Nuno Dias: "Queremos começar da melhor maneira"
02 Set, 2025
Conferência de imprensa de antevisão à Supertaça
Na véspera da disputa pela Supertaça de futsal, entre Sporting CP e SL Benfica, os treinadores das duas equipas, acompanhados ainda por um dos seus jogadores, fizeram uma antevisão conjunta ao dérbi. Tal como a final, marcada para esta quarta-feira (21h00), a conferência de imprensa decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Do lado verde e branco, o técnico Nuno Dias e o fixo Tomás Paçó foram os porta-vozes, junto ao treinador Cassiano Klein e o capitão Afonso Jesus, os dois representantes das águias.
NUNO DIAS
Lotação esgotada em perspectiva
"Os dérbis são sempre jogos que, além da qualidade de duas das melhores equipas do mundo, trazem as emoções 'à flor da pele' que lhe são características. Jogamos em Portimão [International Masters], longe de Lisboa, e esgotou, agora em Gondomar, longe também, e esgota... Um Sporting CP-SL Benfica vai esgotar sempre, seja em futsal, andebol, berlinde ou xadrez, porque envolve muito mais do que o jogo. Este é, seguramente, o melhor dérbi do mundo. Dá nossa parte, esperamos corresponder às expectativas das pessoas que esgotam os pavilhões para nos verem jogar. E isso é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o jogo seja bom, leal e para que quem veja, goste, repita e queira ver muitos mais. Do nosso lado, queremos isso e aliar o resultado, porque o que está em causa é um troféu. Queremos começar da melhor maneira"
Ponto de situação da equipa Leonina para este arranque oficial
"A época passada não foi fácil [ao nível de lesões], mas também não está a ser uma pré-época fácil nesse sentido. Este ano, felizmente, temos um grupo maior em número e em qualidade também. Quando não está um, há-de aparecer outro, e nós sabemos que o desporto é feito de oportunidades e de quem as agarra. A competição interna é importante e, assim, certamente mais qualidade vamos apresentar. Se não estiverem todos, os que estão vão ajudar bastante. É óbvio que ainda não estamos no nosso melhor, ninguém está, mas estamos no nosso melhor para este momento da época. Temos muito para crescer e melhorar."
Principal qualidade do adversário
"O Cassiano [Klein] trouxe uma mentalidade ainda mais competitiva e alterna muito mais dois sistemas. É uma equipa com muita mobilidade, alternância com as subidas dos guarda-redes, com uma boa agressividade defensiva e alternância também na bola parada, onde tem esquemas tácticos interessantes. São características deste SL Benfica que trazem mais qualidade ao jogo. Aliado a isso, muitas situações individuais, com jogadores fortes e que desequilibram, com bom jogo de pivô também, mas muita capacidade no 1v1. Portanto, é uma equipa completa, difícil de analisar pelas muitas nuances que tem e com muita qualidade. Por aquilo que observamos, estão num bom momento e certamente vão fazer um bom jogo, tal como nós."
Dérbi sem favoritismo de algum dos lados
"Analisando o que foi Portimão, o que eu vejo é que quando equipas portuguesas jogavam contra equipas espanholas de topo, há dez anos, dificilmente competíamos e dificilmente conseguíamos ter sucesso. O que a Masters nos tem dado ao longo dos anos é que as equipas portuguesas estão ao nível ou melhores até, porque em quatro jogos as equipas espanholas não venceram um único jogo. Isso avalia o nível das nossas equipas, colocando-o altíssimo. Os jogos foram bons, com superioridade tanto de Sporting CP como do SL Benfica e aquilo que me diz é que não há favoritos neste tipo de jogos. Tudo vai ser disputado até ao limite e todos os segundos e centímetros vão ser importantes para quem quer ganhar amanhã."
TOMÁS PAÇÓ
Expectativas para o dérbi
"As expectativas são sempre as mesmas: um jogo muito bom, bem disputado e muito intenso. Nós temos a expectativa elevada de começar bem a época, a ganhar"
A prevalência da motivação sobre as questões físicas no primeiro jogo da época
"Nesta altura, o aspecto físico é sempre importante, mas todos os jogadores chegam a estes jogos com motivação extra. Quem quer ser atleta profissional tem de gostar destes jogos. Num dos maiores dérbis que há no mundo, a motivação é tão grande que não se pensa no cansaço. Confiamos plenamente no trabalho da equipa técnica para nos pôr a cem por cento para jogar."
Lotação esgotada em perspectiva
"É muito gratificante, até porque o horário do jogo não é o melhor, mas sabendo que está esgotado quer dizer que as pessoas têm interesse. Fico feliz por ver os pavilhões cheios. Já na International Masters tivemos o exemplo de que Portugal gosta de ver futsal e [amanhã] espero que seja igual, com um ambiente fantástico como se espera nestes jogos. Dá-nos mais motivação, claro."