Leoas terminam a Liga no 4.º lugar
01 maio, 2025
Desaire do Sporting CP frente ao FC Porto por 2-3 no último jogo da temporada.
A equipa de voleibol feminino do Sporting Clube de Portugal terminou a Liga no 4.º lugar, após desaire por 2-3 no terceiro jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares da tabela classificativa, frente ao FC Porto.
Um desaire num jogo levado ao limite, na denominada ‘negra’, com as Leoas a gradualmente parecerem acusar algum desgaste, e menos potência nos ataques à medida que o tempo de jogo avançava.
Antes do apito inicial foi cumprido um minuto de silêncio em memória de José Carlos, antigo jogador de futebol do Sporting CP e grande figura do Clube Leonino, que faleceu aos 83 anos.
Quanto ao jogo, o Sporting CP começou melhor, a dominar o primeiro parcial frente ao FC Porto, através de uma melhor capacidade de bloco e de um ataque mais variado, mas também de uma distribuição mais imprevisível do que do lado das portistas.
O Sporting CP fechou o set em 25-23, com o último ponto do parcial a resultar de um erviço para fora de uma jogadora das visitantes.
No segundo set, o Sporting CP voltou a começar bem, com Amanda Cavalcanti e o bloco verde e branco a carburarem – também bem nesse capítulo mais à frente esteve a central Angie Hinestroza, que rendeu Saska Djurovic.
Mas o bloco do FC Porto começou a entrar mais no jogo e a recepção do Sporting CP, em sentido inversamente proporcional, a vacilar mais. O empate a 15 pontos prenunciava um final de set equilibrado, mas que acabou por ter sinal mais forte do FC Porto, com Ana Rui Monteiro a servir em bom nível e o bloco das azuis e brancas a marcar pontos. O set fechou em 20-25, pese o esforço das Leoas.
No terceiro set, o Sporting CP voltou aos índices mais habituais em diversos parâmetros do jogo, desde os remates de Vanessa Paquete, aos blocos de Amanda Cavalcanti e os serviços de Leslie Tagle. O Sporting CP andou na frente e fechou nos 15-20, com o último ponto a ser um vistoso remate na pequena diagonal de Vanessa Paquete.
O quarto set teve muito pouca história, tal a diferença que se foi registando no marcador. 9-25 foi o placard do parcial, com o Sporting CP a ter muita dificuldade em fechar pontos e o FC Porto a mostrar maior potência – Victória Pinto foi expoente nesse capítulo e Ana Rui Monteiro a servir em bom estilo.
O quinto set, jogado até aos 15 pontos com diferença de dois pontos para ser encontrado o vencedor, mostrou um FC Porto com mais frescura física e mais variedade nas soluções de ataque, além de maior capacidade no bloco.
Tudo conjugado, o FC Porto liderou desde cedo o marcador da ‘negra’, com 1-4 a abrir e depois a vantagem a ser gerida pelo FC Porto aos 4-8, nos 6-12 e 9-15 finais.
Terminou a época para o voleibol feminino do Sporting CP, com a conquista da Taça de Portugal e o 4.º lugar na Liga.
Sporting CP: Maria Calos Marques [L], Jéssica Miranda (2), Vanessa Paquete (14), Amanda Cavalcanti (13), Melany Detzel, Leslie Tagle (14), Ozge Kinasts (3), Sara Silva (1), Angie Hinestroza (12), Irene Verasio, Mimosa Faria, Daniela Loureiro [L] [C].