Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Bis de Gil na primeira luta pelo ‘bi’

Por Jornal Sporting
14 Out, 2018

Jogo entre candidatos ofereceu espectáculo aos adeptos presentes no Pavilhão João Rocha

Começou com um empate a defesa do título nacional por parte do Sporting CP (3-3). O dérbi com o Benfica foi entretido, teve momentos de grande intensidade, mas as forças equilibraram-se e dividiram os pontos – obra de Pedro Gil, que bisou na segunda parte.



Os leões estiveram em desvantagem praticamente durante todo o encontro. Ainda no primeiro minuto, sem os 2267 espectadores presentes no Pavilhão João Rocha, Casanovas inaugurou o marcador para os encarnados, com um remate do próprio meio campo (Girão não deverá ter visto a bola partir). Em vantagem, o Benfica foi prolongando ao máximo o seu tempo de ataque, tentando acalmar a reacção verde e branca. No entanto, o conjunto orientado por Paulo Freitas foi sempre ameaçando o empate e Pedro Gil – o mais activo no ataque leonino - acertou duas vezes no poste da baliza de Pedro Henriques, que mostrou inspiração desde cedo. Até ao intervalo, o ritmo de jogo manteve-se regular, com ocasiões de parte a parte, mas sem alterações no resultado.



O Benfica entrou na etapa complementar com a mesma intenção de controlar as operações, mantendo o jogo na meia quadra ofensiva. Este pragmatismo da equipa de Pedro Nunes acabou por trazer o 2-0, já depois de Platero ter estado perto do empate. Girão defendeu um primeiro remate, mas Jordi Adroher apareceu na cara do golo para encostar e aumentar a diferença. O estofo dos campeões nacionais ficou patente na forma como reagiram a nova adversidade - Toni Pérez deixou o aviso (bola ao poste) e Caio foi o primeiro a bater a oposição de Pedro Henriques, que antes tinha defendido tudo.

Com o 2-1 no resultado, os leões ganharam novo ânimo, impulsionados pelas bancadas. A magia de Pedro Gil, tantas vezes vista na época anterior, não demorou a aparecer neste campeonato. O 2-2 nasceu de um lance individual brilhante do espanhol, com uma rotação sobre um adversário e um remate colocado, sem hipóteses para Pedro Henriques. Tinha chegado, finalmente, a igualdade desejada, que não duraria mais do que uns segundos. Do outro lado, na resposta imediata, Nicolía não pediu licença e atirou para o 3-2, devolvendo a vantagem às águias. Estávamos na fase mais alucinante do dérbi, que manteria a espectacularidade até final. Caio desperdiçou um penálti (falta sobre Ferran Font, um dos principais desequilibradores), mas Jordi Adroher não fez melhor na marcação de um livre directo (após cartão azul a Vítor Hugo). O Sporting CP resistiu à inferioridade numérica e ainda teve forças para ir buscar o empate - Pedro Gil roubou a bola a um adversário, arrancou e fuzilou a baliza de Pedro Henriques. Não podendo ganhar, os campeões nacionais não deixaram que o Benfica levasse os três pontos do Pavilhão João Rocha.