Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Vitória 'leonina' que nasceu nos ramos de uma Oliveira

Por Jornal Sporting
23 Mar, 2016

Sporting vence ABC em Braga no prolongamento no jogo 1 da meia-final

A equipa de andebol do Sporting CP arrancou esta noite uma importante vitória em Braga frente ao ABC após prolongamento por 32-31, no primeiro jogo da meia-final do ‘playoff’ do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Luís Oliveira, jovem guarda-redes ‘verde e branco’, acabou por ser a chave de um triunfo complicado numa partida pautada pelo equilíbrio mas que acabou por cair para os ‘leões’ nos instantes finais.

Os comandados de Zupo Equisoain entraram melhor no jogo, adaptando-se melhor à defesa mais aberta dos bracarenses (um 6:0 que se ia transformando em 3:2:1 mais ou menos assumido, dependendo das circunstâncias do encontro e do resultado) e conseguindo as primeiras vantagens de dois golos antes dos dez minutos (4-2 e 5-3) com a segunda linha de mira apurada. Os visitados conseguiram depois equilibrar o marcador e, beneficiando da saída prematura de Bosko Bjelanovic por lesão, passaram para a frente por 10-7 antes de um pedido de desconto de tempo dos 'leões' a sete minutos do intervalo. A paragem fez bem ao Sporting CP, que ainda foi a tempo de igualar a partida a 14 antes da saída para os balneários.

Após um recomeço de grande equilíbrio, o ABC foi a primeira equipa a conseguir um avanço de dois golos (24-22) a 13 minutos do fim, altura em que novo desconto de Zupo conseguiu serenar de novo o jogo ‘verde e branco’ e promover um parcial de 3-0. Foi nesse período que os ‘leões’ poderiam ter disparado, mas algumas boas intervenções de Emanuel Ribeiro (e de Luís Oliveira, que entrou para substituir na baliza Svensson) levaram tudo para os últimos segundos, altura em que Fábio Magalhães empatou o jogo a 28 e levou todas as decisões para prolongamento.

No tempo extra, e após quase quatro minutos sem golos, as boas intervenções de Luís Oliveira na baliza e as combinações melhor trabalhadas em termos ofensivos a libertarem Pedro Portela ou Bruno Moreira acabaram por dar a vitória ao Sporting CP, que recupera assim o 'factor casa' da eliminatória de acesso à final da competição. O jovem de 23 anos que se inicou na modalidade no ABC de 2003 a 2011, ano em que se mudou para Alvalade, foi mesmo a grande figura do triunfo com uma eficácia de 45% (nove defesas em 20 remates). No plano ofensivo, Pedro Portela e Frankis Carol foram os melhores marcadores ‘leoninos’ com sete golos cada, seguidos de Bruno Moreira (grande exibição do capitão) e Pedro Solha, ambos com seis.

No próximo sábado, o Sporting CP recebe o ABC na segunda partida da meia-final do 'playoff' do Campeonato Fidelidade Andebol 1 no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso. O encontro terá início às 18 horas e contará com transmissão em directo e exclusivo no Canal do Clube.