Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Derrota injusta chegou no final

Por Sporting CP
16 Jan, 2022

Leoas desfalcadas infelizes contra o FC Famalicão (0-1)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 0-1 na recepção ao FC Famalicão para a 3.ª jornada da fase de apuramento do campeão da Liga. O desaire aconteceu, no entanto, em condições atípicas, uma vez que o emblema de Alvalade não contou com grande parte do plantel devido à pandemia de COVID-19.

Com João Almeida Rosa, treinador-adjunto, a liderar a partir do banco, uma vez que Mariana Cabral também esteve ausente, as Leoas entraram em campo com Ana Rita Oliveira, guarda-redes de 18 anos que trabalhou com as seniores na pré-temporada, em estreia. Mariana Larroquette, reforço de Inverno, também realizou o seu primeiro jogo de Leão ao peito.

O desafio acabou por não ser rico a nível de oportunidades, sendo bastante disputado longe das duas balizas. Ainda assim, na primeira parte, Chandra Davidson criou perigo com um remate que falhou o alvo por pouco aos 25 minutos. Aos 37 minutos, respondeu o FC Famalicão, com Sirlayne Ribeiro a aparecer ao segundo poste sem marcação para desviar contra as malhas laterais.

Andreia Jacinto ia dominando o meio-campo, apresentando-se mais forte e corajosa nos duelos e a arriscar com critério, mas foram as minhotas a ameaçar já perto do final da primeira parte, mas o tiro de Daniela Silva saiu ao lado. Ao intervalo, 0-0 no marcador.

Marta Ferreira entrou para o segundo tempo, saindo Francisca Silva, e o Sporting CP regressou mais forte dos balneários, acabando por dominar os últimos 45 minutos quase por inteiro. Aos 49 minutos, Mariana Larroquette cabeceou e deu o primeiro sinal de perigo do conjunto verde e branco.

A seguir foi Ana Teles, de livre directo, a assustar a defesa do FC Famalicão, que reagiu com um livre do lado contrário que podia ter dado golo num lance confuso. A cerca de 20 minutos do fim, Maísa Correia, de 15 anos, entrou para a posição de Ana Teles, estreando-se assim na Liga. Pouco depois foi Maria Ferreira a fazer o mesmo, substituindo Mariana Larroquette.

Nos últimos minutos, alguns contra-ataques podiam ter resultado em golo de lado a lado e, em cima do tempo adicional, Joana Dantas (mais uma estreia na Liga) e Inês Gonçalves entraram para as saídas de Rita Fontemanha e Chandra Davidson. Mas, no final do sexto minuto de compensação, o FC Famalicão chegou ao 0-1 quando Daniela Silva na conclusão de um contra-ataque. Um lance injusto quando o empate era o resultado esperado por todos. O Sporting CP acabou mesmo por perder o encontro.

Sporting CP: Ana Rita Oliveira [GR], Chandra Davidson (Inês Gonçalves, 88'), Carolina Beckert, Bruna Costa, Francisca Silva (Marta Ferreira, 45'), Rita Fontemanha [C] (Joana Dantas, 88'), Andreia Jacinto, Alícia Correia, Brenda Pérez, Ana Teles (Maísa Correia, 72') e Mariana Larroquette (Maria Ferreira, 76').