Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Golo dramático em Alvalade coloca leoas na liderança

Por Jornal Sporting
25 Fev, 2017

No encontro de futebol feminino com maior assistência de sempre, o Sporting CP bateu o Sp. Braga com golo de penálti nos descontos

À partida, este Sporting CP-Sp. Braga de futebol feminino já tinha tudo para ser uma partida histórica: a decorrer no Estádio José Alvalade, era expectável bater a maior assistência de sempre e, dentro de campo, enfrentar-se-iam duas equipas ainda invictas nas até então 17 jornadas do Campeonato Nacional. O que se passou neste sábado à tarde, no entanto, superou todas e quaisquer expectativas – a equipa verde e branca alcançou a vitória, por 1-0, com um golo de grande penalidade já para lá dos descontos… e nas bancadas estiveram 9263 adeptos, o que quase triplica o melhor registo da modalidade.

Com o Presidente Bruno de Carvalho a marcar presença no banco de suplentes da equipa orientada por Nuno Cristóvão, o conjunto leonino entrou bem na partida, com um domínio territorial acentuado, mas as organizações defensivas dos dois colectivos superaram sempre os ataques contrários, dando origem a poucas ocasiões de golo. A primeira, de livre directo, ocorreu já aos 40’, por intermédio de Joana Marchão (uma das melhores em campo), que viu o golo ser-lhe negado por uma boa defesa de Rute Costa.

Na resposta, as bracarenses criaram também a sua oportunidade, mas Vanessa Marques falhou o alvo a poucos instantes do intervalo. Com o regresso dos balneários, e com as duas equipas a mostrarem respeito mútuo, até pela noção do que estava envolvido em jogo, a partida prosseguiu no mesmo registo, tendo a primeira ocasião surgido apenas aos 72’. Foi aí que a equipa leonina conseguiu circular bem pelos três corredores. Fátima Pinto conseguiu ganhar uma segunda bola dentro da área, mas mais uma vez Rute Costa protagonizou uma grande defesa.

Com o jogo partido e as leoas a arriscar mais pela necessidade de vencer (só com o triunfo passariam para a liderança, visto que o Sp. Braga detém uma diferença de golos superior), o jogo ganhou emoção, embora se tenha tornado um pouco menos bem jogado de parte a parte. Já depois de um aviso instantes antes, o Sporting CP ganhou espaço no meio-campo ofensivo e serviu Ana Borges, que foi parada apenas com falta dentro da grande área. Na conversão, com toda a calma do mundo, Solange Carvalhas fez o 1-0, que motivou uma mini-invasão de campo e garantiu a vitória à equipa feminina verde e branca.