Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leão' complica acesso às meias-finais

Por Jornal Sporting
19 Jan, 2016

Sporting perde frente a um Portimonense que lidera isolado grupo C da Taça da Liga

O Estádio Municipal de Portimão teve lotação esgotada para assistir à derrota do Sporting perante o Portimonense por 2-0, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo C da Taça da Liga. A formação algarvia chegou ao golo inaugural ainda no primeiro tempo, por intermédio de Ewerton, que viria a bisar já em tempo de compensação, na conversão de uma grande penalidade. Os ‘leões’ não conseguiram responder e sofreram a primeira derrota na competição, num encontro marcado pela estreia absoluta de Marvin com a camisola do Sporting.

Foi um início de jogo agitado em terras algarvias, com a formação da casa a criar perigo, logo aos dois minutos, com Lumor a fazer o esférico passar muito perto do poste esquerdo da baliza defendida por Marcelo Boeck, com um desvio pertinente, na sequência de um pontapé de canto. Os ‘leões’ responderam e, no mesmo minuto, Montero picou a bola sobre a defensiva algarvia, deixando Aquilani em boa posição para rematar. O italiano aproveitou o passe para tentar o ‘chapéu’ sobre Carlos Henriques, mas a conta saiu com uns centímetros a mais e a bola acabou por passar por cima do alvo. O Sporting mostrava querer adiantar-se cedo no marcador e, de seguida, foi Bruno César quem progrediu pelo corredor esquerdo, arranjando espaço para o remate cruzado, que muito perto da baliza do Portimonense.

Com a dupla colombiana Montero e Teo muito activa na frente de ataque, o conjunto de Alvalade voltou a causar perigo à passagem do minuto 19, com o regressado Teo a receber a bola de Carlos Mané no interior da área, mas a rematar prensado num defesa algarvio, que negou o golo ao avançado ‘leonino’. Pouco depois, seria o próprio Carlos Mané a desmarcar-se bem, mas a demorar muito tempo a rematar, permitindo o corte da defensiva do Portimonense, já no interior da área. Os ‘leões’ insistiam na busca da vantagem, mas nem sempre eram esclarecidos quando no meio-campo adversário, permitindo algumas recuperações de bola e saídas rápidas para o ataque à formação do Portimonense. E foi num desses lances, contra a corrente do jogo, que o conjunto liderado por José Augusto chegou ao golo inaugural da partida: passe a rasgar de Ricardo Pessoa para Ewerton, que, aproveitando o espaço livre no corredor central, rematou certeiro para o fundo das redes ‘leoninas’. Aos 36’, 1-0 para o Portimonense e um Sporting a correr atrás do prejuízo. Antes do intervalo, tempo ainda para a última tentativa ‘verde e branca’ no primeiro tempo, com Bruno César, de longe, a rematar forte, mas sobre a trave da baliza algarvia. Ao intervalo, o Portimonense vencia o Sporting pela margem mínima e, para o segundo tempo, pedia-se um conjunto de Alvalade mais criativo e incisivo nos lances ofensivos.

O segundo tempo começou com Matheus Pereira no lugar do apagado Carlos Mané e, de imediato, o brasileiro tentou mostrar serviço, primeiro, arranjando espaço para o remate que acabou bloqueado pela zona defensiva algarvia, depois, cruzando para a entrada de Teo, que quase beneficiava de um desentendimento entre Carlos Henriques e Possignolo para fazer o empate. O Sporting pressionava em busca de traduzir o maior pendor ofensivo demonstrado na fase inicial da última metade da partida e, já depois de a bola voltar rondar a linha de golo da baliza algarvia, Aquilani esteve muito perto do golo, por duas vezes: de primeira, num remate de ressaca ainda distante da grande área adversária, o médio atirou muito forte, levando a bola a passar a centímetros do poste esquerdo defendido por Carlos Henriques; pouco depois, aproveitou um cruzamento de Schelotto para, ao segundo poste, ganhar nas alturas e cabecear à barra. Na recarga, Montero ainda atirou para o fundo das redes, mas Aquilani desviou a bola antes de esta entrar, invalidando o lance ao colombiano por fora-de-jogo. O Sporting já merecia o golo, mas a bola voltou a não entrar em mais uma ofensiva ‘leonina’, desta feita com Bruno César a atirar à meia volta, à entrada da área, mas a levar a bola a desviar num defensor e raspar no poste, antes de sair pela linha de fundo.

Contra a corrente do jogo e em nova transição rápida do Portimonense, a aproveitar perda de bola de Teo em zona central do terreno, Fabrício surgiu solto do lado direito do terreno, progredindo para o interior da área e obrigando Marcelo Boeck a defesa apertada para evitar o segundo da formação da casa. Na resposta, Schelotto protagonizou mais uma boa arrancada pelo corredor esquerdo e cruzou para a área, onde apareceu Matheus Pereira na segunda bola a atirar ao lado do alvo.

Aos 80’, novo lance do lado direito do ataque ‘leonino’, com Schelotto a cruzar e Lumor a cortar a bola com a mão no interior da grande área. Chamado a bater a grande penalidade, William Carvalho permitiu a defesa de Carlos Henriques, permanecendo o Sporting em desvantagem, a dez minutos do final da partida. O conjunto de Alvalade acusou a oportunidade desperdiçada pelo capitão ‘verde e branco’ e, já em tempo de compensação, voltou a sofrer novo revés, com Marcelo Boeck a derrubar Fabrício no interior da área e a ver Ewerton bisar e sentenciar a partida, na conversão da grande penalidade.

Com o 2-0 final, o Sporting complicou o acesso à próxima fase da Taça da Liga, com três pontos, três golos marcados e outros tantos sofridos em dois jogos e ocupando a segunda posição do grupo, liderado pelo Portimonenses, com seis pontos, seis golos marcados e apenas um sofrido, no mesmo número de partidas.