Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Alvalade recebe o pequeno que pensa como grande

Por Jornal Sporting
16 Fev, 2017

Depois da derrota em Vila do Conde na primeira volta, o Sporting recebe o Rio Ave, já orientado por novo treinador

Historicamente, não é o adversário mais difícil (só por uma vez os vila-condenses venceram em Alvalade), embora o caso mude de figure se na análise nos limitarmos aos últimos quatro anos, em que os leões só bateram por uma vez o Rio Ave nas partidas em casa e a contar para o Campeonato Nacional. Este ano, ainda assim, talvez tenha sido no Estádio dos Arcos que o conjunto leonino passou mais dificuldades e ficou mais longe de vencer. E se considerarmos que, até ao momento, os leões já enfrentaram duas vezes o Real Madrid, o Dortmund, o FC Porto e uma vez o Benfica… o feito do Rio Ave sobe de tom.

Os seis meses que passaram desde então, no entanto, muito mudaram. Levaram Nuno Capucho, técnico que liderava os vila condenses no 3-1 ao Sporting, e trouxeram Luís Castro, vencedor da Ledman LigaPro na temporada transacta e profundo convicto do futebol positivo que já implementou no Estádio dos Arcos. Assim se constata facilmente ao ver o Rio Ave jogar e assim se percebe também ao analisar os números disponíveis. Ainda que só com alguns meses de trabalho, o antigo treinador do FC Porto B já tornou a sua equipa na quarta que mais posse de bola tem na Liga NOS, a quarta que mais passes curtos efectua, a quarta que menos remates concede aos adversários, a quarta que menos joga no seu terço defensivo e a quarta com melhor percentagem de passes correctos. Em todos os aspectos mencionados, o próximo adversário dos leões fica atrás apenas dos três grandes que são, na realidade, aqueles com quem mais se assemelha.

Sendo a equipa em prova que mais usa o corredor esquerdo (e, simultaneamente, a que menos ataca pela direita), o Rio Ave, além de um colectivo com princípios de jogo ambiciosos, é também um conjunto que tem nas suas fileiras vários jogadores com capacidade para desequilibrar individualmente. Mais uma vez, após os três primeiros classificados, a equipa de Vila do Conde é a que mais dribles efectua com sucesso por jogo, contribuindo para isso o jovem Gil Dias – o melhor em campo no encontro entre os dois emblemas na primeira volta –, mas também Rúben Ribeiro, talentoso médio português, ou Krovinovic, criativo croata.

No sábado antevê-se, por todas estas razões, um bom jogo entre duas equipas que valorizam o futebol ofensivo. Ainda que nenhuma delas atravesse particularmente um bom momento (nos últimos cinco jogos, o Sporting CP venceu duas vezes e o Rio Ave apenas uma), tanto Jorge Jesus como Luís Castro quererão que os seus pupilos provem o potencial que já demonstraram a espaços ao longo da época… e eles têm capacidade para isso. Afinal, é nos jogos grandes que os grandes jogadores aparecem, e neste fim-de-semana vão encontrar-se duas equipas grandes em Alvalade. Ou quase.

Emprestado pelo Mónaco, o extremo de apenas 20 anos brilhou no encontro da primeira volta, em que actuou do lado direito do ataque e infernizou toda a defesa leonina, especialmente Bruno César. Rápido e tecnicista, é um dos mais desequilibradores da equipa, mas também um extremo que por norma tem uma boa capacidade de decisão. Leva já cinco golos, três deles na Liga NOS.

O treinador português de 55 anos, que chegou aos vila-condenses após a saída de Nuno Capucho e vindo do FC Porto B, destacou-se pela vitória na época transacta na Ledman LigaPro. Com ideias ofensivas e, por norma, sem abdicar delas nos jogos grandes, é conhecido por ser muito metódico na defesa das suas ideias.