Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Çelikkaya: "Temos de entrar com grande atitude e espírito de união"

Por Sporting CP
02 Dez, 2023

Equipa B de volta com visita ao FC Oliveira do Hospital

De regresso à competição três semanas depois do seu último encontro, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, este domingo (15h00), o FC Oliveira do Hospital para disputar a 12.ª jornada da série B da Liga 3, no Estádio Municipal de Tábua.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Filipe Çelikkaya, treinador dos jovens Leões, começou por sublinhar que o facto de a equipa B apenas ter realizado quatro jogos nos últimos dois meses “é muito pouco” e prejudica, sobretudo, os jogadores “que ficam” na Academia aquando das interrupções competitivas devido aos compromissos internacionais.

"Queremos dar competição a estes jovens jogadores porque o precisam, estão na idade de jogar muitos jogos e não o fazendo torna-se mais difícil a sua evolução. Nós tentámos contrapor isso com jogos com a equipa A ou frente a equipas convidadas para virem aqui à Academia [como foi o caso do SU Sintrense]. É a única forma que temos [de contrariar a falta de jogos], além dos treinos", explicou.

Além disso, neste período, a equipa B do Sporting CP realizou também uma acção de team building, uma forma alternativa de promover o espírito de equipa e comportamentos que depois se podem "transpor de forma mais facilitada para o contexto competitivo", considerou.

"O objectivo é passar mais tempo juntos, procurar uma ligação mais afectiva fora do âmbito profissional e foi muito bem conseguido. São acções muito importantes ao longo do tempo, até porque conseguimos observar comportamentos neles que não são visíveis dentro de campo ou na vida da Academia. Fizeram um jogo de laser-tag e estrategicamente já estavam a falar uns com os outros para perceber como poderiam atacar, defender a sua base... No fundo, vão vivenciar um pouco disso no jogo, mas no contexto do futebol. Obriga-os a comunicar e isso é muito importante e algo que, hoje em dia, pedimos cada vez mais aos jovens, não só do ponto de vista tecnológico, mas sobretudo social e afectivo", reflectiu Filipe Çelikkaya, antes de perspectivar mais “um jogo muito competitivo, como sempre”, agora diante do FC Oliveira do Hospital.

"Esta Liga 3 é muito difícil. Pensamos muito no jogo a jogo e naquilo que temos de fazer, mas temos de entrar também com um grande espírito de união, uma grande atitude... No fundo, com o ADN Sporting CP, que é isso que eles vivenciam aqui todos os dias", frisou o treinador, acrescentando: "Vamos entrar com muita vontade de vencer".

Prova da competitividade desta série B é a tabela classificativa, onde apenas cinco pontos separam os primeiros seis lugares, sendo que alguns dos emblemas, entre eles o líder SC Covilhã (22 pontos), já disputaram o seu jogo desta jornada. Por sua vez, a equipa verde e branca soma 17. "As equipas vão perder pontos, isso é inequívoco, até pela experiência acumulada que temos nesta liga. No final vamos fazer as contas, mas de qualquer das formas penso que estes jovens estão a evoluir muito bem dentro do que era o expectável para o momento. Sabemos que o nosso é um processo longo, difícil, mas eles têm-no feito bem e agora temos de dar consistência a esse trabalho ao longo do tempo", atirou, por fim, Çelikkaya.

Também Diogo Abreu, médio da equipa B do Sporting CP, não escondeu que têm sido “poucos os jogos em tanto tempo”, mas realçou que a preparação, mesmo assim, está a ser feita da melhor maneira "para manter o ritmo e não esquecer as ideias trabalhadas". "Estamos a trabalhar bem, a preparar-nos e a criar laços também fora de campo para passar também essa energia para dentro de campo, o que é muito importante para uma equipa que quer vencer todos os jogos", destacou, antes de realçar a importância de, agora, "voltar bem à competição com uma vitória".

"É um jogo difícil, como todos nesta Liga 3. Estamos bem fisicamente e mentalmente, queremos vencer e só com esta mentalidade é que podemos alcançar os nossos objectivos", projectou, abordando o embate deste domingo, antes de fazer uma retrospectiva da temporada dos jovens Leões.

"Tem-nos faltado alguma consistência nos jogos e, principalmente, nos resultados. Temos feito bons jogos, temos falhado numa ou noutra coisa, mas já as temos vindo a corrigir porque são detalhes que decidem jogos", garantiu Diogo Abreu.