Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leoas sagram-se campeãs nacionais

Por Jornal Sporting
20 maio, 2017

Vitória diante do Boavista (6-1) confirmou o título feminino no ano de regresso à modalidade

A equipa principal de futebol feminino do Sporting CP derrotou o Boavista, por 6-1, na penúltima jornada da Liga Allianz e conquistou o Campeonato Nacional.

No Campo Parque de Jogos do Inatel, na cidade do Porto, as leoas não deixaram por mãos alheias o estatuto de líderes e consumaram, ao primeiro match point, o título, logo no regresso como modalidade oficial do Clube. O Sporting CP chegou aos 71 pontos, mantendo os três de avanço sobre o Sporting de Braga, que, por ter desvantagem no confronto directo, se viu impossibilitado de discutir a contenda até final.

Solange Carvalhas, capitã e melhor artilheira da equipa, avisou aos dois minutos, mas o remate saiu desviado. Aos cinco, Ana Borges começa o festival de assistências, mas ninguém consegue finalizar à entrada da área. Solange ainda voltou a fazer da habitual diagonal o perigo para a baliza boavisteira, porém novo remate desviado.

Aos 12', o primeiro golo. Ana Borges serviu na direita e Fátima Pinto desviou de pé direito à entrada da área. O Boavista ainda perigou Patrícia Morais com um cruzamento da direita (18'), contudo, aos 30', a outra médio-centro leonina, Tatiana Pinto, aumentou para 2-0. Novamente Ana Borges na jogada, repetindo o centro atrasado para a finalização.

De seguida, deu-se o festival Diana Silva. Apostando na mobilidade, a dianteira aproveitou a recuperação de cabeça de Fátima Pinto, após pontapé de baliza, e encostou para o primeiro do jogo (33'). Aos 40', um dos grandes momentos da Liga Allianz. Diana Silva recebeu da direita e atirou ao ângulo superior esquerdo da baliza do Boavista, culminando uma excelente troca de bola colectiva dos comandados de Nuno Cristóvão, agora com quatro campeonatos conquistados no palmarés.

O Boavista retomou o jogo na segunda parte com uma formação mais adiantada e condicionou o jogo leonino até aos 55'. Ana Paula Silva, que entrou ao intervalo, dispôs da melhor oportunidade, não conseguindo encostar ao segundo poste após cruzamento da direita. As leoas comandavam o encontro, privilegiando a posse de bola. Ainda assim, em duas arrancadas seguidas, Ana Borges e Diana Silva voltaram a pôr em sentido a defesa boavisteira. Ana Capeta desperdiçou à primeira, mas não enjeitou a possibilidade de bisar. Aos 69', só teve de encostar ao segundo poste a passe de Diana Silva e, aos 71', desviou após combinação com a avançado.

A equipa axadrezada, quinta à partida para este encontro, reduziu para 6-1. Cláudia Lima finalizou de cabeça, desviando de Patrícia Morais após livre lateral da esquerda. Nada que estragasse a festa que eclodiu no relvado, assistida de perto pelo Presidente do Sporting CP Bruno de Carvalho e por Francisco Neto, seleccionador Nacional.