Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

114 Anos (ainda)… e futebol! E estatutos!

Por Tito Arantes Fontes
09 Jul, 2020

(...) neste mundo globalizado muitas vezes não podemos mesmo estar limitados a presenças físicas em assembleias gerais. Esta “pandemia” veio-nos demonstrar isso mesmo

Fizemos, como todos sabemos, 114 anos no dia 1 de Julho. Foi também momento para o Jornal Sporting apresentar uma alusiva e memorável “edição especial”, com uma extraordinária capa! O interior estava recheado e muito bem recheado! Impressionaram-me muito as páginas dedicadas a “114 Anos, 114 Curiosidades”… é um repositório de feitos inolvidável! Inesquecível! Incomparável! Lendário! Capítulos dedicados a “Universo SPORTING”, “À Conquista da Glória desde 1906”, a “Recordes e Destaques UEFA”, a “Futebol”, a “Academia SPORTING / Formação”, a “Clube Olímpico”, a “Atletismo”, a “Futsal”, a “Hóquei em Patins”, a “Natação”, a “Ténis de Mesa” e a “Outras Modalidades”! Está lá tudo! Ou quase… menos duas referências… alguma coisa tinha de falhar… faltou uma referência a Francisco Stromp, o icónico Sócio n.º 3 do Sporting CP! E outra ao inesquecível gigante que foi e é Joaquim Agostinho! Bem sei que as suas grandes vitórias internacionais não são com a nossa camisola ao peito… mas ele é “nosso” e tudo o que ele fez é – por isso mesmo – “SPORTING”! Excelente trabalho, pois e ainda assim, que o Jornal Sporting/Paulo Almeida nos proporcionaram! Um resumo de Esforço, de Dedicação, de Devoção! Umas páginas de Glória! Umas páginas de Orgulho Leonino! Um verdadeiro bálsamo! Recomendo vivamente o “mergulho” nessa leitura!

A nossa equipa de futebol tem vindo a afirmar-se e o “nosso” Rúben Amorim merece todo o apoio que, gradualmente e de modo cada vez mais evidente, a massa associativa lhe vem concedendo. Elogia-se (e bem!) o trabalho que tem vindo a ser apresentado, os resultados que estamos a conseguir, a qualidade e o fio de jogo que desenvolvemos, a aposta na juventude e na nossa formação. É o caminho que foi traçado pela Direcção do SCP. Bem sei que a alguns custa afirmar isso. Mas é facto. Curioso até que alguns comentadores Sportinguistas apresentem uma “dualidade” interessante… quando é para dizer bem elogiam Rúben Amorim (como se este tivesse “caído do céu” e não fosse contratação decidida e assumida pelo presidente, contra muitos) e quando é para dizer mal já põem – para criticar – o nome de Frederico Varandas com todas as letras! Coerência, Sportinguistas, coerência é só o que peço!

Ainda futebol… ontem (segunda-feira à noite, para quem me lê mais tarde) voltámos aos “espectáculos deprimentes” da nossa nacional arbitragem… como começamos a “assustar”, vai de sermos presenteados, em Moreira de Cónegos, com esse “expoente rubro” da arbitragem nacional que dá pelo nome de Tiago Martins, acolitado no VAR pelo inefável Sr. Jorge Sousa. Uma dupla de “calibre”! O resultado foi, assim, o que seria de esperar: dois penáltis escamoteados ao SCP (um logo a “abrir” o jogo e outro mesmo ao “fechar” do mesmo) e uma expulsão perdoada ao defesa-lateral do Moreirense! E – não contente – o Sr. Tiago Martins ainda demorou quase duas horas a escrever o seu relatório… devia estar preocupado com o que escrevia, como justificava a sua injustificável “missão cumprida”! Pois, que isto de faltar à verdade desportiva à frente de milhões de Sportinguistas obriga a cuidados redobrados! Até quando? Até quando teremos de suportar esta gente?

Estatutos – o Clube anunciou a criação de um Grupo de Trabalho presidido, como creio que deve ser, pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral para apresentar até ao fim do mês de Julho um projecto de reforma estatutária destinado a prever a introdução de sistema de voto electrónico na vida do SCP. Saudamos esta iniciativa. É esta a verdadeira forma de aproximar, nos tempos modernos, a massa associativa e o Clube. Não ostracizando ninguém, contando com todos os Sócios. Permitindo e criando condições para que – obviamente em segurança e de modo tecnicamente adequado – sejam auscultados todos os Sócios do SCP! Estejam eles onde estiverem! É que sabemos muito bem como neste mundo globalizado muitas vezes não podemos mesmo estar limitados a presenças físicas em assembleias gerais. Esta “pandemia” veio-nos demonstrar isso mesmo. Temos, pois, de adaptar os nossos Estatutos aos interesses dos Sócios do Clube. E do próprio do Clube! Não podemos é continuar “confinados” ao espartilho estatutário em que actualmente vivemos, em que – na prática – poucos podem condicionar a vida associativa de muitos! Sou claro nesta matéria: apoio o sentido desta modificação dos Estatutos. E mais acrescento, também de um modo claro, que só tem receio da mesma quem tiver receio da massa associativa! Eu não tenho! Dito isto, espero – naturalmente – pelo projecto para o apreciar e, se for o caso, tecer os comentários que julgue que sejam necessários.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!