Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto César Santos

"Queremos construir algo histórico na UEFA Futsal Cup"

Por Jornal Sporting
23 Abr, 2017

João Matos foi o porta-voz da ambição do Sporting CP à partida para o Cazaquistão

"Ambição" foi a palavra de ordem na equipa de futsal do Sporting CP que este domingo partiu para o Cazaquistão, onde irá disputar a final-four da UEFA Futsal Cup, agendada para o último fim-de-semana de Abril.

"A alegria e o prazer de disputarmos a fase final de uma competição destas é muito grande. É um orgulho para nós, Sporting CP, e para o futsal português, estarmos mais uma vez numa final-four. Quando a competição estiver a chegar mais perto os nervos vão aparecer. Um 'nervosinho' que é normal. Ainda temos uma semana de trabalho para ajustar alguns pormenores. Começa agora aquele espírito de UEFA, que nos faltava e ambicionávamos. Tínhamos muita vontade que esta semana chegasse", começou por dizer João Matos, capitão dos leões, garantindo que a moral está em alta. O sonho assim o exige.

"O nosso espírito é de entreajuda, de união e amizade. Queremos construir algo histórico nesta fase. Vai ser uma final-four muito equilibrada. O Sporting CP é a única equipa presente que ainda não foi campeã europeia, ainda assim temos muita qualidade. Esta é uma equipa com muitos trunfos, um grupo de trabalho muito coeso. Acreditamos que podemos fazer algo de muito bom nesta UEFA Futsal Cup", frisou.

A formação verde e branca entra na quadra da Almaty Arena já na próxima sexta-feira, frente aos russos do Ugra, os actuais detentores do título europeu. João Matos mostrou-se consciente das dificuldades, mas sublinhou que o Sporting CP tem qualidade para "fazer um bom resultado". "Não é de hoje que se diz que esta é a melhor equipa de sempre no Sporting CP. Temos muita qualidade em todos os sectores. Temos argumentos válidos e poderosos em muitos aspectos do jogo. Não podemos é deixar que as emoções nos façam cometer erros. A cabeça vai ter de estar bem assente. Da forma como trabalhamos diariamente, acredito que vamos fazer um bom resultado frente ao Ugra. É uma equipa com muita qualidade, vai ser difícil, mas temos uma excelente equipa", rematou.

Calendário de jogos
28 de Abril, Meias-finais:

Ugra-Sporting CP (14h)
Inter-Kairat (16h30)

Foto César Santos

Sporting CP vence Modicus e preserva invencibilidade

Por Jornal Sporting
22 Abr, 2017

Equipa de Nuno Dias derrotou por 3-0 a equipa de Sandim, em vésperas de viajar para o Cazaquistão

A equipa de futsal não retirou o pé do acelerador e bateu, por 3-0, o Modicus na jornada 24 da Liga Sportzone. Os comandados de Nuno Dias entraram fulgurantes em ambos os parciais e não concederam qualquer golo ao oponente, seguindo para o Cazaquistão, onde disputarão a UEFA Futsal Cup, com a invencibilidade no campeonato.

Diego Cavinato, o melhor marcador da liga, fez jus ao estatuto e abriu a contagem nos primeiros segundos da partida, chegando ao 27.º tento na prova.

No início da segunda parte, João Matos seguiu as pisadas do italiano e marcou aos dois minutos (22'). Não satisfeito, o capitão leonino, que renovou esta semana o vínculo pelos verdes e brancos, ainda fechou as contas aos 33'.

A uma jornada do término da fase regular, os leões permanecem imbatíveis (apenas três empates) e têm agora 69 pontos, mais 10 do que o Benfica, com uma partida a menos.

Na próxima semana, o Sporting CP procura atingir a final da mais importante prova internacional de clubes, troféu que continua a ser um dos grandes objectivos do Clube.

Foto José Cruz

Marcão renova vínculo ao Sporting CP

Por Jornal Sporting
21 Abr, 2017

Depois de João Matos, também o guarda-redes Marcão chegou a acordo com os leões para continuar de verde e branco

No Clube leonino desde a época passada, e sensivelmente com um ano e meio de Sporting CP, Marcão chegou nesta sexta-feira a acordo para prolongar o vínculo que o liga aos leões. O guarda-redes brasileiro tem-se demonstrado a bom nível – sendo o titular das redes verdes e brancas e aliando à vertente defensiva uma importante contribuição ofensiva no momento de 5x4 –, e demonstrou-se muito feliz por continuar em Alvalade.

"Sinto-me muito feliz, com um orgulho tremendo. Todos lá em casa receberam a notícia com o coração pleno de felicidade, sabem da alegria e do prazer que sinto ao estar aqui. Sinto muito orgulho, mas também muita responsabilidade por cá continuar", começou por afirmar, falando de seguida da forma como evoluiu a sua relação com o Sporting CP desde o primeiro momento no Clube: "Quando cheguei, tudo era novo. Já cá tinha estado em Portugal, mas era tudo novo. Agora sinto-me em casa, muito bem, e por isso quero continuar por muito tempo", disse.

O guarda-redes realizou também uma retrospectiva em relação ao que tem sido a equipa desde que chegou e aproveitou para agradecer o voto de confiança dado ao seu trabalho. "O futsal do Sporting CP já é uma marca que está sempre no alto. Temos conquistado muitas coisas e vejo com muito bons olhos não só o presente, como o futuro deste Clube, de que espero fazer parte. Encaro esta renovação como um voto de confiança: se não tivessem a gostar do meu trabalho, não aconteceria", concluiu Marcão.

Foto José Cruz

João Matos prolonga contrato de leão ao peito

Por Jornal Sporting
20 Abr, 2017

Capitão veste de verde e branco há 15 anos e mostrou-se muito feliz por ser assim que vai continuar. "É sempre especial", disse

João Matos renovou nesta quinta-feira à tarde a sua ligação ao Sporting CP, ele que já leva 15 anos de casa - metade dos que conta de vida. Nesse sentido, e tratando-se de um caso raro de continuação a um único clube, o jogador português explicou quais as motivações para continuar e o que continua a sentir quando assina por mais tempo pelo Clube que considera a sua ''casa''.

"Estou muito feliz, normalmente. No momento de vida e de carreira que estou a atravessar, não fazia sentido não continuar aqui. Estou muito orgulhoso de mim mesmo e quero continuar a trabalhar nesta família, da forma que o fiz nos últimos anos. Já são muitos anos, conhecemos as pessoas com quem lidamos, mas há sempre um nervoso miúdinho - e ainda bem - neste dia que é importante para a minha carreira", revelou o leão, que explicou que a continuidade se deve à motivação que mantém e aos objectivos que continuam a surgir. 

"Já são muitos contratos, mas há objectivos pessoais e comuns a todo o grupo e amor. Não é novidade, nunca escondi, que sou Sportinguista. Sinto-me bem nesta casa, sempre fui bem tratado como pessoa e atleta, e não coloco a hipótese de jogar noutro clube que não o Sporting CP", concluiu João Matos, que leva já sete golos na presente temporada e que chegou recentemente à 100.ª internacionalização por Portugal.

Foto César Santos

"O Modicus vai tentar surpreender-nos"

Por Jornal Sporting
20 Abr, 2017

Nuno Dias garante que os leões vão ter de se apresentar "bem organizados" para somar mais três pontos

Modicus e Rio Ave são as únicas duas equipas que, na fase regular, ainda têm hipótese de derrotar o Sporting CP. Foi nesse sentido que Nuno Dias fez a antevisão do jogo a contar para a 24.ª jornada contra o clube da cidade de Sandim. "O Modicus vai tentar surpreender-nos. Na liga, ainda nenhuma equipa conseguiu ganhar-nos, por isso alguém vai querer fazê-lo e, nesta fase, só o próximo adversário e o Rio Ave podem tentar", sublinhou. 

Numa breve análise ao conjunto de Emídio Rodrigues, o treinador verde e branco não poupou elogios ao opositor. "Nunca é fácil jogar em casa do Modicus. Criam-nos bastantes dificuldades. São bem organizados, têm excelentes jogadores, por isso não há espaço para pensar na UEFA", afirmou.
 
André Sousa já recuperou de lesão, tal como Dieguinho, que treinou sem limitações mas ainda não está certo para o jogo. "Há bem pouco tempo tivemos sete atletas lesionados. Não é fácil gerir essas situações. Neste momento, o André está recuperado e o Dieguinho treinou sem limitações, sendo que ainda vamos pensar se será convocado. Felizmente, temos um plantel rico que nos dá muitas soluções", explicou.
 
Recorde que Sporting CP e Modicus já se defrontaram duas vezes esta temporada. Confira os resultados:
Sporting CP-Modicus, 6-3 (Jornada 11 da Liga SportZone);
Modicus-Sporting CP, 2-5 (Meia-final da Taça da Liga)
Foto José Cruz

"Queremos ganhar para irmos confiantes para a UEFA"

Por Jornal Sporting
20 Abr, 2017

Edgar Varela projectou o desafio do Sporting CP frente ao Modicus a contar para a 24.ª jornada

É já este sábado que os leões disputam o último jogo do campeonato antes de viajarem até ao Cazaquistão para disputarem a 'final-four' da UEFA Futsal Cup. O adversário da 26.ª jornada é o Modicus e Edgar Varela assumiu que espera dificuldades, ainda que a equipa de Emídio Rodrigues tenha sido incapaz de derrotar o Sporting CP nos duelos realizados na presente temporada (dois jogos e duas vitórias leoninas). 

"Esperamos uma partida complicada. O Modicus está em terceiro lugar [46 pontos], a dois pontos do Sp. Braga, terceiro classificado, por isso vão tentar encurtar distâncias. Queremos ganhar para irmos confiantes para a UEFA", vincou o ala verde e branco. 
 
Na Liga SportZone, Varela leva 13 golos em 23 jogos, sendo que marcou o único remate certeiro dos leões contra o Benfica, na última ronda (1-1). Nesse sentido, o jogador admitiu estar confiante. "Quando faço golos sinto-me mais confiante e forte. É preciso referir que não conseguiria nada sem a ajuda dos meus companheiros", acrescentou.
 
A poucos dias do embarque para o Cazaquistão, Varela adiantou também que a ambição do Sporting CP passa por "trazer a taça que nos falta". 
 
O jogo entre Modicus-Sporting CP realiza-se no sábado às 17h.
Foto César Santos

"Hoje o Sporting CP foi melhor"

Por Jornal Sporting
15 Abr, 2017

Apesar de garantir o 1.º lugar na fase regular, Nuno Dias não se mostrou totalmente satisfeito com o empate (1-1) na Luz

A equipa de futsal do Sporting CP empatou neste sábado à tarde (1-1) frente ao Benfica, no reduto do rival, garantindo desta forma a liderança da fase regular, ainda a dois jogos do final. Nuno Dias, treinador leonino, não se mostrou totalmente feliz visto que considerou o empate injusto para os seus pupilos. 

"Não estamos 100 por cento satisfeitos. Fizemos mais do que suficiente para conseguirmos um resultado melhor. O equilíbrio tem sido nota dominante entre estas duas equipas, mas hoje o Sporting CP foi melhor, porque criou mais e melhores oportunidades. Não fosse alguma falta de eficácia da nossa parte e alguns bons momentos do Bebé e o resultado não teria sido este", afirmou o treinador verde e branco, desvalorizando o primeiro lugar obtido, apesar de parabenizar ainda assim os seus jogadores: "A duas jornadas do fim conseguimos garantir o primeiro lugar na fase regular, apesar de sabermos que isso de pouco serve. O Sporting CP foi melhor na fase regular e está de parabéns por aquilo que tem alcançado".

O treinador português considerou que se defrontaram as duas melhores equipas nacionais e assumiu que é responsabilidade de ambos os emblemas chegarem à final, embora tenha demonstrado respeito pelas restantes equipas em prova. "É normal que a final venha a ser disputada por estas duas equipas. Ninguém tem dúvidas de que são as duas melhores equipas, mas não quero faltar ao respeito aos restantes adversários. Se chegarmos à final, teremos outros adversários para ultrapassar nos quartos e nas meias. Ainda é cedo para falarmos sobre isso, mas são as duas melhores equipas do campeonato e têm obrigação de chegar a maio ou junho em condições de disputar o título", finalizou.

Foto César Santos

Leões garantem 1.º lugar na Luz

Por Jornal Sporting
15 Abr, 2017

Empate a uma bola frente ao Benfica confirmou a liderança leonina na fase regular

A equipa verde e branca de futsal foi neste sábado à tarde ao Pavilhão da Luz empatar 1-1, frente ao Benfica, garantindo assim o primeiro lugar da fase regular da Liga Sportzone, numa altura em que faltam cumprir dois jogos aos leões e três às águias. Os golos, apontados por Varela e Bruno Coelho, acabaram por não reflectir a superioridade da equipa de Alvalade, que esteve sempre mais perto de vencer do que o seu rival.

Num jogo sempre disputado a uma intensidade assinalável e com um ambiente próprio de um dérbi, a primeira grande oportunidade surgiu para os visitantes, após uma transição que terminou com Leo a rematar ao poste e Diogo sem conseguir emendar na recarga. Mais fortes e a impôr o seu jogo, o conjunto de Nuno Dias prosseguiu na procura pelo golo: Caio, numa bola parada, Deo, na cara de Bebé e, depois, uma tripla ocasião, com um jogador encarnado a tirar a bola em cima da linha de golo, foram insuficientes para adiantar a equipa do Sporting CP, que só mais tarde chegou ao golo.

Varela, recém entrado, chegou finalmente ao golo, na recarga de uma primeira tentativa de Leo, colocando alguma justiça no marcador a seis minutos do fim da primeira parte. O Benfica, por sua vez, só a segundos do intervalo criou perigo, com o pivot Elisandro a atirar rasteiro e ao poste depois de um bom trabalho individual. No regresso dos balneários, as águias entraram com tudo e com poucos segundos de jogo, Bruno Coelho furou a defesa leonina e repôs a igualdade no encontro.

Com o ímpeto do golo alcançado e com o apoio dos seus adeptos, a equipa encarnada exerceu nos minutos seguintes alguma pressão e um ligeiro domínio territorial, mas sem parecer perto do segundo. Pelo contrário, nos últimos dez minutos, foi o Sporting CP quem dominou e criou inúmeras ocasiões através de Fortino, Deo e Leo, mas sem que nenhuma se convertesse em golo. Assim, a igualdade manteve-se até ao fim, chegando para assegurar o primeiro lugar na fase regular. 

Foto César Santos

“Vamos estar preparados”

Por Jornal Sporting
14 Abr, 2017

Nuno Dias admitiu que foi difícil preparar o dérbi frente ao Benfica, mas salientou que os leões vão estar prontos

A equipa de futsal do Sporting CP, líder incontestado do Campeonato Nacional, joga este sábado o dérbi frente ao Benfica, no Pavilhão da Luz. O jogo da 23.ª jornada surge depois das partidas internacionais, o que deixou Nuno Dias sem muitos jogadores nas últimas semanas, algo que o técnico dos leões admitiu que foi complicado. “Estas duas semanas não foram fáceis, mas dentro dessas limitações conseguimos realizar um bom trabalho diário e acho que não vai ser por aí que alguma coisa possa não correr tão bem como desejamos. Sinto que os jogadores estavam com saudades de jogar uns com os outros. A alegria e a intensidade que colocaram no treino saltam à vista e leva-nos a crer que vamos estar preparados. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas independentemente de tudo vamos estar prontos para o que vamos enfrentar”, assinalou ao Jornal Sporting.

Os campeões nacionais lideram confortavelmente a Liga, mas apesar disso Nuno Dias recorda que um dérbi é sempre um jogo diferente do habitual, tendo realçado que espera que a sua equipa consiga deixar as emoções de parte. “Temos 10 pontos de vantagem, que podem ser só sete, pois temos um jogo a mais. Um dérbi é sempre um jogo especial. Nem sempre quem está melhor vence estas partidas. São jogos imprevisíveis, em que muitas vezes joga-se mais com o coração do que com a cabeça. São encontros que se tornam muito emocionais e o que nós queremos é retirar essa carga. Sabemos que se o conseguirmos fazer, e jogarmos mais com a cabeça, vamos realizar um bom jogo. Esse é o nosso objectivo, de maneira a que os jogadores se soltem e não pensem muito nisso.

Na paragem para as selecções, os verdes e brancos tiveram jogadores espalhados por vários países, conseguindo garantir o apuramento para o Europeu. O técnico leonino não deixou de os felicitar. “As três selecções onde tínhamos jogadores conseguiram o apuramento. Quero dar os parabéns aos nossos jogadores que representaram bem os seus países. O André Sousa, o Pedro Cary, o Anilton e o João Matos que ajudaram Portugal a conseguir o pleno de vitórias, o Leo que fez o mesmo com o Cazaquistão e o Merlim, o Fortino e o Cavinato que, embora tenham empatado um jogo, também conseguiram o apuramento directo pela Itália. Todos eles vão estar presentes no Europeu que se vai realizar na Eslovénia e isso retrata bem a qualidade dos nossos jogadores”, completou. 

Foto César Santos

Bilhetes esgotados para o dérbi

Por Jornal Sporting
13 Abr, 2017

Adeptos Sportinguistas vão estar em grande força no Pavilhão da Luz para o confronto com o Benfica

Os bilhetes para o dérbi de futsal da 23.ª jornada do Campeonato Nacional frente ao Benfica estão esgotados. O Sporting CP, que lidera o campeonato com 65 pontos, mais 10 do que as águias, que se encontram na segunda posição, pode então esperar um grande apoio dos Sócios e adeptos do Clube nas bancadas.

Recorde-se que a partida está marcada para este sábado, às 14h30. 

Páginas

Subscreva RSS - Futsal