Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

99 anos de História

Por Miguel Braga*
31 Mar, 2021

Hoje, dia 31 de Março, o Jornal Sporting celebra o seu 99.º aniversário. Quase um século de existência daquele que é o mais antigo Jornal de clube desportivo do Mundo

O Sporting Clube de Portugal está de parabéns. Hoje, dia 31 de Março, o Jornal Sporting (JS) celebra o seu 99.º aniversário. Quase um século de existência daquele que é o mais antigo Jornal de clube desportivo do Mundo.

O então presidente Júlio de Araújo quis ser pioneiro, e sob a direcção de José Serrano foi publicado o primeiro número do Boletim Sporting, com o artigo ‘Razão de Ser’ que viria a ser o primeiro texto conhecido da nação Leonina.

O Sporting Clube de Portugal tornava‑se assim pioneiro, uma vez que seria o primeiro clube a contar com um órgão impresso privativo.

No Estatuto Editorial do Jornal Sporting podemos encontrar algumas preciosidades, históricas e não só, que merecem ser partilhadas:

‑ O JS foi inicialmente criado sob a forma de Boletim quinzenal com o pagamento facultativo de 2$00 semestrais;

‑ O JS é um órgão de comunicação de Desporto, especializado na história, quotidiano e futuro do Sporting CP;

‑ O JS recusa o sensacionalismo ou qualquer exploração mercantil;

‑ O JS segue as directrizes traçadas pelo Conselho Directivo do Sporting CP, é responsável por todos os seus leitores e mostra‑se autónomo a qualquer poder político, económico ou particular;

‑ O JS sublinha a relevância de distinguir, em termos gráficos e editoriais, as notícias sobre o Clube e as opiniões;

‑ O JS deve respeitar a História Centenária do Sporting CP;

‑ O JS tem presente, em todas as publicações, a importância de cada Sócio e adepto do Clube;

‑ O JS tem por missão manter a opinião pública (e, em particular, todos os seus Sócios e adeptos) informada;

‑ O JS deverá permanecer sempre como um meio de defesa dos interesses do Sporting Clube de Portugal (…) perpetuando os ideais consagrados na sua Fundação, a 1 de Julho de 1906.

Até à presente data, passaram pelo Jornal Sporting 40 directores e centenas de profissionais que ajudaram a escrever e a documentar todos os feitos que marcaram a História verde e branca ao longo de quase cem anos, contribuindo desta forma para manter intacta a missão primordial de informar os Sócios e adeptos sobre a vida do Clube.

A todos, sem excepção, muito obrigado.

 

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal