Tomaz certeiras de decisão garantem vitória
22 Fev, 2026
Leoas vencem o Valadares Gaia FC por 0-2, com bis de Ana Tomaz para lá dos 90'
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, na tarde deste domingo, o Valadares Gaia FC por 0-2, em jogo da 12.ª jornada da Liga. No Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, as Leoas orientadas por Micael Sequeira foram recompensadas ao cair do pano e superiorizaram-se no primeiro de dois encontros consecutivos entre os emblemas. O segundo, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, está já marcado para o próximo dia 11 de Março.
Ainda antes do apito inicial, Valadares Gaia FC e Sporting CP protagonizaram, em conjunto, o melhor lance do jogo. Num momento de solidariedade, as capitãs dos dois clubes entregaram duas camisolas a uma menina de nove anos, com limitações motoras significativas. Também as receitas integrais do encontro reverterão para a Constança e para os tratamentos de que necessita.

Já com a bola a rolar, e numa partida repartida e bem disputada desde os minutos iniciais, o primeiro lance de perigo surgiu aos 13 minutos pelo pé de Brittany Raphino, que, a aparecer na profundidade após um bom passe de Ashley Barron, obrigou Erin Seppi a duas intervenções de grande qualidade.
Seis minutos depois, e num duelo particular entre as duas, a guardiã da equipa da casa voltou a levar a melhor, com mais uma excelente defesa após novo desvio de Raphino, desta vez a responder da melhor forma a um cruzamento preciso de Flor Bonsegundo.
Com domínio quase total da posse de bola, as verdes e brancas foram controlando as tentativas de contragolpe das anfitriãs e só aos 22 minutos o Valadares Gaia FC subiu pela primeira vez à área visitante. Ainda assim, o cabeceamento de Daniela Areia Santos, na sequência de um pontapé de canto, saiu desenquadrado e não chegou a assustar Anna Wellmann.
Aos 29 minutos, contrariedade para Micael Sequeira. Após um lance disputado na área, Brittany Raphino, que vinha a ser a jogadora mais perigosa da equipa, ficou em evidentes dificuldades físicas e acabou por sair, cedendo o lugar a Jeneva Hernández-Gray.
Com Flor Bonsegundo mais subida no terreno e balanceadas para o ataque, as Leoas foram encostando o Valadares Gaia FC ao seu meio-campo defensivo. No entanto, as constantes paragens para assistir jogadoras de ambos os lados impediram que o Sporting CP conseguisse impor, de forma continuada, um ritmo mais elevado à partida.
A tentar responder à maior pressão verde e branca, a formação da casa voltou a aproximar-se com algum perigo da baliza Leonina aos 44 minutos, mas o desvio de Daniela Santos saiu ao lado da baliza de Anna Wellmann. Já para lá do tempo regulamentar, e com mais bola nesta fase final do primeiro tempo, o Valadares Gaia FC ainda ameaçou, mas a guardiã alemã manteve-se atenta.
Com um cabeceamento de Carolina Santiago e nova defesa de Erin Seppi a fechar o primeiro tempo, as Leoas recolheram aos balneários com um nulo no marcador que não traduzia por completo o ascendente que evidenciaram ao longo da primeira parte.
No regresso após o descanso, manteve-se o pendor ofensivo das verdes e brancas. Aos 50 minutos, Carla Armengol rematou da esquina da área, sem grandes dificuldades para a guardiã da casa.
A somar oportunidades, a espanhola voltou a surgir em evidência aos 57 minutos: isolada e de cara para a baliza, a camisola 20 não conseguiu finalizar da melhor forma e desperdiçou uma oportunidade clara para inaugurar o marcador. Mérito também para Joana Silva, que, com um corte providencial, negou o 0-1 ao Sporting CP. Um minuto depois, Armengol tentou novo remate, mas continuou sem sorte e pontaria.
A meia hora do final, Micael Sequeira promoveu uma dupla alteração e lançou Daniela Arques e Matilde Nave no terreno de jogo. Disputado sobretudo no miolo e algo partido, o encontro foi-se desenrolando mais longe das balizas e, com o cronómetro a avançar, persistia o nulo.
Ainda assim, as Leoas continuaram à procura de caminhos para desbloquear o resultado e, aos 80 minutos, Carolina Santiago rematou no coração da área para mais um alívio da bem organizada linha defensiva do Valadares Gaia FC. Aos 84’, a camisola 13 obrigou Erin Seppi a nova intervenção de excelência, mas encontrava-se em posição irregular e o lance foi invalidado.
A cinco minutos do fim, último pressing desde o banco Leonino: a jovem Ana Tomaz entrou para o lugar da desgastada Flor Bonsegundo, numa decisão que mudaria o rumo do encontro. Antes, seria, contudo, outra Leoa da formação, Maísa Correia, emprestada pelo Sporting CP ao conjunto de Gaia, a ficar perto do golo. Valeu, então, o corte fundamental da defesa verde e branca.
Pouco depois, aos 87’, foi a barra quem ‘salvou’ o conjunto de Micael Sequeira. O cabeceamento de Margaux Chauvet bateu com estrondo no ferro da baliza de Anna Wellmann e, com o aproximar do apito final, ficava a sensação de que o jogo podia cair para qualquer um dos lados.
E caiu para o lado verde e branco. Já para lá do tempo regulamentar, e a culminar uma jogada rápida de Carolina Santiago pela ala esquerda, a recém-entrada Ana Tomaz enganou Erin Seppi e, com a tranquilidade de uma veterana, estreou-se a marcar pela equipa principal com um 0-1 efusivamente celebrado.
Mas o melhor estava guardado para o fim. Aos 97', Beatriz Fonseca descobriu a jovem de 19 anos na profundidade e a ponta-de-lança, rapidíssima, galgou metros, flectiu da direita para dentro e, ainda de fora da área, rematou em arco para fechar o resultado com um golaço que selou o triunfo da persistência e premiou a aposta na juventude.
Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Mackenzie Cherry, Ashley Barron, Érica Cancelinha, Brenda Pérez [C], Andreia Bravo (Daniela Arques, 60’), Beatriz Fonseca, Flor Bonsegundo (Ana Tomaz, 85’), Carla Armengol (Matilde Nave, 60’), Brittany Raphino (Jeneva Hernández-Gray, 32’), Carolina Santiago. Treinador: Micael Sequeira. Disciplina: cartão amarelo para Daniela Arques (63’).