Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo no regresso à Liga

Por Sporting CP
29 Mar, 2024

Sporting CP bate CF Estrela da Amadora e segue líder (1-2)

Após a paragem - a última até ao fim da época - para os compromissos internacionais, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou à Liga com uma vitória em casa do CF Estrela da Amadora por 1-2, esta sexta-feira, em encontro da 27.ª jornada.

Em dia de Sexta-Feira Santa, os Leões até começaram a perder, devido a um lance infeliz, mas fizeram valer o domínio que vinham demonstrando e empataram pouco depois, por Paulinho, chegando à vantagem já perto do intervalo, através de Nuno Santos. Na segunda parte, apesar das ocasiões criadas para ‘matar’ o jogo, o resultado já não voltou a mexer.

Sem poder contar com Pedro Gonçalves, ainda ausente por lesão, e Sebastián Coates, que foi baixa de última hora por doença, Rúben Amorim fez apenas duas alterações em relação ao onze apresentado diante do Boavista FC, na última jornada, promovendo os regressos à titularidade de Jeremiah St. Juste e Daniel Bragança, o último com a braçadeira de capitão.

De regresso ao Estádio José Gomes, palco que não pisava desde 2008/2009, a última época em que os tricolores estiveram no escalão principal, o Sporting CP entrou a mandar no jogo. Os Leões assumiram cedo a iniciativa, perante um adversário com o bloco baixo, criando a primeira situação por Viktor Gyökeres, que cabeceou ao lado após livre de Nuno Santos.

Após deixar o aviso inaugural, Viktor Gyökeres voltou a ficar perto do golo, ao puxar para dentro e atirar rasteiro, mas o guardião impediu o 0-1 com uma defesa apertada. Na resposta, o CF Estrela da Amadora de Sérgio Vieira – 13.º classificado – também viu Franco Israel a brilhar, duas vezes, mas à terceira, aos 16’, inaugurou mesmo o placard por Bucca.

Apesar do golo dos homens da casa, o Sporting CP dominava e teve uma reacção de Leão, restabelecendo a igualdade à passagem dos 23 minutos. Francisco Trincão foi à linha cruzar e encontrou a cabeça de Paulinho, que apareceu sozinho no coração da área a fazer o 1-1. Foi o 12.º golo do avançado na presente edição da Liga, 17.º em toda a temporada.

Pouco depois, o CF Estrela da Amadora ainda voltou a obrigar Franco Israel a uma parada decisiva – na única ocasião que teve até ao intervalo -, mas se alguém merecia o golo era o Sporting CP e foi isso que aconteceu: já perto do descanso, aos 40 minutos, Nuno Santos consumou a reviravolta no marcador na recarga a um primeiro remate de Francisco Trincão.

No regresso para a segunda parte, o Sporting CP entrou a todo o gás, estabelecendo-se no meio-campo adversário e imprimindo grande velocidade e objectividade nos ataques. A primeira grande oportunidade pertenceu ao recém-entrado Gonçalo Inácio, que cabeceou a escassos centímetros do poste, sendo que pouco depois foi Gyökeres a deixar novo aviso.

Com o avançar do cronómetro, o CF Estrela da Amadora equilibrou o tabuleiro aos poucos, criando perigo num cabeceamento à malha lateral. A partir da hora de jogo, assistiu-se a uma partida bastante dividida, sem grandes ocasiões para os dois lados. A excepção pertenceu a Paulinho, que falhou por pouco o desvio certeiro na resposta a um cruzamento.

Na recta final, já com Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio também em campo, a turma de Alvalade teve duas ocasiões para ‘matar’ a partida. Primeiro num livre directo de Gyökeres, encaixado com dificuldade pelo guarda-redes, e depois por Francisco Trincão, que atirou ligeiramente ao lado. Ainda assim, o triunfo ficou depois confirmado com toda a justiça.

O Sporting CP mantém-se assim na liderança isolada da Liga agora com 68 pontos, mais um que o SL Benfica, que tem ainda assim mais um jogo e será o próximo adversário, em dose dupla. O primeiro dérbi (fora), da segunda mão das ‘meias’ da Taça de Portugal, está marcado para terça-feira, e o segundo, no sábado seguinte, da Liga, joga-se em Alvalade.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geny Catamo (Ricardo Esgaio, 80’), Daniel Bragança [C], Hidemasa Morita (Morten Hjulmand, 80’), Nuno Santos (Eduardo Quaresma, 90+2’), Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyökeres