Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

PENÁLTI, VERDADE DESPORTIVA e HIPOCRISIA!!!

Por Tito Arantes Fontes
07 Abr, 2022

CAMPEONATO NACIONAL − Este último fim-de-semana desenrolou-se a 28.ª jornada do Campeonato Nacional… e − cumprindo uma agenda claramente pré-determinada − os holofotes posicionaram-se em cima do SPORTING e do seu jogo com o Paços de Ferreira! Mais concretamente muito se discutiu o penálti assinalado a favor do SCP quando passavam os 15 minutos de jogo. Esclareço já que para mim foi penálti indiscutível! Indiscutível e limpinho! A perna esquerda do guarda-redes ceifou o pé direito do “nosso” Paulinho… evidente no Estádio e ainda mais evidente em casa, desde logo quando tive acesso às imagens gravadas desse lance do jogo. Penálti clarinho em qualquer parte do mundo! Ainda assim, quis ouvir, depois do jogo e como habitualmente, vários “comentadores de arbitragem” analisando o jogo, incluindo ex-árbitros. Todos os que ouvi ou li foram unânimes… o penálti a favor do SPORTING é mesmo penálti! Uma única excepção… claro, o inefável Jorge Coroado não vê penálti nenhum nessa jogada! Coitado!

VITOR FERREIRA − Foi este o árbitro desta partida. Titubeante, inseguro, atarantado. Erros atrás de erros, de todo o tipo. Não viu o penálti cometido sobre o Paulinho aos 15 minutos de jogo. Foi, por isso, alertado pelo VAR Rui Oliveira para ir rever o lance. E ainda bem que assim foi! Pois é exactamente para isso que lá está o VAR… para permitir aos árbitros tomar decisões correctas, sempre para salvaguarda da Verdade Desportiva!

DUARTE GOMES - Este comentador, ex-árbitro, entendeu dar um “ar da sua graça” a propósito deste lance. Em má hora o fez! Apelidou o penálti de “tecnológico” e − até pasmei! − afirmou que o VAR não deveria ter intervindo, antes deveria ter deixado o jogo prosseguir sem a sua intervenção. Ou seja, Duarte Gomes entende que a Verdade Desportiva não é para respeitar! E − por isso − condena que o VAR cumpra a sua função, incluindo que alerte o árbitro para ver as imagens do lance… para marcar, se assim se justificar, o tal “penálti tecnológico”! A única pergunta que interessa colocar é só uma: foi ou não foi penálti? Foi mesmo! Por isso bem andou o VAR em ter intervindo! E tomamos nota que Duarte Gomes mais uma vez demonstra que para ele o valor da Verdade Desportiva é, afinal, algo que pode ser menosprezado, dispensado e maltratado! Lamentável, Duarte Gomes!

CRITÉRIO DISCIPLINAR − Quanto à disciplina, nomeadamente ao “critério dos amarelos” do árbitro Vítor Ferreira… pois, foi um desastre! Usou de um critério ininteligível… a título de exemplo: logo aos 10 minutos o nosso Porro sofre indiscutível falta para amarelo e nada é assinalado! E no fim da primeira parte Palhinha não faz qualquer falta e é injustamente “amarelado”! Dois pesos… duas medidas!

GONÇALO INÁCIO - Palavra de satisfação por ter renovado o seu vínculo ao SCP! Ainda bem, Gonçalo! Fazes falta no nosso Clube! Nós sabemos do teu valor… muito valor! Ao contrário de outros, pobres e tristes… que até agora nem isso perceberam… não é, Fernando Santos???

HIPOCRISIA - Zénite da hipocrisia no último comunicado do “mala ciao” pretendendo que o SCP tenha sido beneficiado pela arbitragem no lance do penálti a que acima já aludimos! Então não é que essa gente que participou activamente − e tanto beneficiou! − na MAIOR VERGONHA DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, ou seja, no CASO DO JAMOR, no jogo do 11 contra… seis!  acha que ainda pode falar? Falar sem razão, como já vimos, mas falar! Não, não pode! Muito menos darem-se ares de “coitadinhos e prejudicados”… eles, os de sempre beneficiados! Eles… os que se locupletaram de modo tão vil no JAMOR!

HOMENAGEM - Dois grande leões que partiram nesta última semana! Rui Pinheiro, grande jogador de basquetebol nos anos 70 e 80! Joaquim Carvalho, grande guarda-redes de futebol nos anos 60! Ambos Campeões pelo SCP! Ambos internacionais! Ambos referências nacionais e Sportinguistas! Paz à vossa Alma! A nossa sincera Homenagem!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!