Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais/José Lorvão

Leões nos 'quartos' da EHF European League

Por Sporting CP
28 Mar, 2023

Andebol vira eliminatória com o CD Bidasoa

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta terça-feira, o apuramento para a fase seguinte da EHF European League ao superar os espanhóis do CD Bidasoa por 34-28 na segunda mão dos oitavos-de-final da competição.

Depois do desaire por 30-27 em Irun, no País Basco, os Leões viraram a eliminatória em casa e vão, agora, defrontar os franceses do Montpellier Handball nos quartos-de-final.

Os Sportinguistas perceberam a importância do desafio e fizeram do Pavilhão João Rocha uma verdadeira fortaleza, criando uma atmosfera electrizante e que puxou o conjunto de Ricardo Costa para o triunfo.

Foram os forasteiros a inaugurar o marcador, mas o emblema de Alvalade não demorou muito a tomar as rédeas do duelo ibérico. Dois golos de Salvador Salvador, um de Josep Folqués e outro de Espen Våg colocaram o resultado em 4-1, sendo que Leo Maciel começou a brilhar entre os postes.

O guarda-redes argentino foi mesmo uma das grandes figuras da primeira parte, segurando diversas investidas adversárias e ajudando o Sporting CP a chegar ao primeiro quarto de hora na frente por 9-5.

A vantagem aumentou com naturalidade - novamente com Leo Maciel em destaque ao defender um livre de sete metros para explosão de alegria no Pavilhão João Rocha - e Salvador Salvador, com um excelente golo, fez o 15-9.

O CD Bidasoa reagiu nos últimos minutos do primeiro tempo, reduzindo para 15-12 ao intervalo. Ainda assim, a formação Leonina estava a ser a melhor em campo, merecendo a vantagem.

O segundo tempo começou com nova defesa de Leo Maciel e com Martim Costa em grande forma. O Sporting CP não ia conseguindo disparar no marcador para além dos quatro golos de diferença, com a excepção a ser o 26-21 no seguimento de dois golos consecutivos de Salvador Salvador de contra-ataque.

O CD Bidasoa, ainda assim, também não foi capaz de se aproximar dos visitados, com a diferença no marcador a provocar emoção até ao fim.

Um excelente contra-ataque finalizado por Mamadou Gassama fez com que o Sporting CP voltasse a estar a vencer por seis golos (31-25), o que motivou o Pavilhão João Rocha e a equipa para garantir o apuramento. Nos minutos finais, voltou a aparecer Martim Costa - o melhor marcador da partida com dez golos, em conjunto com Jon Azkue Saizar, do CD Bidasoa -, assim como Leo Maciel.

Já com a vitória assegurada, Étienne Mocquais fechou as contas em 34-28 para grande festa na casa das modalidades Leonina.

Sporting CP: Edy Silva (1), Edmilson Araújo, Francisco Costa (5), Natán Suárez (2), Patryk Walczak (2), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (6), Espen Våg (2), Mamadou Gassama (1), Andrè Kristensen [GR], Francisco Tavares (1), Étienne Mocquais (3), Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida, Josep Folqués (1) e Martim Costa (10).