Pedro Coelho: "Primeira parte muito positiva"
18 maio, 2024
Técnico dos sub-19 Leoninos no rescaldo do empate a dois golos do Sporting CP frente ao FC Famalicão
Pedro Coelho, treinador da equipa de sub-19 do Sporting CP fez a análise ao jogo da 13.ª jornada da fase final do campeonato frente ao FC Famalicão e que terminou com empate a dois golos, em declarações aos meios de comunicação do Clube
.
“Uma primeira parte muito positiva, em que conseguimos ter uma boa intensidade, agressividade, organizados, com futebol positivo, a mostrar qualidade individual, o talento dos nossos jogadores, colectivamente também com uma boa organização e a segunda parte acaba por ser um pouco aquilo que tem acontecido na nossa fase final: inconsistentes, golos sofridos de lançamentos, de esquemas tácticos. Nós temos sofrido mais de 50 por cento dos golos através de lançamentos, de esquemas tácticos, onde temos de ser melhores, mais consistentes e competentes”.
Com seis jogadores convocados para a fase final do Europeu de sub-17, o Sporting CP é o clube que dá mais jogadores a esta representação nacional, sinal da qualidade que caracteriza a formação Leonina e aspecto muito valorizado por Pedro Coelho, que ficou privado destes atletas que, apesar da idade, já jogam em escalão acima.
“Estamos muito contentes por os jogadores estarem na selecção, é bom para o Sporting CP termos tantos jogadores a competirem num campeonato europeu. O mais importante é termos muitos jogadores de qualidade, trabalhamos todos da mesma forma, eles estão preparados para jogar e o facto de eles não estarem são oportunidades para outros, não só de início, mas também para entrarem. Este tipo de questões fazem parte do processo, estamos contentes acima de tudo com o empenho deles no treino, sobre isso nada a apontar, temos de ter outra capacidade em termos competitivos de aumentar a consistência e o rigor em 90 minutos para podermos sermos melhor equipa e melhores jogadores no futuro”, considerou o técnico.
Pedro Coelho deixou nota da certeza de que os jovens futebolistas Leoninos estão cada vez mais preparados para a exigência da alta competição, face à utilização que têm em equipas dos escalões acima da idade que têm.
“O Sporting CP dá espaços aos jogadores para competirem em patamares superiores, não são só os sub-17 que competem nos sub-19, são os sub-23, a equipa B a jogar com muitos juniores, temos mais de 20 jogadores de idade júnior a competirem fora do escalão júnior, o exercício que podemos fazer um pouco é, e se esses jogadores estivessem a competir aqui? A verdade é que podíamos ganhar mais jogos, de certeza absoluta que tínhamos melhores resultados, mas os jogadores não crescem tão rápido, não evoluem tão rápido, não estão tão preparados para chegarem à equipa A, não estão tão preparados para o desenvolvimento mais rápido que o futebol de alto rendimento exige. O processo de formação é rápido, é agressivo, os jogadores têm de estar preparados para os desafios, nós estamos a fazê-lo, tentamos ganhar e assumimos quando não ganhamos que também não é bom para nós, mas acima de tudo dar as bases para os jogadores continuarem a crescer, é o nosso trajecto e consolidar-se com vitórias tem de ser o nosso rumo”.
Rayhan Momade, lateral esquerdo da equipa de sub-19 do Sporting CP também abordou o empate da equipa Leonina frente ao FC Famalicão (2-2).
“Entrámos bem na primeira parte do jogo, com a mentalidade certa de irmos para cima, marcámos um golo, depois na entrada da segunda parte, caímos um bocado, mas voltámos para cima. Faltou-nos um pouco de rigor, de objectividade, agora é dar uma boa resposta no próximo jogo [frente ao SL Benfica]”.