Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Micael Sequeira: "Encarar o jogo com muita seriedade"

Por Sporting CP
13 Out, 2025

Treinador da equipa de futebol feminino do Sporting CP e o jogo desta quarta-feira, em casa do FC Rosengard

A equipa principal de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal defronta esta quarta-feira, o FC Rosengard, a partir das 18h00, na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Women’s Europa Cup e em antevisão à partida em conferência de imprensa, Micael Sequeira, treinador do Sporting CP, deixou a mensagem de que as Leoas encaram o jogo como se a eliminatória estivesse 0-0, sem se agarrar ao triunfo da 1.ª mão, na Academia Cristiano Ronaldo, por 3-0, diante da formação sueca.  

“Encaramos exactamente da mesma maneira que encarámos o primeiro jogo, ou seja, com muita seriedade, com muita concentração, ir à procura de corrigir algumas coisas que não estiveram tão bem. A concentração, o foco, terão de ser exactamente os mesmos, porque se não for, se nós relaxarmos, vamo-nos desconcentrar e o erro vai surgir. Portanto, a ‘política’ terá de ser exactamente a mesma, muita seriedade a encarar o jogo desde o primeiro minuto, porque vai ser um jogo difícil, é a segunda parte, não está nada fechado. Temos de cumprir com a nossa função, que é encarar o jogo da melhor forma, com muita seriedade e se possível, voltar a ter um resultado positivo”.

Concentração é palavra de ordem e um imperativo no discurso do treinador para as jogadoras do Sporting CP aplicarem nas quatro linhas.  

“Temos de nos concentrar no momento, independentemente do que façamos no minuto antes. A mensagem é a de estarmos sempre muito centradas naquilo que podemos controlar, que é a bola seguinte, o segundo seguinte e é nisso que nos temos de concentrar. Perguntam-me, e se sofrermos um golo e eu coloco a questão: e se marcarmos um golo? É exactamente a mesma coisa, porque um golo logo no início não vai alterar nada, podemos sofrer a seguir por isso o foco terá de ser exactamente o mesmo, independentemente de sofrermos ou marcarmos, temos de estar concentradas até ao final, essa é a mensagem”.

Micael Sequeira enfatizou o completo alinhamento entre equipa técnica e jogadoras do Sporting CP. “É muito importante haver esta sintonia entre equipa técnica e jogadoras, que estão a perceber exactamente aquilo que pretendemos e elas nunca vão descurar o adversário, ou facilitar, até porque já tivemos exemplos no passado, em que houve um certo relaxe e acabámos por ser penalizados. O que estamos à espera de encontrar é o actual campeão da Suécia, um ambiente sempre muito difícil, campo sintético que vai alterar aqui algumas coisas, uma equipa que em casa está habituada a jogar UEFA Women’s Champions League constantemente, a fazer jogos a esse nível. É uma equipa que já tem esse andamento por si só e é sempre difícil encarar um adversário destes. Temos de fazer aquilo que nos compete, não facilitarmos interiormente, para que possamos tornar o jogo a nosso favor. É isso que temos de fazer”.

Micael Sequeira quer que a equipa agarre da melhor maneira a oportunidade de estar a jogar uma prova europeia. “A organização [UEFA] criou esta nova competição que permite a estas equipas que ficaram muito próximas de entrar na UEFA Women’s Champions League, como foi o nosso caso, de ganhar experiência a este nível e esta competição [UEFA Women’s Europa Cup] é fantástica nesse sentido, com equipas fortes, o que nos permite ganhar experiência a este nível, permite-nos jogar de três em três dias e permite-nos pensar em passar esta fase, passar aos oitavos de final e depois, sucessivamente, tentar os quartos, ter o sonho de chegar às meias e portanto, o objectivo do Sporting CP é claramente o de ir o mais longe possível. Vai ser difícil, vai, mas digo sempre que impossível nunca é e o importante é acordarmos e virmos sempre para a Academia com o pensamento de treinar para melhorar e sempre o sentimento de ir o mais longe possível, independentemente de qual seja a competição”.

Também Madison Haugen, ala esquerdina da equipa do Sporting CP, fez a antevisão do jogo da 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Women’s Europa Cup, em casa do FC Rosengard, em conferência de imprensa.  

“Fizemos um excelente trabalho no jogo da 1.ª mão ao marcarmos três golos, mas tudo pode acontecer no futebol, por isso, sim, foi excelente ganharmos na 1.ª mão por 3-0, mas abordamos esta segunda mão como se não tivesse acontecido [primeira mão], queremos ir para o jogo fora e voltar a ganhar. É em casa delas, mas provámos que podemos ganhar. Estamos preparadas”.

A jogadora que abriu o marcador no jogo da 1.ª mão, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, gostava de repetir a sensação do jogo realizado no recinto Leonino. “O objectivo é voltar a marcar. Farei o que puder para ajudar a equipa, defensivamente, ofensivamente, a assistir, a marcar”, enunciou.

Individualmente, Madison Haugen não poderia estar mais satisfeita com o início de temporada que tem protagonizado no Sporting CP. “Tem sido um excelente início de temporada, a pré-época ajudou-me a mim e à equipa a prepararmo-nos muito bem, tivemos um longo tempo para nos prepararmos tacticamente, nos recursos individuais também, por isso é bom ver esse trabalho recompensado no relvado, tanto a nível individual, como de equipa”.

Sobre a forma como pensa que o FC Rosengard vai encarar o jogo na Suécia, a esquerdina referiu. “Penso que virão para tentar marcar golos, mas estamos preparadas para isso, obviamente que elas precisam de mais golos do que nós, mas estamos prontas. Um dos nossos objectivos é ter sempre a folha limpa [não sofrer golos], provavelmente elas vão procurar ter mais iniciativa do que outras equipas para nos tentar marcar, mas estaremos preparadas para isso e estaremos bem defensivamente”.

Relativamente à UEFA Women’s Europa Cup, Madison Haugen considerou a competição uma aposta ganha e de muito proveito para as equipas.  

“A UEFA Women’s Europa Cup é uma grande competição, é óptimo estar neste tipo de provas e troféu e defrontar equipas fora de Portugal, com um estilo diferente de jogar, todas as equipas têm muita qualidade, o que nos obriga a procurar ser o melhor que conseguirmos, crescemos com o que aprendemos nos jogos e tem sido realmente divertido jogar este tipo de encontros”.

Quanto ao boletim clínico, Ana Capeta está de regresso ao trabalho sem limitações, tal como a guarda-redes Anna Wellmann, que também já treina a 100 por cento. Joana Martins está igualmente de regresso. Telma Encarnação, Miri O´Donell e Andreia Bravo estão entregues aos cuidados do departamento médico.  

O Sporting CP viaja esta terça-feira para a Suécia, onde ainda irá realizar no mesmo dia um treino de adaptação ao relvado do estádio onde vai defrontar na quarta-feira o FC Rosengard.