Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Espero que, para o ano, estejamos aqui a comemorar muitas mais alegrias"

Por Jornal Sporting
13 Nov, 2015

Discurso do Presidente Bruno de Carvalho na 35.ª edição dos Rugidos de Leão

Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting Clube de Portugal, foi distinguido com um galardão ‘Rugidos de Leão’, na 35.ª edição do evento que ilustra o Sportinguismo no seu expoente máximo. Aproveitando a ocasião, o líder ‘leonino’ deixou umas breves palavras aos 1.500 Sportinguistas presentes no local.

“Em primeiro lugar, quero dar os parabéns a todos os galardoados e a todos os atletas do Sporting que representam com orgulho, raça e vontade o Clube. Para eles, peço uma grande salva de palmas.

Quero dizer-vos que, se há coisa que não me atrai muito, é receber prémios. Recebo-os com humildade suficiente para perceber que sozinho nada se faz e que este é um prémio para todos os que me acompanham nos Órgão Sociais, para todo o staff e todos os atletas e para os mais de 3,5 milhões de Sportinguistas que decidiram continuar a amar e apoiar este Clube. Não posso, no entanto, deixar de relembrar e agradecer ao meu pai e à minha mãe, que, de facto, têm sido esteios muito importantes na minha vida, e à minha mulher e às minhas duas filhas, que têm tido a possibilidade de ver o pai, marido e filho pela televisão. Era impossível fazer isto sem a sua compreensão.

Quanto ao Sporting, cada vez temos de estar mais unidos, alerta e convencidos do nosso valor. Temos de ter os pés assentes na terra, saber que nada é definitivo e ter o apoio de todos, daí a nossa decisão de dar a camisola 12 a todos os Sócios e adeptos, já que é deles que emana a Onda Verde que nos possibilita os resultados que temos conseguido. Temos de olhar com orgulho para o trajecto que temos feito, mas com esperança no futuro. O Sporting está mais forte, sólido e com objectivos claramente definidos. Sou portador de uma mensagem que era a que faltava no Sporting: falar pela voz dos Sócios e adeptos e estar 24 horas a pensar no que fazer para servir o Clube. Falharemos em alguns momentos e acertaremos noutros, mas sempre sabendo que o que fazemos é com a noção de que o Sporting merece ter pessoas dedicadas, que se importem com o Clube e o ponham à frente dos seus interesses pessoais. E isso tem-se passado nos últimos três anos.

Quanto mais fortes estivermos – e não falo só do futebol, mas também de todas as modalidades – mais temidos seremos. E quanto mais temidos formos, mais atacados seremos. E quanto mais nos atacarem, mais irão criar a dúvida. Mas o Sporting vai seguir o seu caminho claro: vencer dentro das quatro linhas todas as provas onde entra e nunca deixar de ter uma voz activa na defesa intransigente dos valores e regras do Sporting, nem do que deve ser um futebol moderno e transparente, um desporto justo e alimentador de regras sociais. Temos de afastar do nosso léxico expressões como a corrupção, os jogos combinados e as jogadas de bastidores. E o Sporting vai continuar a lutar por isso, não porque precise dessa guerra para vencer, mas porque é nisso em que acreditamos. Porque ser Sportinguista é ser diferente na defesa dos valores e das regras sociais.

Quero pedir-vos que se concentrem, esta época e daqui em diante, naquilo que são as nossas forças e necessidades, no que são as realidades que nos circundam e deixem de ser iludidos ou manipulados pelo que todos os dias vão tentar enfraquecer o Sporting. A nossa força será a vossa força. Digo-o desde o primeiro dia no Sporting. Estamos dispostas a tudo e a dar tudo, mas não o conseguiremos se não for com a força dos 3,5 milhões de Sportinguistas a acreditar e a puxar. Temos de ser o nosso Sporting Clube de Portugal, o grande Sporting.

Espero que, para o ano, estejamos aqui a comemorar muitas mais alegrias, espero que o Sporting consiga seguir o seu percurso tendo noção clara que o esforço, a dedicação e a devoção não são o objectivo do Sporting, mas aquilo que os fundadores mostraram como o caminho para a glória. Temos de querer glória, procurar glória e ter todos os dias a noção do que é ser Sporting.

São quase três anos de muito prazer e muito trabalho, de vontade clara de olhar para o Clube, voltar a olhar para os Sportinguistas e ver aquilo que hoje se vê por todo o lado: o orgulho, a vontade de dizer na rua alto e bom som que somos do Sporting. Queremos ver o orgulho devolvido, a cabeça levantada e ver os adversários a perceberem que o Sporting que tanto se esforçaram e tanta ajuda interna tiveram para que desaparecesse, está bem vivo e recomenda-se. E é olhando para vocês que se vê exactamente isso.

Normalmente, em cada discurso, faço sempre referência aos nossos rivais. É um costume meu, mas também é um costume meu, quando estou em primeiro lugar, desejar-lhes boa sorte e que vão olhando bem porque nós não vamos sair do primeiro lugar.

Viva o Sporting Clube de Portugal”, discursou o Presidente Bruno de Carvalho.