Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

E o dérbi volta a ter público 19 meses depois

Por Miguel Braga
18 Nov, 2021

Para João Matos este vai ser o dérbi n.º 87, contando com embates para Liga, Taça de Portugal, Supertaça, Taça da Liga, Taça de Honra da AF Lisboa e UEFA Futsal Champions League

Quando os relógios marcarem as 20 horas no próximo domingo, todos os olhos estarão com atenção redobrada às movimentações no Pavilhão João Rocha: o ajuste da braçadeira de capitão de João Matos, a última indicação de Nuno Dias, o pedido aos céus de Merlim e Cavinato, o olhar felino de Zicky, o último ajustar de redes de Guitta e o beijo que dá, quase religiosamente, na tatuagem no braço em memória do filho.

Quando os relógios marcarem as 20 horas no próximo domingo, começará o primeiro dérbi de futsal entre Sporting CP e SL Benfica com público desde Fevereiro de 2020. Para trás ficaram os últimos nove jogos, onde os Leões de Nuno Dias ganharam seis, empataram dois e perderam apenas um, acentuando a diferença do histórico entre as duas equipas, sendo o Sporting CP a equipa com mais vitórias e com mais golos marcados. Recordemos também que o último jogo entre as duas equipas (datado de 13 de Junho de 2021) significou a conquista da Liga 2020/2021 e foi também a maior vitória de sempre do Sporting CP no Pavilhão da Luz (2-6).

Quando os relógios marcarem as 20 horas no próximo domingo, o árbitro dará o apito inicial para o primeiro dérbi Sporting CP vs. SL Benfica para os reforços Caio Ruiz e Waltinho. Do outro lado do espelho está o nosso capitão. Para João Matos este vai ser o dérbi n.º 87, contando com embates para Liga, Taça de Portugal, Supertaça, Taça da Liga, Taça de Honra da AF Lisboa e UEFA Futsal Champions League. Por tudo isto e muito mais, esperamos o apoio incondicional do nosso público, a uma das equipas que mais títulos tem conquistado de Leão ao peito. Merecem todo o apoio e o apoio chegará vestido de verde e branco. Quanto à vontade e motivação dos jogadores, a garantia é de Nuno Dias: “este tipo de jogos é aquele em que não precisamos de motivar. Os jogadores estão a contar os dias para que domingo chegue”. E será às 20 horas que tudo começa.

Depois de um primeiro ciclo onde o Sporting CP foi 100% vitorioso, o jogo de hoje com o Varzim SC marca o início de um novo ciclo até dia 19 de Dezembro, com oito jogos para quatro competições. “É uma equipa difícil de bater, que acredita até ao fim. Temos de manter a nossa matriz e levar o jogo a sério”, afirmou Rúben Amorim, na conferência de imprensa que antecede o jogo. “Por isso, facilitismo zero. Queremos ganhar, jogar bem e manter esta ligação com os adeptos”. A vitória neste jogo poderá representar a passagem à próxima eliminatória da Taça e a entrada com o pé direito em mais uma sequência que marcará, com toda a certeza, o resto da temporada. À equipa pede-se que mantenha os mesmos níveis de concentração e trabalho. A todos os Sportinguistas, que continuem a apoiar a equipa e os jogadores. Só assim continuaremos a escrever o futuro com linhas verdes e brancas.

No último fim-de-semana, a selecção portuguesa falhou o apuramento directo para o Mundial do Catar. Falta agora saber quem será o adversário no play-off que será o primeiro “mata-mata” de Fernando Santos. Na memória, fica a ausência de Pepe, num jogo que era fundamental para as aspirações do futebol nacional. O lance da expulsão do jogador frente à Irlanda é apenas demonstrativo da dualidade de critérios dos árbitros (e alguns comentadores) na avaliação destes lances. Se o jogador está habituado a certas condutas ou entradas no futebol luso, é porque lhe é permitido. Aplicando a velha máxima de Dostoiévski ao futebol moderno: “Se o VAR não existisse, tudo seria permitido”, continuamos a interrogarmo-nos sobre certas decisões.