Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desaire inglório na Academia

Por Sporting CP
07 Abr, 2023

Equipa B sofreu reviravolta perto do fim (1-2)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, esta sexta-feira, o FC Oliveira do Hospital e caiu por 1-2 no jogo da segunda jornada da série 3 da fase de manutenção da Liga 3.

Enfrentaram-se os dois líderes da série e os jovens Leões até começaram da melhor forma com um golo madrugador de Afonso Moreira. Contudo, a resposta visitante foi rápida e numa segunda parte dominada pelo conjunto verde e branco foi também o FC Oliveira do Hospital a ser mais feliz, chegando ao 1-2 já perto do apito final.

Para este embate, Filipe Çelikkaya apresentou três alterações comparativamente ao último onze, com David Monteiro, Chico Lamba e Joelson Fernandes a assumirem a titularidade nos lugares de Gonçalo Esteves, Gilberto Batista e Fatawu.

E o arranque verde e branco não podia ter sido melhor: Chico Lamba, ainda atrás do meio-campo, isolou Afonso Moreira com um excelente passe longo e o extremo, com dois toques dentro da área, dominou e fez de imediato o 1-0 aos dois minutos.

O Sporting CP fez-se também com a iniciativa e com o posse de bola, controlando as incidências iniciais. Ainda assim, o FC Oliveira do Hospital ameaçou por duas vezes de bola parada, esbarrando ambas as vezes em Diego Calai.

Pelo meio, Joelson respondeu para os jovens Leões, mas o remate saiu frouxo para as mãos de José Chastre. Mais eficaz foi Rui Batalha, que em cima dos vinte minutos, aproveitou uma aberta na área e rematou forte para o fundo das redes, reestabelecendo o empate.

Até ao intervalo, a partida manteve-se muito discutida, mas mais fechada, com os visitantes, de forma aguerrida, a tentarem suster o ascendente do Sporting CP muitas vezes recorrendo à falta (65%-35% de posse de bola ao intervalo). Só a formação verde e branca ameaçou, mas sem sucesso: primeiro, David Monteiro atirou ao lado e, já perto dos 45 minutos, Flávio Nazinho perfilou-se da direita para dentro e, em arco, ficou muito próximo do golo.

E no reatamento o duelo entre líderes da série – empatados com nove pontos - não mudou de figura, sendo os jovens Leões mais controladores perante um FC Oliveira do Hospital mais expectante. Aos 65 minutos, Joelson tentaria a sua sorte de fora da área, mas a bola saiu por cima da barra.

À procura de desbloquear uma partida cada vez mais amarrada, Çelikkaya lançou, pouco depois, Tiago Ferreira (por Afonso Moreira), marcando assim o regresso do jovem criativo à equipa B, onde não jogava desde o dia 29 de Maio de 2021, devido a prolongada lesão.

A seguir foi a vez de Diogo Abreu alvejar a baliza adversária para defesa de Chastre e Rodrigo Ribeiro atiraria, depois, ao lado. Nesta fase, só a equipa B Leonina procurava algo mais do que o empate, no entanto não foi fácil encontrar espaço na organização defensiva visitante.

Rodrigo Marquês e Francisco Canário foram as seguintes apostas saídas do banco de suplentes e quando Vando Félix se preparava também para entrar, aos 86 minutos, o FC Oliveira do Hospital foi mais feliz e com aproveitamento máximo fez o 1-2, novamente por Rui Batalha.

De forma inglória, o Sporting CP viu-se a ter de correr atrás do prejuízo. Já em período de descontos, Rodrigo Marquês foi carregado na área, mas o árbitro nada assinalou e nada mudaria. O 1-2 no marcador seria definitivo, mantendo a equipa B de Filipe Çelikkaya com nove pontos, enquanto o FC Oliveira do Hospital se isola na liderança com 12 pontos.

Segue-se agora o reencontro com o Vitória FC, adversário na primeira jornada, desta feita na Academia Cristiano Ronaldo, num jogo correspondente à quarta jornada.

Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro, Chico Lamba, João Muniz, Flávio Nazinho, Dário Essugo [C] (Vando Félix 87’), Diogo Abreu, Mateus Fernandes (Rodrigo Marquês 83’), Joelson Fernandes, Afonso Moreira (Tiago Ferreira 68’) e Rodrigo Ribeiro (Francisco Canário 83’).