Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Mantivemos a forma de jogar do primeiro ao último minuto"

Por Sporting CP
30 Mar, 2024

Reacção do técnico Rúben Amorim ao triunfo Leonino na Reboleira

No rescaldo do triunfo em casa do CF Estrela da Amadora (1-2), para a 27.ª jornada da Liga Portugal, o treinador Leonino Rúben Amorim analisou a partida, deixando elogios à forma como a equipa reagiu de forma positiva ao golo sofrido e, apesar de não ter conseguido ‘matar’ o jogo com o terceiro tento, também não concedeu oportunidades ao adversário.

“Mantivemos a nossa forma de jogar do primeiro ao último minuto. Não sofremos o golo porque estávamos mal na partida, sofremos na primeira vez que o CF Estrela da Amadora conseguiu chegar à nossa baliza. Eles tiveram uma oportunidade e depois sofremos de canto, onde temos de ser mais agressivos. Devíamos ter sido mais fortes ao primeiro poste, mas não fomos”, começou por afirmar o técnico na conferência de imprensa após o jogo.

“Mesmo sem criar muitas ocasiões no início, o que é difícil porque há muita intensidade na pressão do adversário, mantivemos a forma de jogar e, com o desenrolar do jogo, os espaços foram aparecendo. Fomos inteligentes na abordagem e demos a volta ao resultado com naturalidade. O resto do jogo fomos nós a tentar marcar o terceiro, e devíamos tê-lo feito, mas acima de tudo controlámos o jogo muito longe da nossa baliza. Isso por vezes não acontece, mas desta vez aconteceu. Foi um excelente jogo da equipa”.

Rúben Amorim analisou depois mais em detalhe o pontapé de canto que deu o golo aos homens da casa, à passagem dos 16 minutos, considerando que “faltou agressividade”.

“Sabíamos que o CF Estrela da Amadora mete muita gente no primeiro poste e foi o que aconteceu. Um pé esquerdo é sempre puxado e pode acontecer cair naquela zona, mas se olharmos não foi uma bola muito alta. Ou seja, é muito difícil para o Franco [Israel] chegar lá. Ele foi à bola porque quis salvar os colegas, mas não tem de ir. Prejudicou-se para salvar os colegas, o que diz muito do seu carácter. Quando a bola vai alta o guarda-redes pode antecipar-se, mas quando vem baixa os jogadores têm de cortar e ser agressivos”, explicou.

O timoneiro verde e branco foi ainda questionado sobre a importância desta vitória após a paragem para as selecções, tendo em conta que o fim do campeonato está cada vez mais próximo e o Sporting CP mantém-se líder isolado com mais um ponto (e menos um jogo).

“A partir de agora, cada vez menos se pode perder pontos. É sempre importante ganhar porque, quer nós quer os adversários, estamos sempre à espera que os outros tropecem. Mas passou mais uma jornada e conseguimos ganhar, num campo difícil e a começar a perder. A forma como os jogadores se abraçaram [no final do jogo] é porque querem muito isto, são assim até nos treinos. É bom sinal, querem muito ganhar o campeonato”, frisou.

A fechar, Rúben Amorim relativizou ainda a pressão sentida pela equipa nesta fase, considerando-a normal quando se está cada vez mais próximo da definição do título.

“Nós devemos sentir pressão. (…) Seja uma equipa mais ou menos experiente, sente-se sempre mais pressão no fim do campeonato. Hoje demos uma boa resposta nesse aspecto porque, após sofrermos o golo, a equipa manteve a mesma linha. Isso revela que, mesmo sob pressão, conseguimos manter o nível. A pressão é grande, como é para os outros, mas com o desenrolar do campeonato vai ser ainda pior. Temos de aprender a lidar com isso”.