Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Federação de Andebol de Portugal

Triunfo confortável no regresso ao campeonato

Por Sporting CP
21 Set, 2025

Leões de Ricardo Costa venceram o ABC de Braga por 24-39

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou este domingo o ABC de Braga e venceu por 24-39, em partida da terceira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

No mítico Pavilhão Flávio Sá Leite, os Leões de Ricardo Costa entraram fortes e já venciam por 0-2 aos dois minutos, aproveitando duas falhas consecutivas dos anfitriões. Logo a seguir, André Kristensen brilhou com a primeira grande defesa da tarde, permitindo ao Sporting CP disparar para 1-4 antes dos cinco minutos.

Muito precipitados no ataque, os bracarenses somaram desperdícios e só perto do minuto sete voltaram a marcar (2-4). O Sporting CP também passou por um momento de maior dificuldade, travado pela inspiração de Tiago Ferreira, que encheu a baliza e negou várias vezes o quinto golo verde e branco.

À entrada do décimo minuto, o ABC conseguiu reduzir para a margem mínima (3-4), mas os Leões responderam de imediato: Carlos Álvarez converteu um livre de sete metros e, logo depois, Salvador Salvador foi lançado por André Kristensen para o 3-6. A partir daí, o Sporting CP voltou a acelerar e, com Diogo Branquinho e Victor Romero em destaque, construiu nova folga no marcador (4-9 aos 13’).

Projectados em velocidade de cruzeiro, os verdes e brancos foram imparáveis no ataque, atingindo o 7-15 aos 20 minutos e dobrando a vantagem. Muito fortes em todos os domínios do jogo, a equipa de Alvalade continuou a dilatar o resultado e chegou aos 24 minutos com dez golos à maior (8-18). Pouco depois, Francisco Costa assinou o 9-20, vigésimo tento Leonino na tarde.

Mesmo a jogar em inferioridade numérica na fase final do primeiro tempo, os pupilos de Ricardo Costa mantiveram o controlo e seguraram a larga vantagem, numa primeira parte sem grande história, dominada sem apelo nem agravo pelo Sporting CP.

Com posse de bola e mais um homem no arranque do segundo tempo, o Sporting CP entrou a marcar por Mamadou Gassama e Carlos Álvarez, aproveitando a superioridade para concretizar os dois primeiros ataques (10-22). Já em igualdade numérica, os Leões continuaram a travar a organização atacante do ABC e ampliaram para 13 a diferença, exibindo enorme eficácia e um nível elevado mesmo com a natural rotação da equipa (10-23).

Mohamed Ali, lançado ao intervalo, fez a sua primeira defesa aos 34 minutos e, novamente em superioridade, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador (11-25), construindo um resultado cada vez mais dilatado.

Aos 47 anos, o guardião Humberto Gomes, ex-Leão vencedor da Taça Challenge em 2010, ainda foi evitando que a desvantagem fosse mais pesada, mas os bracarenses não conseguiam furar a muralha defensiva verde e branca e, aos 41 minutos, o Sporting CP continuava a ter mais do dobro dos golos marcados (14-29).

Ricardo Costa deu minutos a todos os convocados, gerindo o esforço após três partidas em oito dias – e, sem excepção, todos corresponderam. À entrada para o último quarto de hora, os Leões chegaram ao 18-32, mantendo o rendimento sem dificuldades, ainda que o ritmo fosse naturalmente baixando.

Aos 50’, e aproveitando nova inferioridade do ABC, Orri Þorkelsson assinou o 35.º golo verde e branco (19-35), fácil perante a baliza deserta. Num encontro já decidido, Mamadou Gassama ainda brilhou pela direita e, pouco depois, Christian Moga foi excluído, sem que o domínio leonino fosse beliscado.

Na recta final, o ABC ainda esboçou uma ténue recuperação, aproveitando algumas falhas técnicas do Sporting CP para fixar o resultado em 24-39. Uma vitória clara e robusta dos Leões, que construíram cedo uma vantagem confortável e a souberam gerir até ao apito final.

Sporting CP: Edy Silva, Emil Berlin (4), Carlos Álvarez (6), Francisco Costa (2), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Pedro Martínez (3), Salvador Salvador [C] (2), Orri Þorkelsson (2), Mamadou Gassama (3), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (4), Filipe Monteiro (2), Christian Moga, Mohamed Ali [GR] e Victor Romero (5). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: exclusão de dois minutos para Edy Silva e Christian Moga.