Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“O Homem é a única máquina do tempo conhecida”

Por André Bernardo
31 Mar, 2021

O Jornal Sporting cumpre hoje 99 anos, tendo sido “a máquina do tempo” que recupera o melhor do ADN Sporting desde 1922, homenageando as suas lendas, retratando a sua actualidade e dando voz aos seus personagens

O ano é 1922. A música de fundo é foxtrot, estilizada pelo ruído distintivo do vinil a sair do megafone do gira-discos. O dia é o trigésimo do terceiro mês desde que o ano é novo e os intérpretes são Gago Coutinho e Sacadura Cabral. O relógio marca as sete horas desde que o dia 29 deixou de o ser. A aeronave é o hidroavião Fairey F III-D MkII. O motor é apenas um, fabricado pela Rolls-Royce, e o som deixa para trás um dos maiores feitos da História, a primeira travessia de avião do Atlântico Sul e a chegada ao Brasil para celebração dos 100 anos do grito do Ipiranga que coroou D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil. O dia é 30 de Março de 1922.

São 18 os anos que faltam para que nas terras de destino do voo nasça um novo imperador do futebol: o Rei Pelé.

Está quase a completar um ano desde que António Stromp nos abandonou para sempre e faltam ainda 99 anos para chegarmos até 2021, já num novo milénio.

Um ano depois o ano é 1923 e inicia-se a “maior corrida do planeta” em Sarthe, França, as 24 horas de Le Mans.

O ano é 1929 e a crise da grande Depressão abala o Mundo, uma década depois do final da 1.ª Guerra Mundial e da Gripe Espanhola se tornar a pandemia mais mortífera de sempre. Passaram 11 anos após a morte do nosso fundador José Alvalade.

O ano é 1930, o local o Uruguai. O evento é o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol.

A década é a dos anos 40, marcada na primeira metade pela 2.ª Guerra Mundial. A segunda metade marca para sempre o futebol português com a equipa de orquestra do Sporting CP a ser tricampeã. A assinatura de autor são mais de 1.200 golos dos eternos ‘Cinco Violinos’.

Desde os anos 50 até à data, o Homem chega à Lua, Portugal sai da ditadura e entra na CEE e o Muro de Berlim cai.

Pelo meio, em Outubro de 1971, ocorre a “Luta do Século” entre Muhammad Ali e George Foreman, com a vitória do “I am the Greatest”.

Agora os anos são os 80 e Portugal ganha a primeira medalha de Ouro nuns Jogos Olímpicos. Estamos em Los Angeles em 1984. O atleta é o Leão Carlos Lopes

A década seguinte de 90 é escrita por Michael Jordan no basquetebol, carregando às costas o número 23 e os Chicago Bulls a seis títulos da NBA. O primeiro deles no ano de 1991.

Em 1992 Robert Kelly Slater torna-se também pela primeira vez campeão mundial de Surf. A primeira das 11 vezes que o fazem subir ao Olimpo mundial do Desporto. 

Dois anos depois o ano é 1994 e torna-se trágico com a última corrida do génio do volante e capacete de “Ordem e Progresso”, Ayrton Senna.

O ano é 2000 e 18 anos após o último campeonato ganho o Sporting CP é de novo campeão nacional em futebol.

Dois anos depois estreou o filme “A Máquina do Tempo”, baseado na obra literária com o mesmo nome que remonta a 1895.

Cito a propósito o escritor Georgi Gospodinov que diz que “O Homem é a única máquina do tempo conhecida”.

O Jornal Sporting cumpre hoje 99 anos, tendo sido “a máquina do tempo” que recupera o melhor do ADN Sporting desde 1922, homenageando as suas lendas, retratando a sua actualidade e dando voz aos seus personagens. E assim continuará a escrever esta História Interminável.

O ano é 2003 e é construído o novo Estádio de Alvalade.

Em 2007 o iPhone revoluciona o Mundo, e Steve Jobs e a Apple imortalizam o seu nome na História.

O ano é 2018 e o ataque à Academia de Alcochete marca o momento mais negro na História do nosso Clube.

O ano é 2020 e o Mundo volta a ser abalado por uma pandemia mundial, a COVID-19.

A 31 de Março de 2020, o Sporting Clube de Portugal celebra os 98 anos do Jornal com o lançamento de um novo formato, há precisamente um ano

2020 fica eternamente marcado pela partida de D10S. Fica o legado das suas jogadas. O humano chamava-se Diego Armando Maradona

O ano volta a ser 1922. Vivem-se os “Loucos Anos 20” e regista-se a primeira patente do que viria a ser a Televisão.  O Presidente do Sporting Clube de Portugal é Júlio Araújo. O Clube é Campeão de Lisboa em futebol. Um ano antes de ser pela primeira vez Campeão de Portugal, em 1923. O Clube é mais uma vez pioneiro e torna-se o primeiro a ter um Jornal, na altura chamado Boletim Sporting Club de Portugal. A estreia é com o artigo “Razão de Ser”, escrito por José Serrano, que vale a pena reler e que voltamos a publicar nesta edição. A Razão de Ser continua 99 anos depois. O dia é 31 de Março de 1922.

 

Editorial da edição n.º 3813 do Jornal Sporting