Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Cinco vitórias da década

Por Pedro Almeida Cabral
02 Jan, 2020

Em mais de 110 anos de história, uma década é apenas um punhado de história. Muitas mais vitórias haveria que lembrar

Embora a década não esteja ainda para terminar, convencionou-se que é agora o tempo de balanço. Nos últimos dez anos o Sporting Clube de Portugal alcançou muitas vitórias inesquecíveis. Mas, para mim, há cinco que se destacam. 

A primeira foi a vitória na Taça de Portugal de 2015. Tendo estado em muitas das finais da Taça de Portugal do Sporting CP, mas esta é a que recordo com mais emoção. A perder por dois golos durante a maior parte do jogo, a reviravolta parecia inatingível. Slimani marcou o primeiro e havia de ser Montero a alcançar a igualdade num golo de raiva, quando o SC Braga já celebrava. Nos penáltis, Rui Patrício fez o resto. A Taça de Portugal de 2019 também é uma das grandes vitórias da década. Por tudo o que significou, depois da época turbulenta que se sabe e que culminou numa derrota inglória no Jamor. Também por ser perante um dos nossos rivais, o FC Porto, que esteve com uma mão na Taça ao marcar o golo do empate no último segundo do jogo. Mais uma vez nos penáltis, Renan e Phellype foram os heróis da tarde. 

A conquista histórica da Champions de futsal em Abril deste ano tinha de fazer parte desta lista. Já íamos com três finais perdidas, duas consecutivas. Encarávamos o Inter na meia-final, o nosso carrasco nas duas finais anteriores. Porém, isso não nos atemorizou. Fizemos um jogo mais que perfeito, abrindo caminho para a vitória na final sobre o Kairat. A conquista da Liga Europeia de hóquei em patins umas semanas depois é outro marco na história do Clube. Perante uma das potências da modalidade, o sempre difícil FC Porto, fizemos um jogo tão consistente que acabámos por ganhar com naturalidade. Serão sempre imortais o golo de Victor Hugo e as inúmeras defesas de Girão.

Deixo para o fim uma das modalidades que os Sportinguistas mais acarinham, o andebol. O triunfo no campeonato de 2016/2017, mais de quinze anos depois do último campeonato regular conquistado pelo Sporting CP, foi, simplesmente, mágico. Assisti ao último jogo desse campeonato frente ao SL Benfica, ainda no pavilhão de Odivelas. O golo de Ruesga nos momentos finais desse jogo, selado com uma extraordinária defesa de Cudic logo a seguir, fazem parte do minuto mais intenso da minha vida de sportinguista. 

Em mais de 110 anos de história, uma década é apenas um punhado de história. Muitas mais vitórias haveria que lembrar. Ficam estas, que são as que mais me marcaram. E que serão substituídas por outras na década que se avizinha. Porque se há algo que é constante na história do Sporting CP é ganhar.