Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto José Cruz

"Fizemos um grande jogo"

Por Jornal Sporting
20 maio, 2017

Nuno Dias mostrou-se muito satisfeito com a exibição do Sporting CP frente ao Futsal Azeméis

O técnico do Sporting CP, Nuno Dias, não escondeu a sua felicidade com a goleada por 5-1 frente ao Futsal Azeméis, que deixa os leões a uma vitória das meias-finais do playoff do campeonato.

"Retenho uma excelente exibição da nossa parte esta noite, com bons momentos. No cômputo geral, fizemos um grande jogo. Merecíamos ter ido para o intervalo com uma vantagem maior. Na segunda parte entrámos muito bem e, felizmente, conseguimos concretizar as oportunidades", começou por dizer em declarações à TVI 24, tendo depois virado o foco para o encontro da próxima semana. 

"Isto ainda não acabou. Temos de vencer para a semana, onde esperamos que só tenhamos um jogo. Era sinal que conseguíamos eliminar o Futsal Azeméis em dois jogos. Têm uma boa equipa, com excelentes jogadores, muito experientes, com muita qualidade individual e colectiva. O que nos obriga a trabalhar nos limites para obter um bom resultado", finalizou. 

Foto César Santos

Sporting CP entra no playoff com uma goleada

Por Jornal Sporting
20 maio, 2017

Leões venceram por 5-1, ficando a uma vitória de confirmar o apuramento para as meias-finais do campeonato

O Sporting CP começou da melhor forma a participação no playoff do Campeonato Nacional de futsal ao golear, este sábado, o Futsal Azeméis por 5-1. Cavinato, com um hat-trick, esteve em evidência, com Fortino e Caio Japa a fazerem os restantes golos da vitória leonina. Os campeões nacionais estão assim a uma vitória de confirmarem o apuramento para as meias-finais. 

O primeiro golo da partida surgiu logo no primeiro minuto, numa finalização à meia volta de Fortino. Os leões entraram muito fortes na partida, executando vários remates, e chegaram ao segundo golo aos seis minutos. Bela combinação entre Dieguinho e Cavinato, com o ala italiano a finalizar. Depois de acusar muitas dificuldades para suster a pressão do Sporting CP, a formação local reagiu e, depois de algumas ameaças, conseguiu mesmo reduzir a desvantagem aos 15 minutos, por intermédio de André Gomes. A equipa orientada por Nuno Dias ainda teve uma oportunidade para voltar a dilatar a vantagem antes do intervalo, mas Caio Japa acertou no poste. 

O segundo tempo começou praticamente da mesma forma do que o primeiro, ou seja, com um golo do Sporting CP. Grande triangulação entre Paulinho, Dieguinho e Caio Japa, com o último a não desperdiçar. O Azeméis reagiu de imediato e ficou perto de voltar a reduzir a desvantagem para um golo de diferença, valendo aos leões a saída rápida dos postes do guarda-redes André Sousa. A resposta dos verdes e brancos foi letal: Cavinato apareceu sozinho e não perdoou, bisando na partida.

Ao ver a desvantagem atingir os três golos de diferença, a formação local arriscou e apostou no guarda-redes avançado a sete minutos do fim. Situação que trouxe mais contrariedades, com Cavinato a recuperar uma bola e, ainda antes do meio-campo, a rematar para a baliza deserta, completando o hat-trick (35'). O Azeméis insistiu no cinco para quatro, mas sem efeitos práticos, tendo sido mesmo o Sporting CP a ficar perto do sexto golo. Num lance idêntico ao quinto golo, o guarda-redes André Sousa recuperou a bola e rematou, com a bola a passar a rasar o poste. 

No próximo sábado, em Odivelas, os leões podem confirmar a presença nas meias-finais.

Foto César Santos

"Objectivo é claramente vencer"

Por Jornal Sporting
19 maio, 2017

Raul Oliveira, treinador adjunto do futsal, garante concentração total frente ao Futsal Azeméis

O treinador-adjunto de Nuno Dias na equipa de futsal do Sporting CP, Raul Oliveira, garante foco exclusivo no adversário do primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off de apuramento de campeão da Liga Sport Zone. "Correu de forma natural a preparação para este encontro e o foco continua a ser sempre o mesmo para os jogos: ganhar. O nosso lema é pensar sempre jogo a jogo. O próximo é frente ao Futsal Azeméis, estamos preparados e o objectivo é claramente vencer", adiantou.

Foto César Santos

Penalidades afastaram leões da luta pela revalidação da Taça

Por Jornal Sporting
13 maio, 2017

Sporting CP conseguiu recuperar de duas desvantagens, mas acabou derrotado nos penáltis pelo Benfica

O sonho de voltar a conquistar a Taça de Portugal esfumou-se na meia-final diante do Benfica que, assim, se desforrou da derrota de 2016 na finalíssima (4-2).

A superioridade do Sporting CP no controlo do jogo foi evidente, mas o Benfica foi mais forte a explorar a transição, apostando num jogo directo para Elisandro. A grande diferença acabou por ser a eficácia, sendo que o Benfica foi muito mais feliz na finalização. Ao contrário, Bebé foi adiando o que pôde. Nos penáltis, novamente, a competência ou sorte como se queira chamar, foi maior no lado dos encarnados.

Aos oito minutos, Fortino sofreu uma falta dura. O livre estudado teve sucesso, com Leo a servir na perfeição Diogo, que, de cabeça, abriu a contagem. Aos 16’, Chaguinha igualou depois de um lance individual, com um remate à entrada da área.

No segundo parcial, o Sporting CP voltou a procurar incessantemente o golo, enquanto o Benfica se ficava (cada vez mais) pelo jogo directo e pelas saídas rápidas. Foi assim que os encarnados chegaram à vantagem. Fábio Cecílio tirou a bola a Fortino, entregou a Chaguinha que, depois, serviu Cecílio para um remate bem-sucedido. Aos 28', agressão de Fernando Wilhelm a Varela. O jogador leonino também empurrou o adversário e ambos acabaram expulsos.

Aos 29’, Fortino, que até não havia tido sucesso na finalização, acabou por empatar o jogo. O pivot tirou Bruno Coelho da frente e desferiu um remate indefensável ao canto superior direito da baliza de Bebé, numa altura em que Nuno Dias arriscara o guarda-redes avançado, com ambas as equipas reduzidas a quatro jogadores.

Três minutos volvidos e Elisandro conseguia roda para fazer o terceiro do Benfica. Até à lesão de Leo, o brasileiro tinha sido completamente condicionado, mas acabou por aproveitar algum espaço dado por João Matos, após excelente passe de Chaguinha.

O Sporting CP apostou no 5x4 e, mesmo sem sucessos práticos durante três minutos, os últimos dois foram de total sufoco para o Benfica. Bebé ainda evitou três remates, mas Merlim, a cinco segundos do fim, surpreende o guardião do Benfica com o movimento habitual. 

Nos penáltis, Fortino abriu as hostes, mas acabou por atirar por cima. A partir daí, sucesso para os três jogadores do Benfica (Patias, Bruno Coelho e Franklin Cavalcante) e para os dois do Sporting CP (Diogo e Merlim). 

 

Foto César Santos

Leoas derrotadas na meia-final da Taça de Portugal

Por Jornal Sporting
13 maio, 2017

Sporting CP entrou a perder diante do Benfica e, mesmo estando na discussão da partida até final, não conseguiu o apuramento para a finalíssima

Não foi desta que o Sporting CP conseguiu vencer a Taça de Portugal em futsal feminino. As leoas enfrentaram o Benfica na meia-final e acabaram arredadas da competição ao perderem por 4-3.

No primeiro minuto, Janice Silva aproveitou um mau passe da Sportinguista Maria Martins para inaugurar o marcador a favor do Benfica. Aos oito, Cátia Morgado remata para a baliza deserta e empata o jogo, igualdade registada ao intervalo.

No segundo parcial, a capitã dos encarnados, Inês Fernandes, restaurou a vantagem vermelha e branca, marcando aos 22’. Aos 28, a guardiã leonina, Naty, travou os intentos das encarnadas e lançou Cátia Morgado que desferiu um remate indefensável para nova igualdade. Só que, aos 32’, e mesmo perante várias oportunidades desperdiçadas pelos leões, Janice Silva bisou depois de ultrapassar Ana Marques.

O Sporting CP procurou, através do 5x4, igualar, mas o Benfica ainda beneficiou de um livre directo face à quinta falta cometida pelas leoas. Catarina Fernandes ampliou para 4-2, a 40 segundos fim. A oito segundo do término do encontro, Maria Martins ainda reduziu, convertendo uma grande penalidade.

 

Foto César Santos

"Podíamos ter chegado à vantagem nos momentos em que fomos melhores"

Por Jornal Sporting
13 maio, 2017

Nuno Dias afirma que o jogo foi equilibrado e assume que não estar na final da Taça de Portugal é um objectivo que cai por terra

Na conferência de imprensa de rescaldo à eliminação da Taça de Portugal, Nuno Dias concordou que o afastamento da prova não era o resultado pretendido: "Acreditámos e trabalhámos para um resultado diferente, que não este. É um objectivo que cai por terra, não há que o esconder. Foi um jogo equilibrado, duro, apropriado aos guerreiros. Podíamos ter chegado à vantagem nos momentos em que fomos melhores. O Benfica aproveitou e está de parabéns".

Sobre a eliminação nas grandes penalidades, o técnico não se alongou, destacando que as derrotas são sempre indesejadas: "Independentemente da forma como saímos, o sabor é sempre amargo. A partida nem sempre foi bem jogada, mas 'partida', com momentos em que tanto Sporting CP e Benfica estiveram por cima. Penso que em 10 disputas nos penáltis, só por uma vez acabámos por vencer".

Por fim, alguns reparos à arbitragem, mas apenas na componente disciplinar, motivados, certamente, por alguma agressividade e por faltas localizadas em zonas perigosas que não foram assinaladas com cartão amarelo: "Em cinco anos, só por uma vez comentei a arbitragem. Venci por 7-2 o Modicus e falei. O capítulo técnico foi bom, mas não gostei do capítulo disciplinar. Mais cartões ficaram por mostrar. Enquanto os infractores não são punidos, os jogos continuarão a endurecer e os jogadores infringirão até à admoestação".

 

Boletim clínico do futsal

Por Sporting CP
12 maio, 2017

Informação médica do departamento clínico da secção do futsal

O departamento clínico do futsal do Sporting Clube de Portugal informa:

Djô – O atleta foi submetido a uma cirurgia, em dezembro, por instabilidade póstero-externa do joelho direito. O processo de recuperação está a decorrer dentro da normalidade. O retorno à competição deve acontecer apenas na próxima época desportiva. - 

 
Deo – O atleta ficou de fora do encontro com o Estoril por se encontrar a recuperar de uma mialgia de esforço. Treinou-se hoje e pode ser opção para o encontro das meiasfinais da Taça de Portugal.
 
O Departamento Clínico,
Dr. Manuel Sousa
Fisioterapeuta Nuno Pinto
Fisioterapeuta Andrew Durães
Foto César Santos

Bilhetes para o dérbi da Taça já disponíveis

Por Jornal Sporting
12 maio, 2017

Poderão ser levantados convites para a meia-final da Taça de Portugal no Núcleo do Sporting CP de Gondomar, bem como para os femininos

Os bilhetes para a meia-final da Taça de Portugal de futsal, que irá ter lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar no sábado, pelas 15h30, poderão ser já levantados no Núcleo do Sporting CP de Gondomar. Para o confronto dos femininos, os respectivos ingressos estarão disponíveis a partir das 18h30.

Foto FPF

"Equipa foi séria e profissional"

Por Jornal Sporting
11 maio, 2017

Nuno Dias mostrou-se satisfeito pela goleada (13-0) frente ao Estoril e pela atitude dos seus jogadores

O Sporting CP goleou por 13-0 o Estoril na primeira partida da final-eight da Taça de Portugal de futsal, qualificando-se assim para as meias-finais da competição. Nuno Dias, treinador dos leões, destacou a postura correcta com que os seus jogadores enfrentaram uma equipa dos distritais e parabenizou o próprio adversário pelo trajecto que almejou. 

"A equipa foi séria e profissional tal como exigimos e é assim que temos de trabalhar. Só mantendo o profissionalismo é que o avolumar do resultado foi possível. Parabéns a eles pela forma como são sérios nas abordagens aos jogos, independentemente do marcador", começou por dizer o técnico, deixando também elogios ao clube da linha. "Uma palavra também para o Estoril, que espero que consiga atingir os seus objectivos, pela forma como se bateu e como lutou, obviamente com armas desiguais. Tiveram mérito pela forma como aqui chegaram", afirmou.

O colectivo verde e branco encontra-se agora à espera de saber quem é o seu próximo adversário - tratar-se-á do vencedor da partida entre Benfica e São João - e Nuno Dias abordou já essa meia-final, ainda que sem adversário conhecido. "Agora é esperar para ver quem é o adversário na meia-final e preparar bem esse adversário. Ainda temos um treino amanhã para o fazer e para sábado estar aqui na máxima força", concluiu o treinador português.

Foto FPF

Leões goleiam e estão nas meias-finais

Por Jornal Sporting
11 maio, 2017

Sporting CP venceu o Estoril por uns esclarecedores 13-0 e esperam pelo vencedor do jogo entre Benfica e São João

A equipa verde e branca de futsal confirmou nesta quinta-feira à tarde o seu amplo favoritismo ao golear por números claros o Estoril nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O resultado, de 13-0, não deixou margens para dúvidas quanto à superioridade leonina, que se expressou durante toda a partida. 

Alex Merlim (3), Dieguinho (3), Varela (2), Diogo (2) e Paulinho (2) foram os marcadores da equipa de Nuno Dias, aos quais se acrescentou um auto-golo de Rúben Teixeira a fechar o leque de golos em Gondomar.

Os leões estão agora à espera da partida que coloca frente a frente o Benfica e o São João, de onde sai o adversário para as meias-finais da competição, e que pode dar azo a um dérbi entre os rivais lisboetas. A partida, contra o Benfica ou não, irá disputar-se no sábado, pelas 18h.

 

 

Páginas

Subscreva RSS - Futsal