Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Neves, Kate McShane - UEFA/UEFA via Getty Images

Leoas mereciam seguir em frente

Por Sporting CP
18 Fev, 2026

Penáltis ditaram eliminação europeia em Estocolmo

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal foi, esta quarta-feira, eliminada pelas suecas do Hammarby IF nos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.

Na Suécia, as Leoas venceram o jogo por 0-1 graças a uma grande segunda parte e empataram a eliminatória, tendo a decisão seguido para prolongamento e, depois, desempate por pontapés de penálti. Aí, o Hammarby IF foi mais forte e conseguiu vencer por 5-4.

Na incrível Stockholm Arena, com mais de 6000 adeptos nas bancadas e uma temperatura ambiente de cerca de 16 graus graças ao sistema de aquecimento e ao tecto fechado, as Leoas contaram com o apoio de alguns Sportinguistas e não entraram nada mal na partida.

Mais pressionantes e com linhas bem subidas, as visitantes começaram por empurrar as nórdicas, ainda que sem criar perigo perto da baliza da casa. Aos 10', quando o jogo ainda estava muito calmo, o Sporting CP teve, contudo, uma péssima notícia: a capitã Andreia Bravo, lesionada, teve de sair, dando lugar a Brenda Pérez.

A partir do primeiro quarto de hora, o Hammarby IF começou a acelerar e a tomar as rédeas do desafio. A primeira ocasião surgiu aos 16', quando um grande cruzamento de Vilde Hasund encontrou Svea Rehnberg, que, ao segundo poste, cabeceou para defesa à queima-roupa de Anna Wellmann. Pouco depois, Emilie Joramo apareceu na meia-lua e atirou muito ao lado.

O Hammarby IF voltou a ameaçar aos 24', minuto em que Vilma Koivisto apareceu no coração da área para voltar a testar Anna Wellmann. Pouco depois, um cruzamento de Stina Lennartsson pela direita desviou em Érica Cancelinha e a bola acertou no poste verde e branco.

Anna Wellmann, que estava muito bem no jogo, defendeu com ainda mais qualidade o remate à meia-volta de Elin Sørum aos 27', quando o Sporting CP estava algo asfixiado pelas suecas. Stina Lennartsson também tentou a sua sorte, mas faltou pontaria.

Mais perto do intervalo, o emblema de Alvalade conseguiu equilibrar ligeiramente o desafio e tentou criar perigo, como o livre de Jeneva Gray da direita que acabou nas mãos de Melina Loeck. Aos 42', a guardiã do Hammarby IF teve a primeira defesa digna de registo quando Telma Encarnação, quase a partir do meio-campo, a tentou surpreender, mas foi conseguida uma defesa a dois tempos.

No final da primeira parte, o 0-0 deixava tudo em aberto, mas era preciso um Sporting CP mais forte depois do descanso.

Foi precisamente isso que aconteceu. Com uma segunda parte em crescendo, o Sporting CP começou por ver Vilde Hasund e Svea Rehnberg tentarem o golo, sem sucesso, e respondeu com a melhor ocasião Leonina até então: boa jogada colectiva e combinação entre Telma Encarnação e Beatriz Fonseca para a avançada rematar por cima.

Seguiram-se novos tiros para fora de Telma Encarnação e Flor Bonsegundo, com Emilie Joramo a fazer o mesmo, pelo meio, do outro lado, e notava-se um Sporting CP mais forte e a discutir bem mais o desafio.

Tal toada resultou em golo aos 70', quando Beatriz Fonseca cruzou da direita e Telma Encarnação rematou de bicicleta para o fundo das redes. Um dos melhores golos da UEFA Women's Europa Cup mereceu uma grande festa na Stockholm Arena, com toda a equipa a celebrar com os Sportinguistas presentes.

Daí até ao final do tempo regulamentar, continuou por cima o Sporting CP. Micael Sequeira trocou Flor Bonsegundo e Carolina Santiago por Carla Armengol e Brittany Raphino e, aos 78', as portuguesas ficaram muito perto do 0-2 quando Beatriz Fonseca, servida por Daniela Arques, amorteceu para a recém-entrada ponta-de-lança dos EUA rematar e Melina Loeck defender.

Aos 87', Telma Encarnação deu lugar a Matilde Nave e o Hammarby IF tentou evitar a ida para prolongamento nas investidas de Elin Sørum (grande intervenção de Anna Wellmann), Vilde Hasund (nova defesa da alemã, primeiro, e ligeira falta de pontaria, depois). Contudo, o 0-1 prevaleceu e havia mais 30 minutos por jogar em Estocolmo.

O desgaste de parte a parte foi notório no prolongamento, mas foi o Hammarby IF a protagonizar as poucas investidas. Aos 95', Stina Lennartsson voltou a enviar um cruzamento ao ferro e Anna Wellmann defendeu o remate de Vilde Hasund logo a seguir.

Mathilde Janzen atirou para fora e, nos instantes finais da segunda metade do tempo extra, Anna Wellmann deu lugar a Julia Woźniak já a pensar no desempate por pontapés de penálti, algo que se confirmou.

Nesse momento, Brittany Raphino, Daniela Arques e Jeneva Gray começaram por marcar, com as jogadoras visitadas a responderem na mesma moeda, mas Mackenzie Cherry permitiu a defesa a Melina Loeck. Érica Cancelinha ainda facturou, mas o Hammarby IF não desperdiçou nenhum dos penáltis e venceu por 5-4, seguindo em frente na UEFA Women's Europa Cup.

As Leoas vão, agora, visitar o Valadares Gaia FC no domingo em jogo para a Liga.

Sporting CP: Anna Wellmann [GR] (Julia Woźniak, 120+2'), Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Érica Cancelinha, Daniela Arques, Andreia Bravo [C] (Brenda Pérez, 10'), Jeneva Gray, Flor Bonsegundo (Carla Armengol, 75'), Telma Encarnação (Matilde Nave, 87') e Carolina Santiago (Brittany Raphino, 75').