Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Painel debateu optimização do rendimento desportivo

Por Jornal Sporting
06 maio, 2016

Gabinete Olímpico reuniu atletas, treinadores e dirigentes no Auditório Artur Agostinho

O gabinete Sporting Olympics organizou na quinta-feira, no Auditório Artur Agostinho, o seminário interno subordinado ao tema "Optimização do Rendimento Desportivo". 

O presidente do Clube, Bruno de Carvalho, abriu a sessão e ressalvou a importância deste tipo de eventos, seguindo-se a intervenção de Tomaz Morais, coordenador da formação de treinadores e da equipa de Sevens feminina da Federação Portuguesa de râguebi, sobre "Motivação e Liderança no Treino de Alto Rendimento". O antigo jogador de râguebi focou, sobretudo, a importância da motivação e da confiança nos atletas de Alto Rendimento. E no papel que os dirigentes e, designadamente, os treinadores, têm nessas vertentes.

No final, houve espaço para uma sessão de debate, com vários atletas e treinadores 'leoninos' a colocarem questões e a discutir algumas das ideias lançadas por Tomaz Morais.

A segunda palestra da tarde foi dada por João Valente-dos-Santos, actual treinador adjunto e fisiologista da equipa sénior de hóquei em patins. do Sporting, que falou de "Avaliação, Prescrição, Optimização e Monitorização do Rendimento Desportivo". Esta apresentação teve bases bem mais científicas do que a anterior, muito mais focada na psicologia desportiva, e elucidou os presentes acerca da preparação e prevenção que se faz, sobretudo, no campo físico, desde a altura anterior à pré-época e até ao fim da época desportiva do hóquei em patins. 

O professor sublinhou também os resultados conseguidos, com uma redução das lesões musculares do plantel, afirmando mesmo que "os jogadores já não abdicam dos métodos utilizados", muito embora primeiramente os tenham estranhado. A sessão aberta de perguntas voltou a marcar o fim da participação do membro da equipa técnica do hóquei 'verde e branco', contando com uma participação significativa da plateia, que demonstrou muito interesse.

O seminário terminou com uma intervenção do Comandante Vicente de Moura, vice-presidente para as modalidades do Sporting, que também ele sublinhou a importância destas reuniões internas do clube.

Leia mais sobre o seminário na próxima edição do Jornal Sporting, na próxima quinta-feira nas bancas.