Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rui Patrício, o especialista reconhecido além-fronteiras

Por Jornal Sporting
05 Jul, 2016

Jornal espanhol 'Marca' destacou o guarda-redes 'leonino' e a sua aptidão nas grandes-penalidades

A edição de segunda-feira da 'Marca' destacou Rui Patrício através de um longo artigo depois de o 'leão' se ter demonstrado fundamental na passagem às meias-finais do Europeu, ao defender o penálti que qualificou Portugal. Nesse sentido, a publicação espanhola realça a capacidade do guarda-redes português na marca dos 11 metros e procurou o segredo para o sucesso através do treinador de guarda-rdes Nélson Pereira.

"O segredo de Patrício é trabalho e trabalho. É um rapaz humilde e isso faz com que nunca se canse de melhorar. No um contra um é fortíssimo, o melhor do Mundo", declarou o membro da equipa técnica do Sporting a propósito de Rui Patrício. Já Danilo, seu colega de selecção, diz mesmo que o jogador 'leonino' "é melhor do que Neuer". Bruno de Carvalho, também mencionado no artigo, afirmou que o capitão 'verde e branco' não se encontra à venda e que gostava que continuasse de leão ao peito até ao seu última dia enquanto jogador. "Queremos que acabe a carreira no Sporting. Fazemos uma aposta no plano desportivo, não queremos ofertas. Conhecemos o mercado mas o Rui é muito importante aqui. Tem uma mística especial para o clube", declarou o Presidente do Clube.

Recorde-se que Rui Patrício demonstrou esta sua aptidão para a marca das grandes penalidades desde o seu primeiro dia enquanto sénior, tendo defendido um penálti na sua estreia, frente ao Marítimo, num jogo que viria a terminar com um 1-0 favorável aos 'leões'. Entretanto repetiu o feito na Supertaça em 2008, diante de Lucho González, segurando a vantagem de 2-0 que a equipa manteve até final e foi também essencial na conquista da última Taça de Portugal vencida pelos 'leões', defendendo uma grande penalidade de Jackson Martínez no primeiro jogo em que o Sporting CP ganhou por 3-1, e voltando a ser decisivo na final do Jamor frente ao Sp. Braga, parando a grande penalidade de André Pinto, no desempate. 

Em competições europeias também já brilhou, parando o penálti de Cleiton no jogo contra o Metalist e de Doumbia, no 'playoff' de qualificação para a Liga dos Campeões. No total leva 13 grandes penalidades travadas ao serviço do Sporting, para além das duas defendidas nos desempates e outras duas na Selecção Nacional. Um verdadeiro especialista que pode vir a ser muito importante para Portugal no resto do Europeu em França.