Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Casa cheia de entusiasmo e diversão

Por Sporting CP
21 Dez, 2023

Sporting CP visitou a Casa de Acolhimento de Santa Teresinha, em Campo de Ourique

Os futebolistas Morten Hjulmand, Geny Catamo, Fátima Dutra, Maiara Nieheus, Miguel Menino e Manuel Mendonça e o basquetebolista André Cruz estiveram, nesta quinta-feira à tarde, na Casa de Acolhimento de Santa Teresinha, em Campo de Ourique, Lisboa.

Esta instituição, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, recebe crianças e jovens vindos de situações de maus-tratos, muitas vezes resultantes de negligência dos familiares, e a sua principal missão é reintegrá-las na família, depois de as receber numa espécie de mini sociedade na qual criam rotinas e laços.

Os sete atletas Leoninos, acompanhados pelo Jubas, tiveram então a oportunidade de conhecer as mais de dez crianças e jovens, entre os cinco e os 16 anos que ali vivem neste momento, e fizeram diversas actividades com eles: desde cozinhar a brincar.

A visita, com o selo da Fundação Sporting que, juntamente com o Sporting Clube de Portugal, tem organizado acções de solidariedade uma vez por mês, foi uma total surpresa para estes crianças e jovens que apenas sabiam que algo ligado ao Clube ia acontecer.

Por isso, a comitiva verde e branca foi recebida com vários deles equipados a rigor e até a Marcha do Sporting foi ouvida, começando logo a animar uma tarde que se tornou inesquecível e que marcou também os jogadores do Sporting CP.

“Foi um dia especial para eles e para nós também. Felizmente fazemos este género de acções mais do que uma vez por mês. Eles ficaram contentes e nós também ficámos felizes por estar aqui com eles”, disse Geny Catamo aos meios de comunicação Leoninos, com Fátima Dutra a reforçar essa mesma ideia: “Foi uma tarde feliz para eles e para nós. Foi, de facto, um momento especial para todos”.

“É sempre importante fazer este tipo de acções. Neste caso, e, obviamente, por outras circunstâncias, eu também estou longe da minha família e esta acção fez-me parar e pensar nisso. Seja por um ano ou dez, é sempre difícil estar longe da nossa família, sobretudo nesta quadra, por isso tentei estar ainda mais perto destas crianças e jovens para eles sentirem que não estão sozinhos”, disse ainda a futebolista brasileira, que se mostrou, de facto, de corpo e alma nesta iniciativa que proporcionou muitos momentos de descontracção e diversão.

“Foi muito divertido. Estive a jogar futebol, que é algo fora do meu elemento, e também cozinhei, o que também não é o meu forte, mas foi tudo muito divertido”, começou por dizer André Cruz, acrescentando: “Nós, atletas, temos o dever de fazer estas acções porque somos, muitas vezes, uns privilegiados e estas crianças e jovens não, mas hoje tiveram a oportunidade de ter um dia muito divertido”.

Além de terem metido as mãos na massa ou, no caso, no chocolate, mostrando assim os dotes culinários, depois de todas as semanas mostrarem os dotes desportivos de Leão ao peito, os atletas do Sporting CP jogaram futebol de forma mais descontraída, tiraram muitas fotografias, distribuíram autógrafos e ainda ofereceram presentes.

“É bom o Sporting CP fazer cada vez mais estas actividades. Isto é algo que a nós não nos custa nada e que para os outros, neste caso para estas crianças e jovens, significa muito”, afirmou Manuel Mendonça.

Inês Seco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, reforçou isso mesmo, recordando que “o Sporting CP tem tido o compromisso de fazer uma acção de responsabilidade social com vários atletas uma vez por mês”.

“Claro que, infelizmente, não conseguimos chegar a todo o lado, mas vamos dando oportunidade ao maior número possível de instituições. São sempre iniciativas especiais e isso sente-se em cada uma pela forma como nos recebem e também pela entrega dos nossos atletas”, disse ainda a responsável da Fundação Sporting.