Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Janeiro vitorioso… e Fevereiro promete!!!

Por Tito Arantes Fontes
04 Fev, 2021

(...) já estamos em Fevereiro… ou seja, ultrapassado está o terrífico Janeiro… o mês em que vários “oráculos” balbuciavam que iríamos fraquejar, alguns até – após a nossa brilhante vitória na Taça da Liga – fazendo contas de “sumir”

1. Escrevo depois de ontem à noite o Sporting CP ter ganho de modo categórico ao seu rival da Segunda Circular! Foi uma bela vitória! Saborosa! Mais saborosa porque obtida através de um golo pleno de oportunidade já nos “descontos”! E que merecido que foi esse nosso golo! Obrigado Matheus Nunes, “ganda joga” que fizeste! Obrigado TT, foste o “maior” (adorei aquela de “olhares” o velho e experiente Otamendi no “olho”… a pô-lo no sítio!). Fizemos o dobro dos remates à baliza do nosso adversário (que – é bom sublinhar – não teve uma única verdadeira e clamorosa oportunidade de golo!). Tivemos o dobro das acções ofensivas na área adversária, várias constituindo-se como – de longe – os lances mais vistosos e perigosos do jogo, máxime o remate de cabeça do Neto aos 40 minutos de jogo! Tivemos oito cantos a nosso favor e do outro lado apenas um contra nós! Foi justo! Foi justíssimo! E tudo isto num jogo “tacticamente amarrado”, cheio de “duelos”, como agora se diz, muito disputado, muito intenso… um bom jogo de futebol, emotivo até ao fim! A arbitragem foi a prova que Soares Dias é, quando quer, um bom árbitro! Pena é que – contra nós – muitas vezes “não queira” ser esse “bom árbitro” que tem capacidade para ser… e que, por isso, como bem nos demonstrou em jogos passados, nos prejudique com acinte, muitas vezes com perverso acinte mesmo! Quem apita como ontem Soares Dias apitou está mesmo obrigado a deixar-se de “dolos”, de todos os “dolos”, incluindo os “dolos intensos”, de que tanto tem padecido quando tem de apitar o SCP! E, claro, que à boleia da nossa justa vitória, não estou a salientar os seus maiores erros de ontem… a não expulsão de Gilberto aos 63 minutos, por acumulação de amarelos, e o facto do inenarrável Pizzi só ter visto amarelo aos 75 minutos, depois das inúmeras faltas que andou a distribuir durante o jogo todo!

2. O nosso Rúben Amorim festejou com entusiasmo, com garra e com querer o nosso golo! Está – como desde que chegou a Alvalade, é mais do que evidente – muitíssimo motivado e focado no excelente trabalho que tem vindo a fazer. E – claro – continua também a exibir-se de modo superior nas intervenções públicas, como se nota nas conferências de imprensa com que sistematicamente nos brinda. No final do jogo deste eterno dérbi assistimos, pois, a mais uma notável prestação. É “jogo a jogo”… e agora o mais importante é o desafio na Madeira, já na próxima sexta-feira, contra o CS Marítimo. Este é para ganhar, vingando a eliminação da Taça de Portugal! Saliento ainda, entre as muitas coisas que Rúben tem dito, uma que me é especialmente querida: é que é mesmo muito difícil marcar golos ao SCP! Só sofremos nove golos em 16 jogos! E quase que não há oportunidades de golo contra nós… ontem não houve mesmo! Os nossos “trintões” estão ali concentrados: Adán (belo guarda-redes), Neto (experiência), Coates (imperial) e Feddal (coragem) têm sido inultrapassáveis… e sempre que necessário contam com o apoio de jovens já certezas como Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma! E ainda com a preciosa ajuda dos laterais Porro e Nuno Mendes… os dois, soberbos!

3. Recebemos, agora, três reforços que nos parecem de peso: Paulinho, João Pereira e Matheus Reis! Cada um com a sua missão específica! Cada um com o seu valor! Cada um por uma razão própria! E tudo isso o Rúben Amorim já bem explicou! Bem-vindos e boa sorte! É só seguir o exemplo dos que cá estão! São reforços, são nossos! Atrevo-me a confessar que ao saber ontem da notícia me lembrei de outro “trio de luxo” que fomos buscar há uns vinte anos atrás na “janela de Inverno”… André Cruz, César Prates e Mpenza… e depois foi o que todos sabemos! E festejámos!

4. E sim, já estamos em Fevereiro… ou seja, ultrapassado está o terrífico Janeiro… o mês em que vários “oráculos” balbuciavam que iríamos fraquejar, alguns até – após a nossa brilhante vitória na Taça da Liga – fazendo contas de “sumir”… pois bem, tudo ultrapassado! Lembrar que este mês tivemos o épico jogo com o CD Nacional, o contratempo da partida com o Rio Ave FC, a jogatana no Bessa e o dérbi com a “confraria dos padres”! E no meio disso a vitória na Taça da Liga! E a infeliz eliminação da Taça de Portugal. De salientar que neste conjunto de “jogos de Janeiro” ganhámos ao FC Porto, ao SL Benfica e ao SC Braga! Ganhámos sempre! Ganhámos sem apelo nem agravo a todas estas equipas “incensadas” pela generalidade dos comentadores da nossa praça… estas equipas que estavam a melhorar, a subir na respectiva forma… vinha aí, pois, o “ai Jesus”… afinal… veio o SCP!

5. Lembrar, por último, que tudo isto foi feito lutando fora de campo contra muitos outros factores… “ele” foi aviões que aterram ou não aterram, “ele” foi jogos que se querem jogar mas afinal são adiados, “ele” foi testes que dizem “covid sim” e são “covid não”, “ele” foi cartões que sim… mas que depois Fábio diz que não… “ele” foi tudo… e o SCP a sofrer, a ser vilipendiado, a ser torturado… tudo ultrapassámos! E – no meio disto – ganhámos um “mártir”… o nosso Palhinha… que justamente foi “salvo” por uma brilhante decisão dos nossos tribunais, que viram o que o Conselho de Disciplina (CD) não viu! E decidiram de modo lesto… o que provocou o triste e lamentável comunicado do CD da FPF… está tantas vezes calado… e bem calado (e ultrapassado) devia mesmo ter ficado!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!