Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Iniciados somam e seguem frente ao Belenenses

Por Jornal Sporting
10 Dez, 2017

Terceiro triunfo (3-1) noutros tantos jogos dos orientados de Pedro Coelho na 2.ª fase do campeonato

A terceira jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de iniciados opôs Sporting CP e Belenenses, equipas que já se tinham encontrado na primeira ronda (encontro inaugural), com uma goleada dos leões por 4-0, também no Estádio Aurélio Pereira. Desta vez, por força do mais avançado momento competitivo, esperavam-se maiores dificuldades para os verdes e brancos, tal como acabou por acontecer. Apesar de os orientados de Pedro Coelho terem marcado primeiro, o desafio chegou ao intervalo empatado (1-1), sendo que uma excelente exibição do conjunto da casa na etapa complementar valeu nova vitória leonina. 

O Belenenses visitou a Academia com o grande objectivo de anular o jogo interior do Sporting CP. Apresentou um posicionamento baixo, com as linhas juntas, povoando bastante a entrada da sua grande área. Nesse sentido, os leões foram tentando explorar as alas através da criatividade de Joelson Fernandes e de Lucas Dias, sempre apoiados pelos laterais. Tristan Hammond, a referência do ataque leonino, ajudou ao desposicionamento da defensiva contrária, tanto por mérito da sua mobilidade como da inteligência nas acções com/sem bola. 
 
 
O placard assinalava o minuto 13 quando o médio Gonçalo Sabino pôs a sua visão de jogo a funcionar, efectuando um passe que 'rasgou' a organização dos 'azuis' do Restelo e chegou aos pés de Lucas Dias, que trabalhou sobre o opositor directo e serviu Joelson - a bola sofreu vários ressaltos, notando-se alguma displicência dos centrais do Belenenses. Sem grandes surpresas, estava inaugurado o marcador. O Sporting CP até esteve perto de aumentar a vantagem instantes depois - cabeceamento perigosíssimo de Tristan à malha lateral -, mas foi o mais inconformado dos visitantes quem chegou ao empate (35'). Herculano Nabian, assistido por João Ilhéu, antecipou-se no meio dos defesas leoninos e protagonizou uma finalização de belo efeito, sem hipóteses para Martim Duarte - nota que deu em golo o único remate do Belenenses na direcção da baliza. 
 
 
Pedia-se uma resposta dos verdes e brancos na etapa complementar, já que tinham baixado consideravelmente o ritmo antes do intervalo. Ela apareceu e logo nos instantes iniciais, altura em que o capitão Armando Silva, descoberto por Lucas no corredor central, sofreu grande penalidade cometida por Duarte Henriques (48'). Chamando à cobrança, Joelson 'bisou', voltando a colocar o Sporting CP em vantagem. 
 
 
Até final, só deu 'verde' e nada dos 'azuis', pouco juntos no momento de recuperação, factor que não lhes permitia manter a posse mais do que breves segundos. Na frente, Herculano tentou 'lutar contra o Mundo', mas nunca apareceram os devidos apoios. Paulo Duarte cabeceou para o 3-1 na sequência de um pontapé de canto (56'), oferecendo o merecido conforto no marcador, que não mais se viria a alterar. Daniel Lyapin, lançado para o lugar de Armando Silva, teve por duas vezes a oportunidade de dilatar o resultado, tendo falhado consecutivamente 'por um triz' à boca da baliza. 
 
 
 
Com este triunfo, o Sporting CP perfaz um total de nove pontos, os mesmos do que o Benfica. Na próxima jornada há dérbi no Seixal, encontro que está marcado para dia 17 (domingo) às 11h.