João Pedro Vieira: "As jogadoras estão de parabéns"
15 Fev, 2026
Técnico elogiou resposta da equipa na vitória frente ao Clube dos Galitos (74-66)
Depois do suado triunfo na recepção ao Clube dos Galitos, João Pedro Vieira destacou a resposta da equipa num jogo onde, quase sempre, o Sporting CP esteve atrás no resultado.
"As jogadoras estão de parabéns, exactamente porque se uniram e conseguiram, em equipa, resolver o jogo", começou por dizer o técnico, em declarações aos meios de comunicação do Clube. Num campeonato marcado pelo equilíbrio, o treinador Leonino sublinhou a dificuldade de todos os encontros e recordou que não há margem para facilitismos.
"Todos os jogos são difíceis. O Sporting CP não tem nenhum jogo fácil. Aliás, nesta Liga, ainda ontem, o GDESSA ganhou ao SL Benfica. Portanto, não há jogos fáceis e o Sporting CP atravessou um período muito complicado, com muitas lesões", frisou João Pedro Vieira, que, perante os obstáculos, elogiou a força e a união do grupo.
"Temos a Cláudia [Almeida] a regressar de lesão, a Simone [Costa] a regressar de lesão, a Emília [Ferreira] a regressar de lesão. Não estão em condições de jogar muito tempo. A Nany [Carvalho], o nosso reforço, também teve a infelicidade de se lesionar quando chegou e ainda está a entrosar-se com a equipa. Mas todas as outras deram um passo em frente e as equipas são feitas dentro disso: quando umas não estão, estão as outras", sublinhou.
Agora, o objectivo para as últimas jornadas da fase regular está bem definido: somar vitórias e subir na tabela antes da fase decisiva.
"Agora, o nosso objectivo é ganhar todos os jogos que faltam até ao fim. Queremos ir ao play-off o mais acima possível na classificação. Nos primeiros quatro, por exemplo. Temos que ganhar os jogos que faltam", assumiu. Para o técnico, a chave passa também por recuperar as jogadoras indisponíveis.
"Já mostrámos que, quando temos a equipa completa - na primeira fase do campeonato vencemos sete jogos -, podemos ganhar a qualquer equipa nesta Liga. Portanto, é recuperar as lesionadas e ir ganhando, jogo a jogo".
Também Emma Huff, figura decisiva no triunfo, destacou a união do grupo como factor determinante no desfecho da partida.
"No último quarto unimo-nos mais do que até então", disse a canadiana, que acredita que foi precisamente essa união que permitiu ao Sporting CP alcançar o os ambicionados três pontos.
"Entendemos que era um jogo importante para nós e queríamos ganhar em casa, no nosso último jogo da temporada regular aqui no Pavilhão João Rocha. Obviamente, não queríamos fechar este ciclo com uma derrota. Então, unimo-nos, motivámo-nos, o banco envolveu-se também e todas as jogadoras em quadra se mostraram determinadas. Tivemos alguns ressaltos defensivos muito importantes na parte final e isso foi determinante", analisou a extremo.
A melhor pontuadora da partida sublinha que manter esta atitude competitiva será um factor decisivo para o grande objectivo da época: alcançar o apuramento para o play-off de campeão.
"Quando tivemos mais sucesso foi quando jogámos como uma só, juntas, e fomos uma verdadeira equipa de basquetebol. Especialmente à entrada para os últimos quatro jogos, porque cada um deles será decisivo, a única forma de sermos bem-sucedidas é se jogarmos como equipa. Todos os clubes precisam de vitórias, a Liga está muito equilibrada, então acredito que essa será a chave", rematou.