Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futebol sem disciplina à altura

Por Miguel Braga
07 Abr, 2022

Existe assim um critério para todos os jogadores e existe outro exclusivamente para Nuno Santos. É este o nosso CD, é esta a disciplina que manda no futebol nacional.

UM CASO DE EXCEPÇÃO
No passado fim-de-semana, a equipa liderada por Rúben Amorim conquistou mais três pontos. Num jogo de sentido único, o Sporting CP venceu o FC Paços de Ferreira de César Peixoto com golos de Pablo Sarabia e Nuno Santos. Para a próxima jornada, frente ao CD Tondela, não podemos contar com João Palhinha que viu (mais) um cartão amarelo injusto e com Nuno Santos, castigado a pedido com um jogo de suspensão, por factos que ocorreram em Janeiro, na final da Taça da Liga que o Sporting CP venceu ao SL Benfica.

E que factos foram esses? Que levaram o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a castigar mais uma vez Nuno Santos? – recordemos que apesar das imagens televisivas terem desmentido um relatório incriminatório, o jogador foi suspenso um jogo no pós-jogo com o FC Vizela por “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou reveladores de indignidade”. Recordemos também que o facto de as imagens mostrarem que o jogador não fez o que está no dito relatório, de nada serviu para um CD que utiliza apenas essas mesmas imagens para castigar jogadores do Sporting CP, nunca para os inocentar.

Mas voltemos a essa final da Taça da Liga. Nuno Santos insultou um jogador adversário, coisa nunca antes vista em Portugal entre jogadores, entre equipas técnicas ou mesmo entre jogadores e árbitros, nunca. Existe assim um critério para todos os jogadores e existe outro exclusivamente para Nuno Santos. É este o nosso CD, é esta a disciplina que manda no futebol nacional. O mesmo CD que se mantém em silêncio depois dos vergonhosos acontecimentos que se viveram no pós-jogo do Dragão, entre Sporting CP e o FC Porto. Elementos credenciados pelo clube em questão agrediram – e há várias imagens televisivas que o comprovam – jogadores do Sporting CP. Estádio interditado? Isso não, que ainda faltam alguns jogos para o final da Liga. E consequências imediatas? Quatro jogos de suspensão para jogadores do FC Porto – dois jogos aplicados a Pepe e outros dois a Marchesín − e seis ao Sporting CP − três a João Palhinha, dois a Bruno Tabata e um a Coates por ter sido (mal) expulso. Sim, o nosso capitão foi pisado por Taremi, que se lançou em voo angustiante, enganando o árbitro e muito possivelmente o VAR e, não bastou ter sido injustamente expulso, ainda teve de cumprir um jogo de suspensão por essa expulsão – é este o sentido de justiça e disciplina do CD da FPF.

REGRESSO ÀS ORIGENS
 É o principal fundador do Clube e aquele que emprestou o seu nome ao nosso estádio. Era “um rapaz magro, esguio, de uma calma britânica” que “deve ser recordado como o maior dirigente desportivo da época, o mais esclarecido e se não pôde sonhar mais, foi, provavelmente, porque não o deixaram, senão tê-lo-ia feito”. As palavras são de Luís Augusto Costa Dias, investigador e historiador que assina – juntamente como Paulo J.S. Barata e Vasco Borges de Campos – a mais recente e completa biografia de José Alvalade. O livro que é lançado hoje e do qual o Jornal Sporting publica um excerto – além de uma excelente entrevista com um dos autores – é de leitura obrigatória para todos os que se interessam pela História do nosso Clube.

Conhecer a vida de José Holtreman Roquette é também compreender um pouco mais do que é ser Sporting e de quais são os desígnios do Clube desde a sua fundação. Na tarde em que precocemente faleceu, foram estas as palavras no vespertino jornal A Capital: “faleceu hoje o distinto sportsman José Holtreman Roquette (Alvalade) que no nosso meio tinha um lugar de destaque pelas suas excelentes qualidades de carácter (…). A sua morte é sentida com grande pesar no meio desportivo porque Alvalade animava, entusiasmava e coadjuvava todas as iniciativas cujo fim fosse o desenvolvimento de qualquer especialidade desportiva (…). Ao que consta todos os clubes de Lisboa e de fora se farão representar, prestando assim a última homenagem ao pobre moço que ao Sport tanto se dedicou”. José Alvalade morreu com apenas 33 anos.

A MARCA DO LEÃO
No andebol, o Sporting CP quase fez história na Alemanha, perdendo por apenas um golo contra o todo poderoso SC Magdeburg (já depois de ter empatado na primeira mão no Pavilhão João Rocha). O jogo, infelizmente, acabou por ficar marcado por decisões polémicas dos árbitros nos momentos decisivos. Isto num encontro onde Francisco e Martim Costa foram os melhores marcadores dos Leões com 50% dos golos totais da equipa, deixando a sua marca na EHF.

Quem também continua a deixar a sua marca no Desporto Mundial é Jorge Fonseca. O judoca conquistou a sua terceira medalha de ouro em 2022 – depois do Open de Praga e do Grande Prix de Portugal – no Grand Slam de Antália, na Turquia. Com esta vitória, Fonseca volta ao lugar “que lhe pertence”, ou seja, regressa à liderança do ranking mundial de judo na categoria -100Kg, estando invencível há 14 combates. É obra.

Editorial da edição n.º 3866 do Jornal Sporting