Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Esplendor na água

Por Pedro Almeia Cabral
14 Abr, 2022

No passado domingo, o Sporting Clube de Portugal fez, mais uma vez, aquilo que sabe fazer melhor: História. Conquistámos uma inédita dobradinha, vencendo o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, tanto em masculinos, como em femininos. Se o domínio nos masculinos tem sido regular − foi a nona vitória consecutiva desde 2011 (nos últimos dois anos, por causa da pandemia, estes campeonatos não se realizaram) –, já nos femininos foi algo que não acontecia há 16 anos: o último título feminino foi em 2006. E não se julgue que é fácil juntar os troféus masculino e feminino. A última vez que tal sucedeu foi em 1996, para o Algés e Dafundo. Só mais o FC Porto conseguiu fazer o mesmo. O Sporting CP entra assim para o conjunto restrito dos clubes que conseguem no mesmo ano vencer em toda a linha.

Como em muitas modalidades, a História da natação em Portugal confunde-se com a do Sporting CP. A secção da natação Leonina foi criada em 1921 e funcionou regularmente por quase três décadas. Incluía o polo aquático, um desporto com alguma popularidade na altura e que tem a curiosidade de ter sido o segundo desporto coletivo introduzido em Portugal, a seguir ao futebol. Aliás, o Sporting CP ganhou mesmo quatro campeonatos nacionais de polo aquático nesses anos 20. A dificuldade de ter uma piscina fez com que houvesse um intervalo na evolução da natação do Sporting CP. Nos anos 50, a modalidade ressurgiu para ter que pausar novamente por falta de instalações. A partir dos anos 70, a natação do Sporting CP fez parte do imaginário de milhares de crianças lisboetas. O Sporting CP apostou forte na utilização das piscinas do Campo Grande e levou gerações a terem um primeiro contacto com o Clube através da prática da natação. Mais recentemente, as piscinas do Multidesportivo induziram uma prática profissional, que se tem traduzido em títulos e na tão desejada estabilização da modalidade no Clube.

A conquista Leonina foi robusta. Estivemos sempre na frente e fizemos 915 pontos nos homens, contra os 831 do SL Benfica, e 930 pontos nas mulheres, seguidos pelo FC Porto, com 869. Em 38 provas disputadas, os nadadores e as nadadoras do Sporting CP arrecadaram nove medalhas de ouro, doze de prata e oito de bronze. O inevitável Alexis Santos, um já histórico nadador do Sporting CP, destacou-se com duas medalhas de ouro, nos 200 metros estilos e nos 50 metros costas. Francisco Santos dominou nos 100 e 200 metros costas e Inês Henriques nos 100 e 200 metros mariposa. Nem só nos campos, nos pavilhões, nas pistas de atletismo ou no mar vence o Sporting CP. O mais ecléctico Clube português vence sempre que compete e também nas piscinas!