Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Maratona coroa ténis de mesa do Sporting CP

Por Jornal Sporting
12 Out, 2017

Leões vencem adversário polaco por 3-1 e assumem liderança na Liga dos Campeões

O Sporting CP manteve o início prometedor na Liga dos Campeões de ténis de mesa e bateu, por 3-1, os polacos do KS Dartom Bogoria Grodzisk, sendo agora o líder do Grupo A de apuramento.

O número 36 do Mundo, Aruna Quadri, iniciou a partida diante do chinês Chuanxi Han e venceu o primeiro jogo, com parcial de 11-9. Dava-se o primeiro exemplo de boa disputa, já que no segundo jogo Quadri voltou a entrar melhor, mas o adversário recuperou de desvantagens de quatro pontos para estar na frente por três vezes (7-6 e 8-7 e 11-8), acabando mesmo por conquistar o ponto e o empate. No terceiro parcial, deu-se uma das melhores jogadas com ponto para o atleta do KS Dartom Bogoria, em mais uma contenda bem disputada. Quadri voltou a iniciar melhor, mas a resposta não se fez esperar. O nigeriano ainda conseguiu igualar a nove, mas Han acabou por venceu por 11-9 o seu segundo jogo, levando a vantagem para a terceira partida, na qual voltou a triunfar, desta feita por 11-6, dando o primeiro set à equipa polaca.

Diante do checo Pavel Sirucek (n.º 147 do Mundo) alinhou João Monteiro, o grande reforço do ténis de mesa leonino e número 47 do ranking mundial. No primeiro jogo, Monteiro ainda recuperou de uma desvantagem inicial para uma vantagem de 7-6, mas o checo fechou com 11-9 a primeira disputa. A resposta não se fez esperar e João Monteiro dominou todo o segundo encontro, vencendo por 11-8. O resultado motivou o jogador luso que voltou a triunfar, por claros 11-7. A decisão do segundo set foi a mais equilibrada, tendo de ir para as vantagens após igualdade a 11. João Monteiro ainda teve sucesso no primeiro serviço para a defesa do ponto, mas Sirucek acabou por ganhar por 14-12. Ficava para o último encontro a decisão do importante segundo set e João Monteiro assumiu as despesas do favoritismo, conseguindo uma boa percentagem de pontos no serviço. Apesar disso, a partida esteve equilibrada até ao fim. Quando Sirucek falhou a resposta, o luso adiantou-se com o 10-9, guardando o melhor momento do jogo para a bola decisiva. Bola curta, bola longa, quase 30 segundos ininterruptos de ténis de mesa e ponto para o Sporting CP, com João Monteiro a beijar o emblema perante o João Rocha. Estava empatado em sets o jogo.

Diogo Carvalho (n.º 236) discutiu, de seguida, com o polaco Daniel Górak (n.º 101) o segundo set, reconhecendo-se que o oponente era favorito. Ainda assim, Diogo iniciou bem o encontro (3-0) e defendeu-se quase miraculosamente, já bem longe da mesa, respondendo seis vezes para conquistar o 6-4. O polaco recuperou e o jogo, o mais longo da partida, ficou decidido nas vantagens (16-14). Gorák ripostou com o triunfo no jogo seguinte por 11-9 e Carvalho até parecia estar longe do segundo encontro vencido, mas recuperou de um 9-7 para um 10-10, levando para as vantagens aquele que seria o segundo ponto para Gorák, ainda que com alguma polémica por protestos quanto à paragem depois de um ponto anulado após a bola furar. Diogo Carvalho reergueu-se e triunfou por 11-4 no quarto jogo entre ambos. Gorác esteve perto de carimbar o 2-1 para o Dartom Bogoria, mas Carvalho reagiu e recuperou de uma desvantagem de três pontos, triunfando por 12-10, dando uma vantagem extremamente importante para a equipa da casa.

Para o quarto encontro, Aruna Quadri voltou a subir à quadra para defrontar o checo Sirucek e venceu com tranquilidade o primeiro jogo, por 11-3. A capacidade do nigeriano manteve-se intacta, mesmo com um mau início no segundo parcial. A retoma de Quadri deu-se a meio do jogo, que acabou por terminar com o parcial de 12-10. Não foi difícil carimbar o 3-0 no jogo e o 3-1 final, muito graças a um começo fantástico de Quadri, de quatro pontos sem resposta. O nigeriano venceria pelo expressivo parcial 11-5, soltando a festa no João Rocha.

Cerca de 400 pessoas estiveram no Pavilhão João Rocha, beneficiando de um jogo de Liga dos Campeões com entrada livre, e ninguém arredou pé do recinto, mesmo tendo em conta que a partida demorou mais de três horas para ficar concluída.

Depois de ter vencido os franceses do Pontoise Cergy, campeões europeus em 2015/2016 e semi-finalistas em 2016/2017, os leões somam agora quatro pontos e lideram a competição, à frente dos russos TTC Fakel Gazprom (têm um jogo a menos), campeões europeus em titulo e próximo adversário, a 27 de Outubro, partida que decorrerá na Rússia. Recorde-se que se apuram os dois primeiros classificados de cada grupo.