Jovens Leões 'aceleram' para a terceira vitória consecutiva
15 Fev, 2026
Triunfo da equipa B do Sporting CP frente ao Portimonense SC por 4-3 na Liga Portugal 2
A equipa B do Sporting CP venceu este domingo o Portimonense SC por 4-3, em jogo a contar para a jornada 22 da Liga Portugal 2.
O triunfo do conjunto de João Gião corresponde à terceira vitória consecutiva da equipa, que confirma o momento ascendente de forma em que se encontra, depois dos triunfos anteriores frente à UD Oliveirense e ao FC Paços Ferreira.
Foi uma vitória do talento, mas também do querer e da convicção dos jovens Leões, que estiveram em desvantagem por 1-2, conseguiram a reviravolta e, pelo meio, tiveram Diego Callai em grande plano, ao defender uma grande penalidade, com o resultado num empate a dois golos.
Quanto à história do jogo, aos 7’, num grande passe de Gabriel Silva, Paulo Cardoso ganhou metros para se isolar, com o remate de pé esquerdo, à saída de Cleiton, a passar ao lado da baliza do Portimonense SC.
Praticamente a seguir, após um pontapé de canto, Mauro Couto tirou um excelente cruzamento na direita e Bruno Ramos, com perfeito tempo de impulsão, cabeceou para o fundo das redes da equipa dos algarvios e inaugurou o marcador.
Num jogo aberto, aos 12’, Thauan teve um remate perigoso de pé esquerdo, para defesa difícil de Diego Callai. Com boa atitude de ambas as equipas, aos 15’, Mateo Tanlongo, em estreia como titular na equipa B Leonina, teve um bom trabalho e rematou na área, de pé esquerdo, ao lado.
Com o técnico da equipa principal Leonina, Rui Borges, na bancada, onde esteve também o ex-jogador do Sporting CP, Dário Essugo, a equipa B do Sporting CP ia exercendo uma pressão capaz de condicionar a saída de bola do Portimonense SC e aos 20’, foi Rodrigo Dias, servido por Gabriel Silva, a rematar de pé esquerdo ao lado, com a bola ainda a desviar num defesa dos algarvios. Acto contínuo, Samuel Justo por pouco não marcou um vistoso golo de calcanhar. Valeu a intervenção de Cleiton.
Aos 25’, só uma grande defesa de Diego Callai evitou o empate do Portimonense SC, quando Dânio escapou pela esquerda e rematou para boa defesa do guarda-redes Leonino.
Aos 31’, Gabriel Silva viu um grande remate acrobático que terminou no fundo da baliza, ser invalidado, por fora de jogo em momento anterior a Paulo Cardoso.
Aos 35’, Welat empatou para a equipa algarvia, num remate colocado de pé esquerdo, depois de um livre com alguma confusão na área pelo meio.
Aos 41’, o Portimonense SC conseguiu a reviravolta no marcador, com Mateus Sarará a corresponder de cabeça a um pontapé de canto e a fazer o 1-2, resultado que se registava ao intervalo.
No segundo tempo, aos 48’, Gabriel Silva escapou pela direita e rematou com estrondo a trave e no seguimento do lance, Mauro Couto serviu Salvador Blopa, que ‘encheu o pé’ e rematou para um golo fulminante, em remate de grande execução do ala Leonino para o 2-2.
Aos 63’, foi assinalada grande penalidade contra a equipa B do Sporting CP, num lance em que um jogador do Portimonense SC caiu na área. Diego Callai, com uma grande defesa, travou a direcção do remate de Mateus Sarará e na sequência do canto, o guardião Leonino voltou a fazer uma espectacular defesa a um cabeceamento na área. Foi decisivo o guarda-redes Leonino.
O jogo estava mais partido, com algum espaço nas costas das defesas e Manuel Mendonça rematou com perigo, antes do 3-2 dos Leões, num cruzamento remate de Paulo Cardoso, aos 71’, em execução pelo lado esquerdo, com Gabriel Silva na jogada, mas sem tocar na bola.
Aos 81', a equipa B Leonina fez o 4-2, num excelente golo de Samuel Justo (muito boa exibição), de cabeça, após grande assistência (cruzamento perfeito) do médio Zaid Bafdili, em estreia, muito positiva, na formação Leonina orientada por João Gião.
Até final, o Portimonense SC ainda reduziu, já em tempo de compensações, por Mesaque Dju, em pontapé indefensável para Diego Callai, numa vitória final da equipa B do Sporting CP por 4-3 frente ao Portimonense SC, num grande jogo de futebol coroado com sete golos e que decerto agradou ao público presente nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira.
Sporting CP: Diego Callai [GR], Mateo Tanlongo (Manuel Mendonça, 63’), João Muniz (Salvador Blopa, 46’), David Moreira [C], Rodrigo Dias, Bruno Ramos, Rayan Lucas (Eduardo Felicíssimo, 46’), Mauro Couto (Zaid Bafdili, 79’) Gabriel Silva, Paulo Cardoso, Samuel Justo (Kauã Oliveira, 84’)