Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Braçadas de Leão

Por Juvenal Carvalho
14 Abr, 2022

Falar da natação do Sporting Clube de Portugal é falar de um trabalho de excelência a que, embora ninguém consiga nada sozinho, porque os líderes se reúnem sempre de um colectivo preferencialmente feito de competência, o nome do professor Carlos Cruchinho tem que ser incontornavelmente colocado como figura maior. Um fazedor de Campeões de décadas. Um nome grande do nosso historial, que em boa hora assumiu as rédeas da nossa natação.

E o que aconteceu no passado fim-de-semana, nas piscinas do Jamor, com a conquista dos títulos nacionais por equipas, tanto em masculinos (um inédito nono título consecutivo) como em femininos (recuperado o título que havíamos perdido em 2006), foi apenas o corolário lógico desse mesmo trabalho. As braçadas de Leão que chamei para título desta coluna de opinião, são feitas de muito esforço, dedicação e devoção, para que esta Glória, que afinal é recorrente, não seja por acaso.

Nos desportos individuais sabemos todos do quão tem que ser perseverante e dedicado tanto o atleta como o treinador. O começar até de madrugada a sua primeira sessão de treinos do dia. O ter de abdicar de tanta coisa para que o êxito seja possível. O ter até que obrigar os familiares mais próximos, desde tenra idade, a acompanhá-los aos treinos, tal o inusitado das horas dos mesmos. A "sorte" deste sucesso da nossa natação dá mesmo muito trabalho.

Um trabalho que, no caso de Alexis Santos, o "Rei Leão" das piscinas, com quem tive a oportunidade de privar no decorrer do último jogo da nossa equipa de futebol sénior, em Alvalade, ante o Paços de Ferreira, e de constatar a sua humildade, aquela de que são feitos os verdadeiros campeões, todos eles humildes e de têmpera como só eles, fui até sabendo mais um pouco da sua carreira e da sua longevidade a ganhar e que o leva a ser indiscutivelmente a figura mais representativa da natação portuguesa e um verdadeiro símbolo do "Leão". Aquela categoria que já o levou também a obter excelentes resultados no plano internacional. Foi o Alexis, a quem fui perguntando coisas e a que ele me foi esclarecendo, que me alertou para a possibilidade da "dobradinha" que viria a ser conseguida. Com a convicção de que o trabalho feito tinha tudo para dar os seus frutos.

Como nada é por acaso, ele foi premonitório. Se acredita na sua capacidade individual, também a exponenciou para o colectivo, sabendo ele como ninguém, que nada se ganha sozinho.

Quando a natação do SCP tem pessoas como Carlos Cruchinho, com quem tive o prazer de ter sido galardoado, em 2014, num Núcleo do Sporting, no caso o da Carapinheira, na sua liderança, a palavra vitória é recorrente e tão natural... como o respirar. Na pessoa do professor, mas também no trabalho de todos os Leões e Leoas, os meus parabéns à natação do Sporting CP pelos títulos conquistados. Mais haverão para conquistar... até porque ninguém ganha por acaso.

PS - Parabéns também ao rugby feminino pela vitória na Taça de Portugal, e com ela a conquista da "dobradinha" na época. O eclectismo é a nossa imagem de marca... decididamente.