Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais/José Lorvão

Ricardo Costa: "Vivemos um ambiente fantástico"

Por Sporting CP
28 Mar, 2023

Treinador orgulhoso dos jogadores e do público Sportinguista

No final da vitória da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal sobre CD Bidasoa por 34-28, que valeu a passagem aos quartos-de-final da EHF European League, Ricardo Costa não escondeu a felicidade pela comunhão perfeita entre a exibição dos Leões e o apoio dos adeptos Sportinguistas na bancada.

"Primeiras palavras para os adeptos. Vivemos um ambiente fantástico, junto dos nossos adeptos. O CD Bidasoa foi um duro adversário, não esperávamos outra coisa. Três golos eram difíceis de recuperar, os três golos eram montanha dura e foram durante os 60 minutos em que o CD Bidasoa foi sempre igualando o jogo. Duas equipas com ideias muito parecidas, foi um jogo muito rico tacticamente e, no fim, o jogo fora fez a diferença. Sobrevivemos em Irun, deixámos o jogo em aberto para Lisboa. Dar os parabéns aos meus atletas, porque mesmo por vezes mais com o coração do que com a cabeça, podendo ser mais consistentes nas vantagens, seguimos em frente", realçou o treinador da equipa verde e branca em conferência de imprensa antes de reforçar a importância do chamado oitavo jogador no Pavilhão João Rocha.

"É fundamental a este nível. Sentimos na pele um ambiente fantástico em Espanha e, hoje, os nossos adeptos fizeram o papel contrário, apertaram o adversário e apoiaram-nos. Foi um bonito pavilhão e momento hoje", disse.

Sobre o Montpellier Handball, formação francesa que vai defrontar o Sporting CP nos quartos-de-final da prova europeia, Ricardo Costa referiu: "É primeiro na Liga Francesa, a seu tempo teremos espaço para analisar. É equipa de EHF Champions League. Temos a máxima ilusão de entrar na final four. Das três equipas do nosso grupo, todas seguiram em frente”, enfatizou, numa referência ao RK Nexe e ao BM Granollers.

Ainda sobre o jogo desta terça-feira, Ricardo Costa concordou que, à passagem dos 15 minutos da segunda parte, dois golos consecutivos de Salvador Salvador foram importantes, como importante foi um golo de Mamadou Gassama de contra-ataque dentro dos cinco minutos finais, para completar: "Todos os momentos são fundamentais. A perder por seis ou cinco e sair por três golos em Espanha e, hoje, marcarmos dois golos seguidos foi importante. Não foi fácil encontrar os caminhos da baliza."

Questionado sobre a presença de Frederico Varandas na bancada e sobre se o líder Leonino já tinha falado com o grupo, Ricardo Costa respondeu que "o presidente e a estrutura do Sporting CP estão sempre" com a equipa. "O presidente é apaixonado por todas as modalidades e vive o clube. Estamos todos contentes. Estar nos quartos-de-final... os meus jogadores merecem, como certamente mereceria o CD Bidasoa. É importante desportivamente continuar a crescer. Fora, não ganhámos nenhum jogo na época passada, esta época lutámos até último segundo pelo primeiro lugar do grupo. Tem sido um processo de crescimento para os nossos atletas. Vamos adquirindo muita experiência e para o ano queremos estar na EHF Champions League. Isto é um processo e hoje era um momento importante", adicionou.

Já o central Sportinguista Natán Suárez reforçou o agradecimento de Ricardo Costa aos adeptos: "Obrigado aos adeptos que tivemos hoje. O pavilhão foi um espectáculo. Quando estávamos com menos ideias, pelo treinador e pela força dos adeptos fomos adiante e a vitória ficou para nós."