Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sob os desígnios do fundador

Por Miguel Braga
14 Abr, 2022

Com a sua habitual sede de vencer, a equipa feminina de rugby do Sporting CP conquistou a Taça de Portugal ao vencer a AEES Agrária de Coimbra, nas Caldas da Rainha. Foi a quinta Taça de Portugal do palmarés do Sporting CP − a primeira em rugby de XV.

Na semana passada, demos a conhecer a Biografia de José Alvalade e os passos que deu na criação do Sporting Clube de Portugal. Ficou claro que desde a sua génese este é um Clube que faz do Eclectismo uma das suas bandeiras, encarando o Desporto como força motriz de uma sociedade mais justa e mais igualitária. Dias depois, o Sporting CP dava mais um passo nessa caminhada iniciada por “um rapaz magro, esguio, de uma calma britânica”, cuja vida “exalou um certo bálsamo poético”.

Em pleno complexo do Jamor, a natação do Clube fez História conquistando pela primeira vez o título de Campeã Nacional tanto em masculinos como femininos (o nono e sétimo, respectivamente).
Ao todo, os atletas de Alvalade conquistaram 29 medalhas (15 em masculinos e 14 em femininos) nas 38 provas disputadas. A saber: nove de ouro, 12 de prata e oito de bronze, com destaque para as duplas conquistas de ouro de três dos nossos Leões: Alexis Santos (200 metros estilos e 50 metros costas), Francisco Santos (100 e 200 metros costas) e Inês Henriques (100 e 200 metros mariposa).

Com a sua habitual sede de vencer, a equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça de Portugal ao vencer a AEES Agrária de Coimbra por 10-20 nas Caldas da Rainha – isto depois de se ter sagrado Campeã Nacional da Divisão de Honra XV há apenas umas semanas. Foi a quinta Taça de Portugal do palmarés do Sporting CP − a primeira em rugby de XV.

No Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, o Sporting CP fez jus ao reactivamento da ginástica acrobática, conquistando 23 títulos nacionais e colocando no pódio a totalidade dos seus 28 atletas, sagrando-se campeão absoluto nas categorias de juniores e juniores de elite.

Destaque ainda para a Campeã Europeia Teresa Bonvalot que encerrou o circuito de qualificação para a Liga Mundial de Surf com uma vitória no Caparica Surf Fest – a surfista já tinha conquistado a prova na edição anterior.

Vitórias diferenciadas, vitórias nos mais diferentes campos, em terra e no mar. Também a equipa de futebol, liderada por Rúben Amorim, deu um recital, em especial na primeira parte, onde reduziu a equipa local a uma mera presença na primeira parte – os nossos adversários tiveram zero remates, zero cantos, zero foras-de-jogo, apenas 30% de posse de bola contra 70%. O resultado final de 1-3 peca, quanto muito, por escasso, face à quantidade de oportunidades criadas. Este fim-de-semana há jogo grande, o dérbi dos dérbis, frente ao eterno rival. O objectivo, esse, não muda: três pontos e a vitória do nosso Clube. Hoje, amanhã e sempre.

Editorial da edição n.º 3867 do Jornal Sporting