Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leão de gala na Roménia

Por Sporting CP
29 Out, 2025

Vitória muito expressiva na FIBA Europe Cup

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, à Roménia para vencer o CS Vâlcea 1924 por 61-102 na terceira jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup.

Superiores do início ao fim, os Leões regressaram aos triunfos europeus e em grande estilo, tendo Stephan Swenson (na foto) brilhado no ataque, principalmente nos lançamentos triplos.

Luís Magalhães apostou em Stephan Swenson, Malik Morgan, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson e Brandon Johns Jr. para o cinco inicial e até foram os romenos a inaugurar o marcador, mas quem entrou a todo o gás foi o Sporting CP. Com 12 pontos consecutivos, os Leões viraram de 2-0 para 2-12 e começaram a demonstrar as suas intenções.

Foi também no primeiro quarto que os triplos começaram a cair e com um grande protagonista: Stephan Swenson, o homem do jogo. O base de 23 anos esteve num dia 'sim' e acertava de todo o lado, assim como Malik Morgan. A nível defensivo, o Sporting CP também esteve em grande forma e no final do primeiro quarto já vencia por uns notáveis 15 pontos de diferença.

Mais fortes, também, nos ressaltos, os visitantes mantiveram a toada para o período que se seguiu. Rui Palhares, Francisco Amarante e João Fernandes trouxeram pontos do banco e tanto Stephan Swenson como Brandon Johns Jr. e Maleeck Harden-Hayes - este último com um grande afundanço para o 23-40 - estavam de mão quente.

A diferença não parava de aumentar e o grande protagonista até ao intervalo voltou a ser... Stephan Swenson, que conseguiu um grande triplo (29-49) e uma jogada de quatro pontos (29-53). Com 20 minutos decorridos, o Sporting CP vencia por uns confortáveis 31-53 e Swenson registava 23 pontos.

O terceiro quarto era o tudo ou nada para o CS Vâlcea 1924, mas o emblema de Alvalade estava imparável e não permitiu aos da casa terem qualquer esperança num resultado que não a derrota pesada. Por Malik Morgan, Stephan Swenson e João Fernandes, os três pontos continuavam a ser uma arma e Maleeck Harden-Hayes, Brandon Johns Jr. e Robby Robinson também facturaram.

Um dos momentos mais espectaculares acabou por ser a assistência de Diogo Ventura para o vistoso alley-oop finalizado por Maleeck Harden-Hayes, sendo que o capitão ainda acertou um lançamento de três pontos (50-77). À entrada para os dez minutos finais, 52-77 e tudo resolvido.

O último quarto acabou por ser mesmo o mais desnivelado, com um Sporting CP poderoso a ter pela frente um conjunto já desmotivado. Sem surpresa, o marcador foi sendo alimentado e quase sempre a favor dos portugueses.

Rui Palhares, Diogo Ventura, Francisco Amarante, Malik Bowman e Uwais Razaque, muitas vezes através de lançamentos triplos, ajudaram a conseguir uma diferença final de 41 (!) pontos: 61-102. Com este resultado, o Sporting CP passa a somar cinco pontos e sobe à liderança isolada do Grupo G (à condição, uma vez que o Dinamo Basket Sassari vai receber o SC Rasta Vechta ainda esta quarta-feira).

Com 30 pontos, Stephan Swenson foi a figura maior do encontro, sendo que Malik Morgan (14 pontos), Maleeck Harden-Hayes (dez pontos e sete ressaltos) ou Brandon Johns Jr. (nove pontos e sete ressaltos) foram outros destaques.

Os Leões vão, agora, receber a AD Ovarense este sábado para a Liga, voltando à FIBA Europe Cup na próxima terça-feira com uma deslocação ao recinto dos italianos do Dinamo Basket Sassari.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (9), Uwais Razaque (3), Malik Bowman (7), Maleeck Harden-Hayes (10), Miguel Correia, Rui Palhares (6), Francisco Amarante (8), Robby Robinson (2), Diogo Ventura [C] (8), João Fernandes (5), Malik Morgan (14) e Stephan Swenson (30).