Empate no clássico
09 Fev, 2026
Sporting CP divide pontos em casa do FC Porto (1-1)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta segunda-feira, a um golo em casa do FC Porto para a 21.ª jornada da Liga Portugal.
Os dois golos surgiram já na metade final, com o tento dos Bicampeões Nacionais a surgir já bem depois dos 90' e por intermédio de Luis Suárez. Assim, o Sporting CP continua a quatro pontos dos dragões na perseguição à liderança do campeonato.
Para o encontro entre os dois primeiros classificados da prova, Rui Borges fez várias alterações em relação as titulares com o AFS pra a Taça de Portugal: João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Luís Guilherme e Daniel Bragança deram lugar a Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Hidemasa Morita, Geny Catamo e Pedro Gonçalves.
Num dia de muita chuva e nevoeiro, os muitos e ruidosos Sportinguistas presentes no Estádio do Dragão viram o emblema de Alvalade entrar por cima, mais dominador e a trocar bem a bola. O primeiro ataque com algum perigo surgiu aos 9', quando o FC Porto conseguiu o primeiro corte, mas sucumbiu à reacção verde e branca e Pedro Gonçalves só não ficou em posição perigosa para finalizar porque surgiu o corte para canto.
Cautelosos, os dois conjuntos não estavam a permitir ocasiões claras nas áreas. Aos 16', tal ficou perto de acontecer quando Luis Suárez procurou lançar Pedro Gonçalves, mas o último defesa cortou no momento certo - impedindo, assim, o internacional português de ficar isolado. Na resposta, Alan Varela apareceu na meia-lua para rematar ao lado da baliza de Rui Silva.

Aos 24', foi a vez de Geny Catamo concluir novo contra-ataque com um remate em que faltou bastante pontaria. Pouco depois, Pedro Gonçalves lançou Iván Fresneda com magia e este, também da direita, procurou assistir um colega, mas sem sucesso. Do outro lado, e de muito longe, Alberto Costa falhou o alvo de forma clara mais perto do minuto 40.
Algo desinteressante no que a oportunidades diz respeito, o clássico não deixava de estar intenso e os minutos finais do primeiro tempo voltaram a contar com um pequeno ascendente Leonino que se traduziu numa excelente jogada aos 45+3': Maxi Araújo tabelou com Francisco Trincão antes de cruzar para a área, onde nem Luis Suárez nem Geny Catamo conseguiram finalizar, mas ficaram perto.
Assim, o nulo prevalecia ao intervalo.

Tal como no início do desafio, o Sporting CP entrou melhor na segunda parte. Mais pressionante e com vontade de ter bola, conquistou vários pontapés de canto nos primeiros minutos, ainda que sem causar grande perigo. Mais recuado, o FC Porto preocupava-se mais em defender de forma sólida para sair no contra-ataque.
Aos 57', Iván Fresneda apareceu em zona de finalização depois de um bom lance e conseguiu o remate, mas a bola amorteceu num adversário e Diogo Costa conseguiu uma intervenção fácil. O clássico, entretanto, perdeu intensidade e velocidade, tendo a bola saído poucas vezes do meio-campo. Ocasiões evidentes, essas, nenhumas.
Inesperadamente, o FC Porto chegou à vantagem aos 77' e por intermédio de Seko Fofana depois de uma jogada de insistência. Imediatamente a seguir, Rui Borges tirou Hidemasa Morita para lançar Luís Guilherme.

O Sporting CP começou a procurar o empate e esteve muito perto de o conseguir aos 82', minuto em que Francisco Trincão atirou em arco e só não marcou por centímetros. Pouco depois, Geny Catamo e Pedro Gonçalves deram lugar a Daniel Bragança e Souleymane Faye.
Luís Guilherme também tentou a sua sorte, mas não acertou na baliza, e os Leões contaram com mais uma grande chance já aos 90+7', momento em que Morten Hjulmand só não marcou porque Alan Varela serviu de guarda-redes.
No entanto, e seguindo a tradição dos golos Sportinguistas em tempo de compensação, o Sporting CP conquistou um pontapé de penálti por mão na bola aos 90+8'. Chamado a converter, Luis Suárez permitiu a defesa de Diogo Costa, mas não desperdiçou a recarga e fez o 1-1. Foi o 26.º tento do colombiano em 2025/2026.

Não se jogou mais e 1-1 foi o resultado final, deixando tudo em aberto na luta pelo título.
Os Bicampeões Nacionais voltam a jogar no próximo domingo, recebendo o FC Famalicão em Alvalade para a Liga Portugal.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Luís Guilherme, 79'), Geny Catamo (Daniel Bragança, 84'), Pedro Gonçalves (Souleymane Faye, 84'), Francisco Trincão e Luis Suárez.