Jovens Leões entram a ganhar
18 Set, 2025
Sporting CP supera FC Kairat (3-2) na UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal entrou a vencer na UEFA Youth League, recebendo e batendo, esta quinta-feira, os cazaques do FC Kairat por 3-2 na primeira jornada da fase de liga da competição europeia.
Num encontro realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, em virtude das obras de substituição do relvado do Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, João Gião um Sporting CP composto por jogadores das equipas B, sub-23, sub-19 e sub-17. Do outro lado, um FC Kairat que é a base da selecção sub-19 do Cazaquistão e que conta com algumas participações na UEFA Youth League no currículo.
Apesar de terem sido os visitantes a procurarem a baliza pela primeira vez logo aos 3', quando Ismail Bekbolat atirou para defesa segura e Miguel Gouveia, foi o Sporting CP quem dominou praticamente toda a partida. Aos 7', Eduardo Felicíssimo protagonizou a primeira grande oportunidade num cabeceamento que só não resultou em golo porque a bola acertou num adversário.
Não foi preciso esperar muito mais: seis minutos depois, noutro pontapé de canto, Chris Grombahi colocou a bola na área e Daniel Ciesielski, de cabeça, não perdoou. 1-0 para o emblema de Alvalade.
Continuou melhor o Sporting CP, com Diogo Martins a ficar muito perto de marcar aos 15'. Daniel Costa, pouco depois também ameaçou e o guarda-redes Ildar Mendygaliyev cometeu, aos 21', um erro que por pouco não enviou a bola para a própria baliza.
Cheirava a 2-0, o que aconteceu aos 23' e com um dos melhores momentos do desafio. Com um grande trabalho individual, Flávio Gonçalves ganhou o espaço necessário para, com o pé esquerdo, atirar em arco para o fundo das redes. Golaço do camisola 10.
Até ao intervalo, destaque para as defesas de Ildar Mendygaliyev nos remates de Flávio Gonçalves e Daniel Costa e par ao tiro forte, de longe, de Azamat Tuyakbayev que Miguel Gouveia defendeu sem problemas. Já aos 45+2', Rafael Camacho bateu o canto e Flávio Gonçalves, de cabeça, obrigou o guardião contrário a voltar a trabalhar.
Logo a abrir a segunda metade, Flávio Gonçalves teve o bis nos pés, mas Ildar Mendygaliyev defendeu com qualidade, sendo que Salvador Blopa, na recarga, atirou às malhas laterais. Do outro lado tanto Abylay Toleukhan como Azamat Tuyakbayev procuraram reduzir, mas Miguel Gouveia mostrou estar sempre atento.
As 56', o Sporting CP chegou mesmo ao 3-0 e, mais uma vez, de belo efeito. Servido por Flávio Gonçalves, Diogo Martins soltou-se dos defesas com muita técnica e rematou forte quando só tinha o guarda-redes pela frente.
Já com Miguel Almeida (estreia na UEFA Youth League) e Denilson Santos em campo, tendo saído Diogo Martins e Daniel Costa, Flávio Gonçalves continuou a ser um dos elementos em maior destaque. Primeiro, aos 60', só não marcou porque Ildar Mendygaliyev esteve bem. Depois, aos 64' e na conversão de um pontapé de penálti a castigar uma falta sobre Afonso Lee, acertou na barra.
João Gião colocou, a cerca de 25 minutos dos 90, Rayhan Momade e Sandro Nascimento nos lugares de Chris Grombahi e Rafael Camacho e o FC Kairat ameaçou aos 69', quando Ismail Bekbolat atirou cruzado a passar perto.
Foi a melhor ocasião dos cazaques até esse momento, mas tal estatuto durou apenas um minuto, uma vez que, aos 70', Azamat Tuyakbayev fez o primeiro golo (e que golo!) da sua equipa.
Ildar Mendygaliyev somou, de seguida, mais duas defesas, desta feita nas investidas de Rayhan Momade e Sandro Nascimento, e João Rijo, de apenas 16 anos, estreou-se na UEFA Youth League aos 75', quando substituiu Afonso Lee. No entanto, imediatamente a seguir, Azamat Tuyakbayev fez o bis e colocou o resultado em 3-2.
A desvantagem pela margem mínima motivou o FC Kairat, que começou a insistir e a ter cada vez mais bola, ainda que sem criar oportunidades claras. O Sporting CP foi voltando a controlar a posse e até a criar oportunidades, como o remate de Miguel Almeida para fora aos 83'.
Até ao final, destaque para uma boa chance de Abylay Toleukhan, que não conseguiu empatar aos 90', e para Azamat Tuyakbayev, que desperdiçou o hat-trick aos 90+2'. Assim, o 3-2 e a vitória verde e branca prevaleceram.
Na próxima jornada da fase de liga da UEFA Youth League, marcada para 1 de Outubro, os Leões visitam os italianos do SSC Napoli.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Ciesielski, Lucas Taibo, Afonso Lee (João Rijo, 75'), Daniel Costa (Denilson Santos, 58'), Eduardo Felicíssimo [C], Rafael Camacho (Sandro Nascimento, 66'), Salvador Blopa, Chris Grombahi (Rayhan Momade, 66'), Flávio Gonçalves e Diogo Martins (Miguel Almeida, 58').