Líder soma sétima vitória seguida e segue imparável
22 Fev, 2026
Sporting CP não deu qualquer hipótese ao CA Madalena (3-0)
A equipa masculina de voleibol do Sporting CP recebeu e bateu o CA Madalena por 3-0, este domingo à tarde, no duelo da 20.ª jornada e antepenúltima da primeira fase da Liga.
Graças a mais uma exibição imparável no Pavilhão João Rocha, os Leões de João Coelho encadearam o sétimo triunfo seguido e estão cada vez mais perto de garantir o primeiro lugar rumo aos play-offs. À falta de duas jornadas, o Sporting CP lidera com 57 pontos, mais três que o SL Benfica.
Antes do jogo, João Coelho recebeu o prémio de treinador do mês de Janeiro, entregue por Marco Garcias, membro da Associação Nacional de Treinadores de Voleibol e técnico da equipa feminina do Sporting CP em 2021/2022. Além disso, entre sets, o Pavilhão João Rocha testemunhou, também, a entrega dos troféus e medalhas de Campeões Regionais às equipas masculinas de infantis e juniores A do Sporting CP.
Em campo, para superar o nono classificado, que já vinha de três derrotas seguidas, os Campeões Nacionais entraram em cena com Tiago Pereira, Kelton Tavares, Jan Pokeršnik, Armando Velásquez, Nicolás Perren e Edson Valencia, sendo que este último foi o responsável por ‘carregar’ no serviço e começar a dilatar a vantagem (9-3). O bloco verde e branco, a seguir, impôs-se uma e outra vez e o marcador chegou aos 15-7 de forma natural.

Daí à conquista do set inaugural no Pavilhão João Rocha foi apenas um passo. O CA Madalena somou imprecisões, continuou com muitas dificuldades para contornar os blocos Leoninos e a diferença de 11 pontos aos 24-11 ilustrou tudo isso. Valencia foi o autor do 25-14 que deu o tónico perfeito para o que seria mais um triunfo implacável dos comandados de João Coelho em pouco mais de uma hora de jogo.
Foi também de controlo total o parcial seguinte, embora não tão expressivo (11-8) no arranque. Só que de imediato os Leões ‘dispararam’ no marcador com autoridade e nota artística, fruto de um subtil toque de Tiago Barth junto à rede e (mais) um ás de Valencia (17-9). Com sentido único até ao fim, o 2-0 confirmou-se em 25-13, assinado por Kelton Tavares, que terminaria como máximo pontuador do encontro.


E, apesar dos seus esforços, nada pôde fazer o conjunto de Vila Nova de Gaia para mudar o rumo dos acontecimentos. Rumo à vitória pela diferença máxima – a quinta seguida em provas nacionais – as acções ofensivas de Edson Valencia, Kelton Tavares e Tiago Pereira começaram por desequilibrar o resultado (13-6) e, de seguida, houve novamente ‘prego a fundo’ sem oposição até ao fecho do parcial, sentenciado em 25-12 com muitas falhas do adversário.
Depois de cinco jogos consecutivos no Pavilhão João Rocha, todos vitórias, os Leões de João Coelho têm na próxima jornada (a penúltima) uma deslocação a casa do SC Espinho.
Sporting CP: Tiago Pereira [C] (11), Jan Galabov, Sergey Grankin, Kelton Tavares (18), Edson Valencia (13), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth (4), Jonas Aguenier, Jan Pokeršnik (9), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Kyed Jensen, Lourenço Martins

