Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma revisita para esverdear a memória

Por Jornal Sporting
14 Abr, 2016

Luís Miguel Franco, presidente da CM de Alcochete, passou o dia na Academia

A manhã de hoje conduziu o Presidente Luís Miguel Franco e alguns dos membros da sua Constituição Política à Academia do Sporting, em Alcochete. De facto, a viagem pode mesmo ter sido feita em modo piloto automático, isto porque para além das instalações se situarem no concelho da terra que preside, Luís Miguel Franco confessou que já conta com quatro presenças numa das melhores Academias do mundo. “É uma revisita. Eu já tinha tido a oportunidade de visitar a Academia do Sporting CP, mas é sempre um prazer estar neste espaço e perceber a excelência do mesmo”, relevou, sem se esquecer de referir a honra naturalmente presente que aquele projecto conferiu ao seio da Comunidade alcochetana: “Esta Academia tem proporcionado a formação de futebolistas de altíssimo nível e muito nos orgulha o facto de estar inserida no município de Alcochete, dando também uma enorme visibilidade a esta terra. Para além de voltar a ter a oportunidade de realizar esta visita, aproveitei para falar com o Presidente Bruno de Carvalho numa reunião de trabalho que teve um propósito: construir caminhos comuns que são do interesse do Sporting CP e da Câmara Municipal de Alcochete”.

Foi em Junho de 2002 que a ampla infraestrutura viu a sua inauguração, depois de uma luta incessante por melhores condições de treino para os atletas ‘leoninos’. Um dos líderes do movimento que apelava à profissionalização do Departamento da Formação foi o Mestre Aurélio Pereira, que hoje é o Coordenador do Departamento de Recrutamento e Formação e a melhor pessoa para apresentar a história de vida da Academia. Foi isso que fez, sob o olhar atento do Presidente Bruno de Carvalho, Octávio Machado, Director do Futebol Profissional, e de todos os elementos da Câmara de Alcochete presentes no auditório. Depois de narrados alguns contos divertidos e os demais dados que tornam a Academia do Sporting um caso sério de sucesso no futebol internacional, Aurélio Pereira acentuou uma frase que é capaz de ecoar no pensamento durante vários minutos: “Nós queremos formar profissionais de futebol de excelência mas, para tal, temos de ter a capacidade de formar grandes seres humanos”.

No final do percurso e já com as boas-vindas oferecidas pelo treinador Jorge Jesus, o Presidente da Câmara de Alcochete falou de uma relação de união entre o Clube e Alcochete, lembrando um acontecimento concreto para justifica-la. “Temos acarinhado sempre o Sporting CP enquanto instituição. Aliás: recordo-vos de que em Janeiro do ano passado, aquando o início das comemorações dos 500 anos do Foral de Alcochete, a Câmara Municipal atribuiu uma medalha de honra à Academia pela sua presença na Comunidade”, afirmou, antes de traçar algumas metas para um futuro mais verde: “Eu considero que uma vida sem desafios é uma vida de estagnação absoluta. Neste momento, temos desafios que são muito importantes para conferir uma maior centralidade à Academia, não só no concelho de Alcochete, mas na área Metropolitana de Lisboa. O caminho e a vida faz-se pela identificação e pela concretização de objectivos e é para isso que trabalhamos e trabalharemos”.