Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Micael Sequeira: "Jogadoras têm de ser muito humildes e concentradas"

Por Sporting CP
18 Nov, 2025

Técnico e Telma Encarnação lançaram embate europeu

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 19h45 desta quarta-feira, as escocesas do Glasgow City FC para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.

Depois do 1-1 na Escócia, tudo está em aberto na eliminatória e Micael Sequeira fez, esta terça-feira, a antevisão ao encontro. O treinador verde e branco comentou por falar do momento da equipa e da importância da exibição em Glasgow.

"É verdade que vínhamos de uma série de jogos sem ganhar fruto de um momento muito difícil em que fizemos muitos jogos em pouco tempo. Houve uma quebra em termos competitivos da nossa parte e procurámos recuperar da melhor forma para reagir a esse momento. Foram muitos jogos, uma realidade a que o Sporting CP não está habituado. Fazer cinco jogos em 15 dias, com muitas viagens, não foi fácil. A nossa resposta é esquecer o passado, reajustar e procurar novamente o bom caminho. O jogo em Glasgow teve uma mudança em termos competitivos e de mentalidade. A equipa voltou a estar fresca e pronta para competir, fizemos um bom jogo. Não conseguimos ganhar, mas atingimos um resultado que nos permite, amanhã, encarar o jogo de forma optimista sem relaxar. As jogadoras têm de ser muito humildes e concentradas em todos os momentos do jogo para darmos sequência à boa exibição que fizemos e passarmos à fase seguinte, o que seria fantástico", começou por dizer na conferência de imprensa realizada na Academia Cristiano Ronaldo.

Micael Sequeira não tem dúvidas de que "o jogo vai ser repartido" contra um adversário de qualidade: "Estamos perante uma equipa que joga bem. Apesar de serem fisicamente muito fortes, praticam um jogo de construção, apoiado. Vamos querer ser pressionantes quando acharmos que o devemos fazer para recuperarmos a bola e controlarmos o jogo. Não nos podemos esquecer que do outro lado está uma equipa muito forte que tem dez vitórias e um empate em 11 jogos no seu campeonato. Vamos querer controlar o jogo, ter bola e ser pressionantes, mas sempre muito concentrados na equipa adversária".

"Temos de encarar o jogo com normalidade. Não podemos sentir a pressão de ter de ganhar porque jogamos em casa, se jogássemos fora a responsabilidade seria a mesma. O Sporting CP tem de ganhar os jogos todos e temos de encarar isso com normalidade", adicionou, antes de definir metas para a UEFA Women's Europa Cup.

"O objectivo do Sporting CP é passar aos quartos-de-final. É mais um passo nesta competição, onde acredito que podemos ir o mais longe possível. É um feeling que tenho. Acredito muito nas jogadoras", afirmou.

Com as ausências de Georgia Eaton-Collins, Andreia Bravo e Miri O'Donnell por lesão, o Sporting CP volta a ter baixas, algo que tem sido comum em 2025/2026. No entanto, o técnico não quer usar esse facto como desculpa.

"Infelizmente, tem sido assim desde o início. Ainda não houve uma semana com toda a gente disponível, o que é difícil porque a equipa não consegue criar rotinas. Acho que ainda não repeti o mesmo onze, mas isso não pode servir de desculpa. Está a voltar a Telma [Encarnação], já voltaram outras jogadoras e o grupo está a reagir bem. Temos de nos agarrar às que temos e procurar soluções. A lesão de uma é a oportunidade de outra", lembrou.

Por fim, Micael Sequeira apelou à presença dos Sócios e adeptos Leoninos no Estádio Aurélio Pereira: "Os adeptos são sempre muito bem-vindos e o jogo em casa com o FC Rosengård foi prova disso. As bancadas estavam bastante preenchidas, o que se reflectiu no bom jogo que fizemos. Amanhã, se comparecerem, vamos estar muito mais fortes e acredito que podemos retomar o caminho da vitórias com eles".

Telma Encarnação também esteve na conferência de imprensa e garantiu que "o resultado do jogo passado já foi", estando os olhos apenas no futuro: "Estamos focadas no de amanhã. Queremos ganhar e passar à fase seguinte. Temos treinado bem, a corrigir os erros para fazer muito melhor amanhã".

"Se a equipa não estiver focada a 100%, pode haver algum deslize. Temos de estar sempre concentradas e de tentar marcar o primeiro desde o início do jogo", acrescentou.

A avançada, que admitiu que "jogar em casa, com os Sportinguistas, é muito mais fácil", uma vez que o grupo joga "para eles", falou ainda do regresso após lesão - e já com golos, como aconteceu em Glasgow.

"Estou a 100%, para não dizer mais. A lesão surgiu na altura errada, mas voltei bem e forte. Quero continuar assim", referiu.