Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

João Almeida Rosa: "O grupo sai reforçado"

Por Sporting CP
16 Jan, 2022

Técnico reagiu após o desaire na recepção ao FC Famalicão

No final da derrota da equipa principal feminina do Sporting Clube de Portugal por 0-1 diante do FC Famalicão, este domingo, João Almeida Rosa analisou o desafio em declarações aos jornalistas na zona de entrevistas rápidas do Estádio Aurélio Pereira.

"Foi um jogo dividido, como esperávamos porque estivemos perante uma boa equipa do FC Famalicão que foi segunda classificada da zona Norte, mas não podemos analisar sem ver o contexto. Numa fase em que ligamos a televisão e vemos os líderes nacionais e os especialistas a pedirem-nos cautela nos contactos de risco, cumpre-se um jogo entre duas equipas com surtos de COVID-19. Não faz qualquer sentido. Todos queremos e gostamos de jogar e somos privilegiados por sermos jogadores e treinadores profissionais, mas também somos pessoas e não faz sentido assumirmos este risco quando tantas jogadoras de um lado e de outro não estiveram presentes", começou por dizer o treinador-adjunto de Mariana Cabral, que foi uma das ausentes devido à pandemia de COVID-19, continuando.

"Na competição masculina, a equipa pode adiar o jogo se não tiver os guarda-redes da equipa principal disponíveis. Por alguma razão, no feminino pode-se jogar sem as guarda-redes da equipa principal. Isto nada tem a ver com a prestação da Ana Rita [Oliveira]. Estamos muito orgulhosas dela, assim como de todas as que se estrearam hoje. Foram três jogadoras juniores e duas juvenis, jogadoras de 15 e 16 anos a competir contra uma das melhores equipas portuguesas. Mas a história do jogo está, obviamente, ligada às ausências. Vemos com surpresa a realização do jogo", frisou.

Por fim, João Almeida Rosa garantiu que "o grupo sai reforçado": "É pena não conseguirmos os pontos que desejávamos, mas provámos que estas miúdas têm muito valor. Competimos contra uma das melhores equipas portuguesas até ao fim com um desfecho injusto face ao que aconteceu na segunda parte, em que dominámos e estivemos quase sempre em cima do FC Famalicão. A força deste grupo é o companheirismo, a entreajuda e a solidariedade. Na adversidade, o grupo cresce. Estamos na terceira jornada e há todo um campeonato por jogar".

Também Rita Fontemanha, capitã verde e branca, marcou presença na zona de entrevistas rápidas, tendo agradecido o apoio e elogiado a prestação do plantel: "Agradeço a todas as pessoas que vieram aqui para nos apoiar. Demonstraram sempre, do primeiro ao último minuto e mesmo depois do apito final, que estão com a equipa. Deixo ainda uma palavra para as nossas jogadoras, as que estão aqui e as que não podem estar. Vivemos períodos complicados e todos sabemos que estas adversidades podiam acontecer. Estivemos prontas, deixámos tudo o que tínhamos em campo. Estamos orgulhosas do que fizemos. Infelizmente, o desfecho final não foi o que queríamos. Sentimo-nos injustiçadas no resultado, mas saímos daqui mais equipa do que quando entrámos".

Por fim, a camisola 8 comentou a estreia e utilização de jovens jogadoras da formação. "Todas as jogadoras que entraram são jogadoras que acrescentam. Este é o projecto Sporting CP, com ADN formação. Estamos muito orgulhosas de as estrear e de as poder ver jogar. É o primeiro passo para elas", concluiu.