Vitória suada - mas justa - no último quarto
15 Fev, 2026
Leoas do basquetebol vencem o Clube dos Galitos por 74-66
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Clube dos Galitos por 74-66, este domingo, em jogo a contar para a 19.ª jornada da fase regular da Liga. Com este triunfo, a formação liderada por João Pedro Vieira deu um salto na tabela e continua em zona de classificação para o play-off de apuramento de campeão.
Com Simone Costa, Emma Huff, Cláudia Almeida, Luana Serranho e Dayna Rouse no cinco inicial, o Sporting CP entrou a perder na partida, mas Simone Costa somou os primeiros dois pontos de bandeja na jogada seguinte e igualou o marcador (2-2).
Com o Clube dos Galitos novamente na frente, uma bomba de Emma Huff colocou o marcador em 5-4, mas as aveirenses continuaram por cima do encontro e firmaram o 5-9. Ainda assim, as Leoas mostraram-se desde cedo voluntariosas e voltaram a empatar as contas (9-9), com Emma Huff certeira da linha de lance livre e Dayna Rouse em destaque na zona pintada.
A camisola 21, numa jogada individual em que conduziu de fora para dentro, colocou as verdes e brancas na dianteira e depois foi Emília Ferreira a aumentar a vantagem para quatro pontos. A liderança foi rapidamente diluída por um triplo visitante (15-14) e foi mesmo com a diferença mínima que as equipas chegaram ao final do primeiro quarto (17-16).
No arranque do segundo quarto, desde a linha de lance livre, o Clube dos Galitos voltou a deixar tudo igual (17-17). Numa toada de grande equilíbrio, Simone Costa também converteu um lance livre após sofrer falta e o jogo prosseguiu sem que nenhuma das equipas conseguisse desatar o nó (18-17).
Com novo tiro exterior, as aveirenses passaram para a frente (18-20) e, aproveitando a ineficácia do Sporting CP em posses consecutivas, cavaram a diferença (18-24). Foi com essa margem de seis pontos que o jogo se foi desenrolando (20-26), num período em que as Leoas denotaram fragilidades ofensivas e alguma dificuldade em conter as dinâmicas do Clube dos Galitos.
Cláudia Almeida ‘sacudiu’ a crise com um grande triplo que reaproximou o parcial (25-28), mas as visitantes continuaram de pontaria afinada, pareceram sempre mais tranquilas e foram controlando as operações (25-32).
O Sporting CP, contudo, tentava reagir e conseguiu fazê-lo maioritariamente desde o jogo exterior (28-34), com mais um triplo de Emma Huff, que também marcou da linha de lance livre e se ia assumindo como a Leoa mais influente na partida (30-34). Apesar da reacção nos instantes finais do período, as verdes e brancas foram mesmo para intervalo a perder por quatro pontos (32-36).
No regresso dos balneários, o Clube dos Galitos apareceu mais eficaz e rapidamente construiu uma vantagem de seis pontos (34-40), apesar de Dayna Rouse ir somando pontos importantes para as verdes e brancas. Foi a camisola 21 quem comandou a recuperação (38-40), enquanto Emma Huff, da linha de lance livre e depois com uma assistência para Luana Serranho, ajudou a equipa a igualar novamente as contas (42-42).
Ainda assim, as visitantes continuavam assertivas (42-45), mas também Cláudia Almeida apareceu para, com uma bomba e uma bandeja, colocar as Leoas na frente do parcial (49-45). Num jogo disputado taco a taco, as aveirenses voltaram a empatar (49-49) a 37 segundos do fim do quarto e saíram mesmo para os derradeiros dez minutos na liderança (51-52).
Com um ponto a separar as duas equipas, tornava-se evidente que o jogo sorriria à equipa que, no último quarto, errasse menos. E o Sporting CP entrou focado, com Dayna Rouse a converter dois pontos da linha de lance livre e a consumar nova reviravolta (53-52). Com a liderança a passar de mão em mão, a sete minutos do final o empate impunha-se no marcador (58-58), mas, a correr atrás do resultado e contra o relógio, a equipa da casa parecia menos confortável em quadra do que as aveirenses.
Tanto que, a menos de três minutos da buzina, as Leoas perdiam por cinco pontos (61-66). Foi então que apareceu o furacão Emma Huff: a canadiana relançou a partida com uma bomba (64-66), ganhou um ressalto defensivo e voltou a mostrar mão quente, com mais um triplo que colocou o Sporting CP na frente (67-66).
Na resposta das aveirenses, a camisola 11 voltou a ganhar um ressalto que segurou o resultado e serviu Luana Serranho na frente. A base portuguesa sofreu falta, converteu um dos lances livres e aumentou a diferença para dois pontos (68-66) com um minuto por jogar.
Com a emoção a disparar, as Leoas mantiveram maior controlo, Dayna Rouse também apareceu a defender e a marcar e deixou o Sporting CP a vencer por quatro (70-66). Apesar dos esforços da equipa visitante, que vendeu cara a derrota, as verdes e brancas foram mais fortes e, com Emma Huff e Luana Serranho certeiras da linha de lance livre, selaram uma suada mas muito saborosa vitória por 74-66.
Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa (9), Nany Carvalho (1), Catarina Martins, Maria Kostourkova, Emma Huff (22), Cláudia Almeida (5), Luana Serranho (7), Rita Chainho, Emília Ferreira [C] (9) e Dayna Rouse (21). Treinador: João Pedro Vieira.