Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Jogo dramático de ‘cambalhotas’ caiu para o FC Alverca

Por Sporting CP
24 Ago, 2025

Dois golos sofridos perto do fim deram a volta aos Leões (3-2)

De forma muito dura, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu por 3-2 na visita ao FC Alverca, este domingo, no jogo que fechou a quarta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Dois golos em dois minutos (70’ e 72’) dos jovens Leões deram a volta aos ribatejanos e deixaram os três pontos muito perto, mas um abnegado FC Alverca foi a tempo de fazer o mesmo e com golos aos 88' e 90' transformou o 1-2 a favor do Sporting CP num inesperado 3-2.  De repente, a formação verde e branca viu esfumar-se a terceira vitória seguida e a equipa da casa somou os seus primeiros pontos na prova.

Num jogo que seria de emoções fortes e incerteza total apenas na segunda parte, os 15 minutos iniciais foram muito divididos a meio-campo, mas foi o FC Alverca que começou a pôr em sentido os jovens Leões. Uma arrancada de Kevin só acabou com a bola a embater no poste e, minutos depois, o guardião Luka Petric foi obrigado a duas defesas apertadas para manter a baliza Leonina a zeros.

A seguir, os juniores do Sporting CP ainda melhoraram ligeiramente em posse, mas continuaram sem conseguir criar perigo junto da área adversária, o que só aconteceu já em cima do intervalo. Mas ao mesmo tempo que Estefânio Domingos dispôs de um cara-a-cara em que não conseguiu finalizar por baixo do guarda-redes, o conjunto da casa voltou a visar a baliza de Petric num par de ocasiões, acertando até outra vez no poste, desta vez num cruzamento-remate.

O nulo seguiu para a segunda parte, onde durou pouco, porque aos 51 minutos Ayase surgiu na cara do golo, não desperdiçou e adiantou o FC Alverca no marcador.

Os jovens Leões de José João quase responderam rapidamente, mas o potente remate rasteiro de Frederico Gomes foi travado pelo guardião Bernardo Correia, que também levou a melhor na recarga. Algo que, na outra baliza, Luka Petric também foi obrigado a fazer num ameaçador contra-ataque dos ribatejanos, sempre prontos a aproveitar o espaço deixado pelo Sporting CP.

Mas o risco assumido, com a equipa verde e branca cada vez mais balanceada para o ataque, teve os seus frutos – em dose dupla – para fazer a reviravolta a partir dos 70 minutos. Primeiro, um cruzamento encontrou um fantástico cabeceamento de Miguel Almeida para o empate e, nem dois minutos depois, o capitão e central Cristiano Palamarchuck ‘caçou’ uma bola perdida na área e finalizou de forma certeira para o 1-2 que virou o resultado a favor dos jovens Leões.

O mais difícil estava feito num ‘abrir e fechar de olhos’, no entanto a partida estava longe de estar decidida, precipitando-se para um final dramático. O FC Alverca acreditou que ainda poderia arrancar os primeiros pontos no Campeonato e assim foi, e não se ficou apenas pelo empate.

Aos 88’, Ferreirinha castigou o Sporting CP pelo espaço deixado e atirou cruzado para o 2-2 e de repente, apenas dois minutos volvidos, Dinis foi oportuno na área e cabeceou para o 3-2 da reviravolta e da surpreendente vitória local.

Assim, é com os mesmos seis pontos somados que a equipa sub-19 do Sporting CP parte para a próxima jornada, novamente fora de casa, tendo pela frente o SCU Torreense.

‘Onze’ do Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuck [C], Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Paulo Simão, Sandro Gamboa, Simão Soares, Frederico Gomes, Estefânio Domingos, Miguel Almeida