto Isabel Silva

Sub-17 vencem em casa do GD Estoril Praia

Por Sporting CP
30 Nov, 2025

Triunfo por 2-3 em jogo dominado pelos jovens Leões

A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo em casa do GD Estoril Praia por 2-3, em partida da 4.ª jornada em atraso da 1.ª fase, Série Sul do Campeonato.

Os jovens Leões orientados por Pedro Pontes estiveram a perder por 1-0, ao sofrerem um golo aos 10’, mas a formação Leonina deu a volta ainda nos primeiros 45’, com três golos.

José Garrafa igualou aos 19’ e José Lino bisou no espaço de dois minutos, entre os 41’ e os 43’. Ao intervalo, a equipa de sub-17 do Sporting CP vencia por 1-3 em casa do GD Estoril Praia.

No segundo tempo, a equipa da Linha reduziu aos 55’ e daí até final do jogo, o resultado não sofreu mais alterações.

Os sub-17 do Sporting CP terminaram o jogo com 56 por cento de posse de bola e 17 remates, dez deles à baliza, contra cinco remates do GD Estoril Praia, quatro à baliza da formação Leonina.

Sporting CP: Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira (Martim Almeida, 80’), José Garrafa, Leonardo Varela (Francisco Simões, 45’), Sandro Ferreira (Rafael Fial, 70’), José Lino (David Almeida, 57’), Duarte Tomás (Afonso Marques, 57’)

 

 

Páginas

Subscreva RSS - Juvenis